Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão. |
id |
PUC_CAMP-5_1c02410e9dfd17b240dd41425e61b46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15370 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativosArchitecture and school: the teacher perceptions from educative locationsespaço escolararquiteturaprática pedagógicaschool spacearchitecturepedagogical practicingEsta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão.This research intends to display the relations between some authors who evaluate the physical environment in educative foundations, their occupying, the perception of their users and, chiefly, the view from elementary school (from 6 th to 9th grades) teachers in public municipal schools, in the city of Campinas São Paulo. In this sense, it discourses about the relevance of the physical environment between students and teachers in the process of teaching and learning in spaces pertaining to the schools. Therefore, the object of arguing is the importance of the physical spaces for the act of teachers educating, aiming at the students learning, since there are gaps between pedagogy and the use of these school environments, which result in learning quality loss, when there is no appropriation of these spaces by the individuals in this process.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasAquino, Eliane Cristina Gallo2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2009-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153705387692170216018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15370Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos Architecture and school: the teacher perceptions from educative locations |
title |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
spellingShingle |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos Aquino, Eliane Cristina Gallo espaço escolar arquitetura prática pedagógica school space architecture pedagogical practicing |
title_short |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
title_full |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
title_fullStr |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
title_full_unstemmed |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
title_sort |
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos |
author |
Aquino, Eliane Cristina Gallo |
author_facet |
Aquino, Eliane Cristina Gallo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Elizabeth Adorno de Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Eliane Cristina Gallo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
espaço escolar arquitetura prática pedagógica school space architecture pedagogical practicing |
topic |
espaço escolar arquitetura prática pedagógica school space architecture pedagogical practicing |
description |
Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental (de 6º. a 9º. anos) de uma escola pública municipal da cidade de Campinas - SP. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico entre os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino dos professores, visando à aprendizagem dos alunos, pois, existem lacunas entre a pedagogia e o uso desses espaços e ambientes escolares, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há a apropriação dos espaços escolares pelos indivíduos do processo em questão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-11 2022-02-16T18:13:14Z 2022-02-16T18:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370 5387692170216018 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15370 |
identifier_str_mv |
5387692170216018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210240153747456 |