A secularização no pensamento de Charles Taylor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14836 |
Resumo: | Esta dissertação procura explorar o conceito de secularização no pensamento de Charles Taylor e entender, à luz do seu pensamento, a realidade secular do Estado brasileiro. Para o autor canadense, a secularização pode ser definida em três sentidos: a separação entre Igreja e Estado; o abandono das práticas religiosas; e, por fim, a fé como uma opção dentre tantas outras. Para o primeiro sentido, que é o da separação entre Igreja e Estado, o autor se refere aos Estados Unidos, na condição de uma das primeiras sociedades a separar Igreja e Estado, ainda que aquele país se insira na sociedade ocidental com as estatísticas mais elevadas de fé e práticas religiosas. Tudo para mostrar que separação não quer dizer inimizade do Estado com a Igreja. O segundo sentido, que é o do abandono da fé, consiste no abandono de convicções e práticas religiosas, em pessoas se afastando de Deus e não mais frequentando sua igreja (comunidade eclesial). O terceiro sentido da secularização, segundo Taylor, é o da fé como uma opção dentre tantas outras. Uma opção que não é mais o padrão, mas deve ser preservada e respeitada. Com o objetivo de mergulhar no pensamento de Taylor, como ele mesmo diz que seu pensamento é fruto de um entendimento equivocado de outros sociólogos da religião a respeito da secularização, procuramos encontrar um desses sociólogos, Peter Ludwig Berger, que representa bem a discussão, a fim de demonstrar que o pensamento do filósofo canadense não surgiu do nada. Por isso mesmo, esta dissertação segue a seguinte divisão: 1º Capítulo, Peter Berger e a teoria da secularização; 2º Capítulo, A própria tese de Taylor: a fé como uma opção dentre tantas outras; e 3º Capítulo, A realidade secular brasileira. Concluímos que, dos três sentidos apresentados por Taylor, dois deles contemplam a realidade secular brasileira. Apesar das divergências de opinião, é possível se falar da separação entre Igreja e Estado no Brasil (1º sentido). Também no maior país da América do Sul, a fé está fortemente presente, porém, sem ser a única opção, e muito menos a opção-padrão (3º sentido). |
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A secularização no pensamento de Charles TaylorSecularization in Charles Taylor's thinkingSecularizaçãoFéLiberdade religiosaIgreja e EstadoLaicizaçãoSecularizationFaithReligious freedomChurch and StateLaicizationEsta dissertação procura explorar o conceito de secularização no pensamento de Charles Taylor e entender, à luz do seu pensamento, a realidade secular do Estado brasileiro. Para o autor canadense, a secularização pode ser definida em três sentidos: a separação entre Igreja e Estado; o abandono das práticas religiosas; e, por fim, a fé como uma opção dentre tantas outras. Para o primeiro sentido, que é o da separação entre Igreja e Estado, o autor se refere aos Estados Unidos, na condição de uma das primeiras sociedades a separar Igreja e Estado, ainda que aquele país se insira na sociedade ocidental com as estatísticas mais elevadas de fé e práticas religiosas. Tudo para mostrar que separação não quer dizer inimizade do Estado com a Igreja. O segundo sentido, que é o do abandono da fé, consiste no abandono de convicções e práticas religiosas, em pessoas se afastando de Deus e não mais frequentando sua igreja (comunidade eclesial). O terceiro sentido da secularização, segundo Taylor, é o da fé como uma opção dentre tantas outras. Uma opção que não é mais o padrão, mas deve ser preservada e respeitada. Com o objetivo de mergulhar no pensamento de Taylor, como ele mesmo diz que seu pensamento é fruto de um entendimento equivocado de outros sociólogos da religião a respeito da secularização, procuramos encontrar um desses sociólogos, Peter Ludwig Berger, que representa bem a discussão, a fim de demonstrar que o pensamento do filósofo canadense não surgiu do nada. Por isso mesmo, esta dissertação segue a seguinte divisão: 1º Capítulo, Peter Berger e a teoria da secularização; 2º Capítulo, A própria tese de Taylor: a fé como uma opção dentre tantas outras; e 3º Capítulo, A realidade secular brasileira. Concluímos que, dos três sentidos apresentados por Taylor, dois deles contemplam a realidade secular brasileira. Apesar das divergências de opinião, é possível se falar da separação entre Igreja e Estado no Brasil (1º sentido). Também no maior país da América do Sul, a fé está fortemente presente, porém, sem ser a única opção, e muito menos a opção-padrão (3º sentido).This paper analyzes the presence of religion in the public space, more precisely the Catholic Church in the news about Pope Francis of non-denominational media. The documentary universe of this research will be composed of news published about the Pope on the website of the newspaper Folha de S.Paulo and G1, news portal of Globo, and survey of official documents of the religious institution regarding the media. From the identified data we intend to demonstrate how the presence of the church in the public space can be characterized through secular media. To this end, the basic concepts adopted are that of Jürgen Habermas's “public sphere”, of the “religious field” proposed by Pierre Bourdieu.PUC-CampinasCampos, Breno MartinsPontifícia Universidade Católica de CampinasJeudy, Josner2022-02-16T13:42:46Z2022-02-16T13:42:46Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148361355419347113825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:39Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14836Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:39Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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