O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15283 |
Resumo: | A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão assume significância ainda maior se trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar. À luz de Freinet, em função do método de ensino proposto, propõe-se o oferecimento de um espaço privilegiado para o ensino da arte. Nessa direção, constitui objeto de estudo desta pesquisa o contributo da pedagogia Freinet para o ensino da arte nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivo investigar em que medida a arte, em uma perspectiva freinetiana, contribui para a melhoria da qualidade do ensino fundamental, com foco nos anos iniciais. Optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. No âmbito da pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de uma escola pública da rede municipal de Campinas – São Paulo de ensino fundamental, escola esta que realiza um trabalho pedagógico com características da pedagogia Freinet. A produção de material empírico concernente ao referido estudo se vale também da análise de documentos disponíveis em publicações do poder público campineiro (portais oficiais da rede municipal de educação de Campinas, Diário Oficial). As participantes da pesquisa são a vice-diretora e duas professoras da escola estudada. Constatou-se que, através da preocupação ativa com os pressupostos da pedagogia Freinet, as profissionais percebem ganhos qualitativos significativos e o ensino de Arte assume uma posição de equilíbrio com as demais disciplinas no exercício da polivalência. Evidenciou-se também que as políticas de avaliação em larga escala geram interferências na forma como se estrutura a política curricular nacional e constatou-se uma relação de estranhamento entre as educadoras e gestoras da escola e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo privilegiado o trabalho estruturado a partir das Diretrizes Curriculares Municipais, documento anterior à Base, elaborado pela Prefeitura Municipal junto aos profissionais da rede pública de educação de Campinas. Além disso, o trabalho analisa algumas ações pedagógicas tomadas pela equipe da escola estudada durante a pandemia da Covid-19. Constatou-se a partir da pesquisa que o ensino de Arte constitui contributo para a construção da qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental dentro da perspectiva freinetiana à medida que familiariza as crianças com linguagens e ferramentas que as permitem se expressar durante o processo de ensino e aprendizagem, visando contribuir para torná-las protagonistas do mesmo. O estudo intenciona contribuir com a expansão do campo científico, dada a inexpressiva quantidade de publicações relativas à temática encontradas e investigadas por meio de revisão de literatura e com o subsídio de informações úteis à revisão e ao aprimoramento das políticas públicas educacionais vigentes, considerando-se a experiência do caso pesquisado. |
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O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetianaPedagogia FreinetPolíticas públicas de avaliaçãoCurrículoFreinet pedagogyLarge scale evaluationCurriculum policyA arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão assume significância ainda maior se trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar. À luz de Freinet, em função do método de ensino proposto, propõe-se o oferecimento de um espaço privilegiado para o ensino da arte. Nessa direção, constitui objeto de estudo desta pesquisa o contributo da pedagogia Freinet para o ensino da arte nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivo investigar em que medida a arte, em uma perspectiva freinetiana, contribui para a melhoria da qualidade do ensino fundamental, com foco nos anos iniciais. 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Evidenciou-se também que as políticas de avaliação em larga escala geram interferências na forma como se estrutura a política curricular nacional e constatou-se uma relação de estranhamento entre as educadoras e gestoras da escola e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo privilegiado o trabalho estruturado a partir das Diretrizes Curriculares Municipais, documento anterior à Base, elaborado pela Prefeitura Municipal junto aos profissionais da rede pública de educação de Campinas. Além disso, o trabalho analisa algumas ações pedagógicas tomadas pela equipe da escola estudada durante a pandemia da Covid-19. Constatou-se a partir da pesquisa que o ensino de Arte constitui contributo para a construção da qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental dentro da perspectiva freinetiana à medida que familiariza as crianças com linguagens e ferramentas que as permitem se expressar durante o processo de ensino e aprendizagem, visando contribuir para torná-las protagonistas do mesmo. O estudo intenciona contribuir com a expansão do campo científico, dada a inexpressiva quantidade de publicações relativas à temática encontradas e investigadas por meio de revisão de literatura e com o subsídio de informações úteis à revisão e ao aprimoramento das políticas públicas educacionais vigentes, considerando-se a experiência do caso pesquisado.During the early years of elementary school, Art is relevant as it contributes to a complete development of children, especially considering cognitive and emotional aspects. Its expression is manifest even greatly if interdisciplinary work is developed. In light of Freinet and due to his pedagogic proposals, a privileged place is offered to artistic education. Thusly, this research aims to understand the contribution of Freinet pedagogy to the teaching of Arts in the early years of elementary education, assuming the objective of investigating how the Arts, in a Freinet perspective, contributes to improving the quality of elementary education, focusing on the first five years of that stage. The study consists of a qualitative research, with regards to the quantifiable data. Semi-structured interviews were carried out with educators from a public school of the municipal system of Campinas – São Paulo who consider the pedagogic principles of Freinet in their work. Empirical assessments also considered documental analysis. The vice-principal and two teachers of the school were subjects of this research. The study has found that, by actively observing the propositions of Freinet pedagogy, the educators perceive significant qualitatuve gains and artistic education assumes a position of equality with the other subjects in the exercise of multipurpose teaching. The study made evident that large scale evaluation policies have direct implications in the development of national curriculum policies. It became clear that the educators have a delicate relationship with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a document that sets the national curriculum of Brazil, privileging the development of work based on the municipal guidelines of Campinas. Besides, the study also analyses some actions carried out by the school during the COVID-19 pandemic. It became evident that the Arts contribute to building quality in the beginning years of elementary education as it puts children in contact with languages and tools that allow them to express themselves while learning, thus contributing to make them active subjects in that process. The study aims to expand the scientific field, given the lack of research regarding the theme as well as to subsidize useful information to the revision and enhancement of current educational public policies.PUC-CampinasRios, Monica Piccione GomesPontifícia Universidade Católica de CampinasCeribelli, José Fernando Whitaker2022-02-16T18:11:16Z2022-02-16T18:11:16Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152839803986148244983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15283Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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