Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Eliane Cristina Gallo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370
Resumo: Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão.
id PUC_CAMP-5_1c02410e9dfd17b240dd41425e61b46c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15370
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativosArchitecture and school: the teacher perceptions from educative locationsespaço escolararquiteturaprática pedagógicaschool spacearchitecturepedagogical practicingEsta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão.This research intends to display the relations between some authors who evaluate the physical environment in educative foundations, their occupying, the perception of their users and, chiefly, the view from elementary school (from 6 th to 9th grades) teachers in public municipal schools, in the city of Campinas São Paulo. In this sense, it discourses about the relevance of the physical environment between students and teachers in the process of teaching and learning in spaces pertaining to the schools. Therefore, the object of arguing is the importance of the physical spaces for the act of teachers educating, aiming at the students learning, since there are gaps between pedagogy and the use of these school environments, which result in learning quality loss, when there is no appropriation of these spaces by the individuals in this process.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasAquino, Eliane Cristina Gallo2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2009-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153705387692170216018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15370Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
Architecture and school: the teacher perceptions from educative locations
title Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
spellingShingle Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
Aquino, Eliane Cristina Gallo
espaço escolar
arquitetura
prática pedagógica
school space
architecture
pedagogical practicing
title_short Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
title_full Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
title_fullStr Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
title_full_unstemmed Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
title_sort Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
author Aquino, Eliane Cristina Gallo
author_facet Aquino, Eliane Cristina Gallo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Eliane Cristina Gallo
dc.subject.por.fl_str_mv espaço escolar
arquitetura
prática pedagógica
school space
architecture
pedagogical practicing
topic espaço escolar
arquitetura
prática pedagógica
school space
architecture
pedagogical practicing
description Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
2022-02-16T18:13:14Z
2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370
5387692170216018
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370
identifier_str_mv 5387692170216018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210240153747456