Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luciana Domingues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boll, Cíntia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249663
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.
id UFRGS-2_7e5b904df98d729243ae689a0d331cf9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Luciana DominguesBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:49:18Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/249663001149912Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.This paper aims to present considerations related to the field of Audio-visual Education, its challenges and possibilities in Education, above all in connection with the Cinema. The focus of this study brings back the history of the debate about media-education relations, in the perspective of Audio-visual Education, through a bibliographic review and documents published by UNESCO. Notes of contributions made by authors such as Bergala, Canevacci and Hui led to expansions and tensions, considering the powers of the intersection Cinema and Education, in a Digital Culture scenario. This study comes to the conclusion that Audio-visual Education – especially the Cinema in the perspective of a Pedagogy of creation – into the amplified and convergent context of Digital Culture may be considered an element that encourages participatory proposals of creation and awareness of the gaze, offering new meanings to the relations with art, information and knowledge, enabling and encouraging the powers of sensitivity.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-15Cultura digitalCinemaCinema and educationDigital culturePedagogy of creationDo cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digitalFrom educational cinema to pedagogy of creation : powers in the intersection cinema and education in a digital culture scenarioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149912.pdf.txt001149912.pdf.txtExtracted Texttext/plain51554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/2/001149912.pdf.txt3ba62d138f984e9d950480b726e7e8dbMD52ORIGINAL001149912.pdfTexto completoapplication/pdf302517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/1/001149912.pdf7ffa76af7c851c23a0fa5e4e64437682MD5110183/2496632022-10-04 05:02:03.322912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:02:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From educational cinema to pedagogy of creation : powers in the intersection cinema and education in a digital culture scenario
title Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
spellingShingle Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
Ramos, Luciana Domingues
Cultura digital
Cinema
Cinema and education
Digital culture
Pedagogy of creation
title_short Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
title_full Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
title_fullStr Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
title_full_unstemmed Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
title_sort Do cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digital
author Ramos, Luciana Domingues
author_facet Ramos, Luciana Domingues
Boll, Cíntia Inês
author_role author
author2 Boll, Cíntia Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Luciana Domingues
Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Cinema
topic Cultura digital
Cinema
Cinema and education
Digital culture
Pedagogy of creation
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema and education
Digital culture
Pedagogy of creation
description Este artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T04:49:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249663
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149912
identifier_str_mv 2238-8079
001149912
url http://hdl.handle.net/10183/249663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/2/001149912.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249663/1/001149912.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ba62d138f984e9d950480b726e7e8db
7ffa76af7c851c23a0fa5e4e64437682
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071074738176