A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kratz, Carla Coelho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251981
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre educação infantil e a natureza sob a ótica das propostas pedagógicas. Para isso foirealizado, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma observação participante na Escola de Educação infantil Bosque Alecrim, de Nova Petrópolis-RS,que tem como base de seu currículo a pedagogia Waldorf. A pesquisa utilizou da metodologia qualitativa para análise das observações. Destaca-se nas análises e discussões a observação da importância da natureza como elemento produtor de saúde, criatividade e respeito aos direitos de pleno desenvolvimento das crianças, muito além de defender esta ou aquela proposta pedagógica. Em diferentes tópicos de análise, buscou-se refletir sobre como a natureza se traduz dentro da Pedagogia Waldorf, em relação a educação infantil e problematizações correlacionadas. Sob a ótica do desemparedamento das atividades em educação infantil e da superação davisão da natureza como lugar de sujeira, medo ou perigo, consideramos que éessencial revisarmos nossos conceitos pré-estabelecidos sobre rotinas e espaços tradicionais da nossa educação dando espaço para o acolhimento dos ritmos naturais de nossas crianças dentro dos processos pedagógicos, sendo fundamental nos aprofundarmos sobre o tema por meio de novas pesquisas com diferentes olhares e metodologias sobre o tema.
id UFRGS-2_b47aa4c50a24991e2ffca4e3aaa756eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kratz, Carla CoelhoPereira, Diego Carlos2022-11-30T04:53:19Z2022http://hdl.handle.net/10183/251981001153976O presente trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre educação infantil e a natureza sob a ótica das propostas pedagógicas. Para isso foirealizado, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma observação participante na Escola de Educação infantil Bosque Alecrim, de Nova Petrópolis-RS,que tem como base de seu currículo a pedagogia Waldorf. A pesquisa utilizou da metodologia qualitativa para análise das observações. Destaca-se nas análises e discussões a observação da importância da natureza como elemento produtor de saúde, criatividade e respeito aos direitos de pleno desenvolvimento das crianças, muito além de defender esta ou aquela proposta pedagógica. Em diferentes tópicos de análise, buscou-se refletir sobre como a natureza se traduz dentro da Pedagogia Waldorf, em relação a educação infantil e problematizações correlacionadas. Sob a ótica do desemparedamento das atividades em educação infantil e da superação davisão da natureza como lugar de sujeira, medo ou perigo, consideramos que éessencial revisarmos nossos conceitos pré-estabelecidos sobre rotinas e espaços tradicionais da nossa educação dando espaço para o acolhimento dos ritmos naturais de nossas crianças dentro dos processos pedagógicos, sendo fundamental nos aprofundarmos sobre o tema por meio de novas pesquisas com diferentes olhares e metodologias sobre o tema.The present work aims to problematize the relationship between earlychildhood education and nature from the perspective of pedagogical proposals. Forthis, in addition to a bibliographic review on the subject, a participant observation wascarried out at the Escola de Educação Infantil Bosque Alecrim, in Nova Petrópolis-RS, whose curriculum is based on the Waldorf Pedagogy. The research usedqualitative methodology to analyze the observations. In the analyzes anddiscussions, the observation of the importance of nature as a producer of health,creativity and respect for children's rights to full development stands out, far beyonddefending this or that pedagogical proposal. In different topics of analysis, we soughtto reflect on how nature is translated within Waldorf Pedagogy, in relation to earlychildhood education and correlated problematizations. From the perspective of theseparation of activities in early childhood education and the overcoming of the viewof nature as a place of dirt, fear or danger, we consider that it is essential to reviewour pre-established concepts about routines and traditional spaces of our education,giving space for the reception of the natural rhythms of our children within thepedagogical processes, and it is essential to delve deeper into the subject throughnew research with different perspectives and methodologies on the subject.application/pdfporEducação infantilNaturezaPedagogia WaldorfChild educationNatureWaldorf pedagogyA natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153976.pdf.txt001153976.pdf.txtExtracted Texttext/plain50711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251981/2/001153976.pdf.txt9285931bc9cc753146c45a9ec756ea16MD52ORIGINAL001153976.pdfTexto completoapplication/pdf6136820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251981/1/001153976.pdfd16859fa15d5ad403f04ab9a3b2845d6MD5110183/2519812022-12-01 05:53:07.731767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
title A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
spellingShingle A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
Kratz, Carla Coelho
Educação infantil
Natureza
Pedagogia Waldorf
Child education
Nature
Waldorf pedagogy
title_short A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
title_full A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
title_fullStr A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
title_sort A natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorf
author Kratz, Carla Coelho
author_facet Kratz, Carla Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kratz, Carla Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
contributor_str_mv Pereira, Diego Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Natureza
Pedagogia Waldorf
topic Educação infantil
Natureza
Pedagogia Waldorf
Child education
Nature
Waldorf pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Child education
Nature
Waldorf pedagogy
description O presente trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre educação infantil e a natureza sob a ótica das propostas pedagógicas. Para isso foirealizado, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma observação participante na Escola de Educação infantil Bosque Alecrim, de Nova Petrópolis-RS,que tem como base de seu currículo a pedagogia Waldorf. A pesquisa utilizou da metodologia qualitativa para análise das observações. Destaca-se nas análises e discussões a observação da importância da natureza como elemento produtor de saúde, criatividade e respeito aos direitos de pleno desenvolvimento das crianças, muito além de defender esta ou aquela proposta pedagógica. Em diferentes tópicos de análise, buscou-se refletir sobre como a natureza se traduz dentro da Pedagogia Waldorf, em relação a educação infantil e problematizações correlacionadas. Sob a ótica do desemparedamento das atividades em educação infantil e da superação davisão da natureza como lugar de sujeira, medo ou perigo, consideramos que éessencial revisarmos nossos conceitos pré-estabelecidos sobre rotinas e espaços tradicionais da nossa educação dando espaço para o acolhimento dos ritmos naturais de nossas crianças dentro dos processos pedagógicos, sendo fundamental nos aprofundarmos sobre o tema por meio de novas pesquisas com diferentes olhares e metodologias sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153976
url http://hdl.handle.net/10183/251981
identifier_str_mv 001153976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251981/2/001153976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251981/1/001153976.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9285931bc9cc753146c45a9ec756ea16
d16859fa15d5ad403f04ab9a3b2845d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645633900544