A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATEUS GERALDO XAVIER
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2
Resumo: Em geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos.
id PUC_RIO-1_b817ae4823f203cedbb61e92daffb27e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16262
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANATHE CENTRALITY OF THE PERSON ON RELIGIOUS EDUCATION: CURRICULUM IDENTITY FROM THE IGNATIAN MYSTICISM2010-03-04MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER52959880749lattes.cnpq.br/8374950313063279MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMERABIMAR OLIVEIRA DE MORAESALFONSO GARCIA RUBIOPAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTAULPIANO VAZQUEZ MORO74879537004MATEUS GERALDO XAVIERPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBREm geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos.In general the development of a religious educational curriculum emphasizes either academic tradition due to epistemological support or religious tradition for its historic survival for the generations to come. However with the emergence of a modern-secular-pluralistic society, it is necessary to take people and their demands for meanings as the starting point, as it was observed in the research field. So we need to find necessary traditional mediations for the formation of values that should characterize the curricular component. Thus we revisited the writings of a christian mystic - Ignatius of Loyola - who lived between Middle Ages and Renaissance and provides a centered-spiritual- mystagogical itinerary, focusing on the Divine Persons and on the practitioner at the same time. In contemplation of the mysteries of divine life, the real basis of history, the person, in all dimensions, is being achieved and required in the process of discovery and encounter with God s will in his/her life. Such spiritual pedagogy enlights the curriculum of religious education since it suggests customized itineraries for education under faith and aiming faith, breaking with a merely rational or emotional presentation of christian experience, while taking the global development process of learners into account.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:17Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16262Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE CENTRALITY OF THE PERSON ON RELIGIOUS EDUCATION: CURRICULUM IDENTITY FROM THE IGNATIAN MYSTICISM
title A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
spellingShingle A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
MATEUS GERALDO XAVIER
title_short A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
title_full A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
title_fullStr A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
title_full_unstemmed A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
title_sort A CENTRALIDADE DA PESSOA NO ENSINO RELIGIOSO: IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DA MÍSTICA INACIANA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MATEUS GERALDO XAVIER
author_facet MATEUS GERALDO XAVIER
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 52959880749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8374950313063279
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALFONSO GARCIA RUBIO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ULPIANO VAZQUEZ MORO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 74879537004
dc.contributor.author.fl_str_mv MATEUS GERALDO XAVIER
contributor_str_mv MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
ALFONSO GARCIA RUBIO
PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA BAPTISTA
ULPIANO VAZQUEZ MORO
description Em geral, a elaboração do currículo do Ensino Religioso enfatiza ou a tradição acadêmica que lhe dá fundamento epistemológico ou a tradição religiosa que pretende sobreviver no tempo e na história, conferindo sentido às novas gerações. Porém, com o advento da sociedade moderna secularizada e plural, é necessário tomar como ponto de partida a pessoa concreta e as suas demandas por sentido, como ficou evidenciado na pesquisa de campo. Assim, é preciso buscar naquelas tradições as mediações necessárias para a formação dos valores que devem caracterizar este componente curricular. Neste sentido, revisitamos o trabalho de um místico cristão - Inácio de Loyola - o qual viveu entre a Idade Média e a Renascença e que nos apresenta um itinerário mistagógico espiritual centrado, ao mesmo tempo, nas Pessoas Divinas e na pessoa do exercitante. Na contemplação dos mistérios da vida divina, verdadeiro fundamento da história, a pessoa, em todas as suas dimensões, vai sendo atingida e exigida nesse processo de descoberta e de encontro da vontade de Deus para sua vida. Esta pedagogia espiritual lança luzes sobre o currículo do ensino religioso posto que sugere itinerários personalizados de educação na fé e à fé, rompendo com uma apresentação meramente racional ou emocional da experiência cristã, além de tomar em devida conta o processo de desenvolvimento dos educandos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16262@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM TEOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324906602332160