Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16794 |
Resumo: | Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não faz parte dos assuntos mencionados em componentes curriculares de cursos de graduação em Pedagogia. Essa concepção de educação é um terreno fértil para pesquisar uma maneira diferente de olhar para a educação, na medida em que apresenta pressupostos incomuns em currículos da educação básica brasileira, com ênfase ao humanismo. Com base nessas informações de expansão, é paradoxal ter encontrado pouquíssimos artigos nas bases de dados SciELO e CAPES sobre o tema. O objetivo desta pesquisa foi: identificar, através da obra de Rudolf Steiner e dos relatos de gestores e professores das atuais escolas waldorf públicas brasileiras, se é possível haver uma união entre Pedagogia Waldorf e Educação Pública no contexto político brasileiro. Quanto a análise da obra de Steiner, o principal texto usado foi o livro “Os Pontos Centrais da Questão Social”, que serviu de sustentação para analisar o que o autor propõe sobre a relação entre a educação e o Estado, mais especificamente “Vida do Direito Público” e “Vida Espiritual Cultural”. A relevância desta análise está na necessidade de compreender as confluências e as divergências entre estas duas esferas. A partir deste estudo teórico, será feita então uma comparação entre o que Rudolf Steiner apresenta como “Pedagogia Waldorf” e o que é atualmente definido como educação, tendo como base as diretrizes públicas educacionais brasileiras, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A partir dessa comparação, esta pesquisa buscou responder o seguinte problema de pesquisa: é possível propor uma Escola Waldorf Pública em conformidade com as políticas públicas brasileiras? Em sua metodologia, está se trata de uma pesquisa empírica, com o uso de entrevistas online como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram feitas com gestores e professores de Escolas Waldorfs Públicas existentes para tentar compreender como a integração entre a concepção Waldorf e escolas públicas ocorre. Como hipótese, com base no que está sendo analisado por meio da fala dos envolvidos nas atuais Escolas Waldorfs Públicas, o que ocorre atualmente é uma proposta de adequação entre aquilo que se considera ideal e aquilo que está ao alcance daqueles que atuam no cotidiano destas escolas, criando assim uma conexão possível entre essas duas propostas, Pedagogia Waldorf e educação pública. Como resultado pode-se perceber uma postura de abertura juntamente à uma postura de resistência daqueles que compõem uma Escola Waldorf Pública perante os órgãos públicos e que, através da atuação destes professores e gestores é possível criar um intercâmbio entre Escola Waldorf e Educação Pública quando reconhecem que uma escola que possibilita o acesso e a permanência de todos é de extrema importância. A contribuição do estudo está na possibilidade de se conhecer uma proposta diferente de educação, proporcionando um aprimoramento da educação básica brasileira. |
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Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiroWaldorf Pedagogy as a Public Education Proposal in the Brazilian Political ContextPedagogia WaldorfPolíticas PúblicasMétodoWaldorf PedagogyPublic PoliciesMethodMuito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não faz parte dos assuntos mencionados em componentes curriculares de cursos de graduação em Pedagogia. Essa concepção de educação é um terreno fértil para pesquisar uma maneira diferente de olhar para a educação, na medida em que apresenta pressupostos incomuns em currículos da educação básica brasileira, com ênfase ao humanismo. Com base nessas informações de expansão, é paradoxal ter encontrado pouquíssimos artigos nas bases de dados SciELO e CAPES sobre o tema. O objetivo desta pesquisa foi: identificar, através da obra de Rudolf Steiner e dos relatos de gestores e professores das atuais escolas waldorf públicas brasileiras, se é possível haver uma união entre Pedagogia Waldorf e Educação Pública no contexto político brasileiro. Quanto a análise da obra de Steiner, o principal texto usado foi o livro “Os Pontos Centrais da Questão Social”, que serviu de sustentação para analisar o que o autor propõe sobre a relação entre a educação e o Estado, mais especificamente “Vida do Direito Público” e “Vida Espiritual Cultural”. A relevância desta análise está na necessidade de compreender as confluências e as divergências entre estas duas esferas. A partir deste estudo teórico, será feita então uma comparação entre o que Rudolf Steiner apresenta como “Pedagogia Waldorf” e o que é atualmente definido como educação, tendo como base as diretrizes públicas educacionais brasileiras, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A partir dessa comparação, esta pesquisa buscou responder o seguinte problema de pesquisa: é possível propor uma Escola Waldorf Pública em conformidade com as políticas públicas brasileiras? Em sua metodologia, está se trata de uma