A Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17153 |
Resumo: | A presente pesquisa toma como objeto de investigação a espiritualidade proposta por Santo Inácio de Loyola, que viveu no século XVI, em pleno período conhecido como Renascimento, marcado por profundas transformações. Seu referencial são os Exercícios Espirituais (EE), uma proposta metódica e sistemática para um retiro compreendido em quatro semanas, durante as quais o exercitante é orientado por uma pessoa perita para ajudá-lo em cada etapa. Este trabalho tem como objetivo demonstrar se e como a espiritualidade inaciana, considerada um fenômeno religioso-espiritual no referido período, valoriza a subjetividade e interioridade humana, consideradas elementos característicos de sua mística, em vista de uma maior comunhão com Deus, na conceção cristã católica. Tomando como método a fenomenologia contemporânea de Juan Martín Velasco, e partindo do ambiente cultural, eclesial e espiritual da renascença, impregnados das heranças antigas e medievais do pensamento filosófico-teológico, a pesquisa traça o perfil da antropologia da referida espiritualidade, demonstrando, fenomenologicamente, a partir da vida de seu criador e da dinâmica interna dos EE, como sua mística supõe elementos da própria ontologia humana. Dessa maneira, é possível traçar um caminho que parte da descrição do fenômeno que, embora complexo, tem como referência, para delimitação, o próprio objeto, considerando a diversidade histórica e cultural que o envolve. Dessa forma, o referido fenômeno, temporalmente situado, possui elementos próprios da Idade Média que já sinalizam para a posterior Idade Moderna, de modo que foi possível traçar seu perfil antropológico, a partir de elementos presentes na filosofia e teologia medievais, sobretudo tomasiana. Estas correlações, enfim, demonstraram que a mística inerente à proposta inaciana tem como critério o que os cristãos católicos denominam como “graça divina”, sem, no entanto, rechaçar a própria ontologia humana no estabelecimento de uma relação íntima com o mistério, sobretudo na valorização da subjetividade e sua interioridade. |
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A Espiritualidade Inaciana como fenômeno de valorização da subjetividade e interioridade humanaIgnatian Spirituality as a phenomenon of valuing subjectivity and interiority humanInácio de LoyolamísticaespiritualidadefenomenologiaExercícios EspirituaisIgnatius of LoyolamysticismspiritualityphenomenologySpiritual ExercisesA presente pesquisa toma como objeto de investigação a espiritualidade proposta por Santo Inácio de Loyola, que viveu no século XVI, em pleno período conhecido como Renascimento, marcado por profundas transformações. Seu referencial são os Exercícios Espirituais (EE), uma proposta metódica e sistemática para um retiro compreendido em quatro semanas, durante as quais o exercitante é orientado por uma pessoa perita para ajudá-lo em cada etapa. Este trabalho tem como objetivo demonstrar se e como a espiritualidade inaciana, considerada um fenômeno religioso-espiritual no referido período, valoriza a subjetividade e interioridade humana, consideradas elementos característicos de sua mística, em vista de uma maior comunhão com Deus, na conceção cristã católica. Tomando como método a fenomenologia contemporânea de Juan Martín Velasco, e partindo do ambiente cultural, eclesial e espiritual da renascença, impregnados das heranças antigas e medievais do pensamento filosófico-teológico, a pesquisa traça o perfil da antropologia da referida espiritualidade, demonstrando, fenomenologicamente, a partir da vida de seu criador e da dinâmica interna dos EE, como sua mística supõe elementos da própria ontologia humana. Dessa maneira, é possível traçar um caminho que parte da descrição do fenômeno que, embora complexo, tem como referência, para delimitação, o próprio objeto, considerando a diversidade histórica e cultural que o envolve. Dessa forma, o referido fenômeno, temporalmente situado, possui elementos próprios da Idade Média que já sinalizam para a posterior Idade Moderna, de modo que foi possível traçar seu perfil antropológico, a partir de elementos presentes na filosofia e teologia medievais, sobretudo tomasiana. Estas correlações, enfim, demonstraram que a mística inerente à proposta inaciana tem como critério o que os cristãos católicos denominam como “graça divina”, sem, no entanto, rechaçar a própria ontologia humana no estabelecimento de uma relação íntima com o mistério, sobretudo na valorização da subjetividade e sua interioridade.The present research takes as its object of investigation the spirituality proposed by Saint Ignatius of Loyola, who lived in the 16th century, in the middle of the period known as the Renaissance, marked by profound transformations. Its reference is the Spiritual Exercises (EE), a methodical and systematic proposal for a retreat lasting four weeks, during which the exerciser is guided by an expert to help him at each stage. This work aims to demonstrate whether and how Ignatian spirituality, considered a religious-spiritual phenomenon in that period, values human subjectivity and interiority, considered characteristic elements of its mysticism, in view of a greater communion with God, in the Catholic Christian conception. Taking as a method the contemporary phenomenology of Juan Martín Velasco, and starting from the cultural, ecclesiastical and spiritual environment of the Renaissance, impregnated with the ancient and medieval legacies of philosophical-theological thought, the research traces the profile of the anthropology of said spirituality, demonstrating, phenomenologically, based on the life of its creator and the internal dynamics of the EE, as its mystique presupposes elements of human ontology itself. In this way, it is possible to trace a path that starts from the description of the phenomenon which, although complex, has as a reference, for delimitation, the object itself, considering the historical and cultural diversity that surrounds it. In this way, the aforementioned phenomenon, temporally situated, has elements typical of the Middle Ages that already point to the later Modern Age, so that it was possible to trace its anthropological profile, based on elements present in medieval philosophy and theology, especially Thomasian. These correlations, finally, demonstrated that the mysticism inherent to the Ignatian proposal has as its criterion what Catholic Christians call “divine grace”, without, however, rejecting human ontology itself in establishing an intimate relationship with the mystery, especially in the valorization of subjectivity and its interiority.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Mariani, Ceci Maria Costa BaptistaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Melo, Marcos Antonio Radaelli de2024-02-15T18:02:10Z2024-02-15T18:02:10Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/171532296164230812792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-02-15T18:02:10Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17153Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-02-15T18:02:10Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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