Cartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Izabel Nunes Larangeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17226
Resumo: Os hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo é um profissional qualificado e importante para atuar no tratamento da disfonia infantil. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura voltada aos hábitos vocais deletérios infantis e a partir da análise do conteúdo selecionado elaborar uma cartilha informativa relacionada à saúde da voz da criança. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados cinco artigos publicados nas bases de dados Lilacs e Scielo, que estudam os hábitos vocais deletérios associando-os aos quadros de disfonia infantil. A partir da identificação dos hábitos de maior ocorrência nas crianças disfônicas foi elaborada uma cartilha visando esclarecer às crianças não só as consequências de tais hábitos como propostas de substituição destes por comportamentos saudáveis à voz. O software utilizado para construção e design criativo da cartilha foi o Canva e as ilustrações criadas no photoshop. A partir dos resultados foi possível observar que os hábitos vocais mais apontados pelos estudos foram gritar, falar alto esforço para falar, imitar vozes, falar sem descansar, falar rápido, pigarrear e choro com esforço. As alterações de qualidade vocal mais encontradas foram rugosidade, soprosidade e tensão. A faixa etária predominante para disfonia detectada nos estudos foi entre seis e doze anos de idade, predomínio do sexo masculino. Com base nesses dados foi elaborada uma cartilha visando à conscientização da criança sobre hábitos vocais deletérios, bem como apresenta uma proposta lúdica para motivá-la assumir formas de controle de comportamentos vocais que visem à saúde da sua voz.
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