pesquisa empírica, com o uso de entrevistas online como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram feitas com gestores e professores de Escolas Waldorfs Públicas existentes para tentar compreender como a integração entre a concepção Waldorf e escolas públicas ocorre. Como hipótese, com base no que está sendo analisado por meio da fala dos envolvidos nas atuais Escolas Waldorfs Públicas, o que ocorre atualmente é uma proposta de adequação entre aquilo que se considera ideal e aquilo que está ao alcance daqueles que atuam no cotidiano destas escolas, criando assim uma conexão possível entre essas duas propostas, Pedagogia Waldorf e educação pública. Como resultado pode-se perceber uma postura de abertura juntamente à uma postura de resistência daqueles que compõem uma Escola Waldorf Pública perante os órgãos públicos e que, através da atuação destes professores e gestores é possível criar um intercâmbio entre Escola Waldorf e Educação Pública quando reconhecem que uma escola que possibilita o acesso e a permanência de todos é de extrema importância. A contribuição do estudo está na possibilidade de se conhecer uma proposta diferente de educação, proporcionando um aprimoramento da educação básica brasileira.Much is said about humanistic education among academic environment. However, Waldorf Pedagogy, currently one of the fastest growing pedagogies in Brazil in terms of the percentage of number of units, is often not part of the subjects mentioned in curricular components of undergraduate courses in Pedagogy. This conception of education is fertile ground for researching a different way of looking at education, as it presents unusual assumptions in Brazilian basic education curriculum, with an emphasis on humanism. Based on the information of this fast and expansive growth, it is paradoxical to have found very few articles on the topic in SciELO and CAPES databases. The aim of this research was: to identify, through the work of Rudolf Steiner and the reports of managers and teachers of current Brazilian public Waldorf schools, if it is possible to have a union between Waldorf Pedagogy and Public Education in Brazilian political context. As for the analysis of Steiner's work, the main text used was the book "Os Pontos Centrais da Questão Social", which served as a support to analyze what the author proposes about the relationship between education and State, more specifically "Life of Public Law” and “Cultural Spiritual Life”. The relevance of this analysis lies in the need to understand the confluences and divergences between these two spheres. From this theoretical study, a comparison was made between what Rudolf Steiner presents as "Waldorf Pedagogy" and what is currently defined as education, based on Brazilian public educational guidelines, mainly the “Lei de Diretrizes e Bases” (LDB). From this comparison, this research sought to answer the following research problem: is it possible to propose a Public Waldorf School in accordance with Brazilian public policies? In its methodology, this is an empirical research, with the use of online interviews as a data collection instrument. The interviews were conducted with managers and teachers of existing Waldorfs Public Schools to try to understand how the integration between the Waldorf and public schools occurs. As a hypothesis, based on what is being analyzed through the speech of those involved in the current Waldorfs Public Schools, what currently occurs is a proposal of adequacy between what is considered ideal and what is within the reach of those who work in the daily lives of these schools, thus creating a possible connection between these two proposals, Waldorf Pedagogy and public education. As a result, it is possible to perceive a posture of openness in conjunction with a posture of resistance of those who compose a Public Waldorf School before public bodies and that, through the acting of these teachers and managers, it is possible to create an exchange between Waldorf School and Public Education when they recognize that a school that allows access and permanence of all is of extreme matter. The contribution of the study lies in the possibility of understanding a different proposal of education, providing an improvement of Brazilian basic education. Due to the relationship between “education” and “State” present here, this research was articulated in the line of research of Public Policies in Education of the Graduate Program in Education at PUC Campinas.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Mendonça, SamuelPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Alves, Vinicius Facure2023-04-12T12:57:59Z2023-04-12T12:57:59Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167948098150798309074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-12T12:57:59Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16794Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-12T12:57:59Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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