Revoada: o design como ferramenta de visibilidade para o “novíssimo” cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrate, Jéssica Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giese, Vinicius Parrado, Celestino, Yasmin de Paula Tanimoto
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14599
Resumo: O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.
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