Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15454 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se reconhecer as especificidades e o diferencial da gestão da escola de tempo integral (ETI) pesquisada e analisar seus elementos facilitadores e dificultadores. Nesta perspectiva, procurou-se identificar as políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Brasil, as quais revelaram experiências diversificadas. Os estudos a respeito do tema adquirem relevância no cenário educacional contemporâneo, em que a ampliação da jornada escolar está explicitada na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Em uma abordagem qualitativa, foram produzidos materiais empíricos, por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do referido CIEP, após levantamento bibliográfico e revisão de literatura. A pesquisa revelou uma experiência exitosa de ETI no CIEP pesquisado. Quanto aos elementos dificultadores e facilitadores de sua gestão, sobressaem-se os facilitadores, sendo possível perceber diferenciais que implicam a qualidade do processo educativo da escola pesquisada, como a formação acadêmica dos gestores, aliada à experiência na carreira do magistério e ao compromisso político e pedagógico dos mesmos para com a educação pública. Entre as dificuldades apontadas, destaca-se a infraestrutuda do CIEP, principalmemente, em relação ao espaço físico. Os entrevistados apontaram como diferencial, as possibilidades de espaço e tempo para reuniões, em que se estabelecem trocas e construções coletivas. Pretende-se que a pesquisa possa fomentar a ampliação dos espaços de reflexão e debates necessários sobre a escola de tempo integral no Brasil, de modo a contribuir para a definição e redefinição de políticas públicas em educação, potencializando a construção de uma educação com qualidade social. |
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Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)full-time schoolingschool managementpublic policies in educationfull-time schoolingschool managementpublic policies in educationA presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se reconhecer as especificidades e o diferencial da gestão da escola de tempo integral (ETI) pesquisada e analisar seus elementos facilitadores e dificultadores. Nesta perspectiva, procurou-se identificar as políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Brasil, as quais revelaram experiências diversificadas. Os estudos a respeito do tema adquirem relevância no cenário educacional contemporâneo, em que a ampliação da jornada escolar está explicitada na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Em uma abordagem qualitativa, foram produzidos materiais empíricos, por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do referido CIEP, após levantamento bibliográfico e revisão de literatura. A pesquisa revelou uma experiência exitosa de ETI no CIEP pesquisado. Quanto aos elementos dificultadores e facilitadores de sua gestão, sobressaem-se os facilitadores, sendo possível perceber diferenciais que implicam a qualidade do processo educativo da escola pesquisada, como a formação acadêmica dos gestores, aliada à experiência na carreira do magistério e ao compromisso político e pedagógico dos mesmos para com a educação pública. Entre as dificuldades apontadas, destaca-se a infraestrutuda do CIEP, principalmemente, em relação ao espaço físico. Os entrevistados apontaram como diferencial, as possibilidades de espaço e tempo para reuniões, em que se estabelecem trocas e construções coletivas. Pretende-se que a pesquisa possa fomentar a ampliação dos espaços de reflexão e debates necessários sobre a escola de tempo integral no Brasil, de modo a contribuir para a definição e redefinição de políticas públicas em educação, potencializando a construção de uma educação com qualidade social.The present study aimed to investigate the challenges of managing a process Integrated Center for Public Education (ICPE) in the city of Americana - SP, in its administrative and pedagogical aspects. Sought to recognize the specificities and differential management school full-time (SFT) researched and analyze its elements facilitating and inhibiting. In this perspective, we sought to identify the public policy of expanding the school day in Brazil, which revealed diverse experiences. Studies on the subject are so important in contemporary educational setting, where the expansion of the school day is explicit in the current Law of Guidelines and Bases of National Education (LGBNE), Law No. 9394, of December 20, 1996. In a qualitative approach, empirical materials were produced through desk research and semi-structured interviews with the management team of that ICPE after bibliography and literature review. The survey revealed a successful experience of SFT in ICPE researched. As regards the factors hindering and facilitating its management, highlights were the facilitators, it is possible to perceive differences imply that the quality of the educational process of the school researched, academic training of managers, coupled with experience in teaching career and the political commitment and teaching the same toward public education. Among the difficulties that stands out the ICPE´s infrastructure, principlamemente in relation to physical space. Respondents indicated a differential, the possibilities of space and time for meetings, which set out exchanges and collective constructions. It is intended that the research will foster the expansion of spaces for reflection and debate needed on school full time in Brazil, so as to contribute to the definition and redefinition of public policies in education, strengthening the construction of a quality education social.PUC-CampinasRios, Mônica Piccione GomesPontifícia Universidade Católica de CampinasDalri, Marisa Xavier Coutrim2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2013-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154549559775820617670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15454Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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