Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiacchio, Andrea Maria Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15460
Resumo: Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores dos primeiros do Ensino Fundamental de 9 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada principalmente nos trabalhos de Magda Soares, Sérgio Leite, Ângela Kleiman e na abordagem histórico-cultural de Vigotski em que, através do acompanhamento das reuniões de Módulo II, de formação continuada, busca-se analisar as propostas de instrumentalização conceitual e técnica do trabalho das docentes de uma escola estadual mineira. Utilizamos como procedimentos a análise documental e a observação participante nestas reuniões, buscando compreender a problemática investigada, que se refere às concepções de alfabetização e letramento das professoras de crianças na fase inicial de alfabetização e às formas pelas quais elas discutem-nas e buscam colocá-las em prática. Com as análises do material empírico, foi possível identificar o lugar destinado aos materiais fornecidos pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para fundamentar as práticas pedagógicas (os Cadernos do Centro de Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Minas Gerais-Ceale/UFMG- e o material produzido para o programa de Intervenção Pedagógica- PIP), bem como as concepções das participantes das reuniões sobre alfabetização e letramento. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar e refletir sobre a possibilidade do trabalho coletivo na escola, contribuir com o desenvolvimento dos docentes e organizar práticas pedagógicas mais consistentes e coerentes com as reflexões teóricas. Esta organização pode favorecer a superação de certas tendências observadas no contexto das reuniões de formação docente: como a tímida abordagem dos materiais disponibilizados e das contradições evidenciadas nas concepções de alfabetização e letramento explicitadas pelas docentes, questões estas que merecem ser problematizadas. Pretende-se com este trabalho contribuir para reflexões sobre alfabetização e letramento de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e expandi-las para os processos de implantação e implementação de políticas públicas.
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Utilizamos como procedimentos a análise documental e a observação participante nestas reuniões, buscando compreender a problemática investigada, que se refere às concepções de alfabetização e letramento das professoras de crianças na fase inicial de alfabetização e às formas pelas quais elas discutem-nas e buscam colocá-las em prática. Com as análises do material empírico, foi possível identificar o lugar destinado aos materiais fornecidos pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para fundamentar as práticas pedagógicas (os Cadernos do Centro de Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Minas Gerais-Ceale/UFMG- e o material produzido para o programa de Intervenção Pedagógica- PIP), bem como as concepções das participantes das reuniões sobre alfabetização e letramento. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar e refletir sobre a possibilidade do trabalho coletivo na escola, contribuir com o desenvolvimento dos docentes e organizar práticas pedagógicas mais consistentes e coerentes com as reflexões teóricas. Esta organização pode favorecer a superação de certas tendências observadas no contexto das reuniões de formação docente: como a tímida abordagem dos materiais disponibilizados e das contradições evidenciadas nas concepções de alfabetização e letramento explicitadas pelas docentes, questões estas que merecem ser problematizadas. Pretende-se com este trabalho contribuir para reflexões sobre alfabetização e letramento de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e expandi-las para os processos de implantação e implementação de políticas públicas.We analyze the proposals for initial reading instruction and literacy in educational policy, with emphasis on its implications in Minas Gerais, and with special interest on continuing education of teachers of early literacy of elementary school of nine years. It is qualitative research, based mainly on the works of Magda Soares, Sergio Leite, Angela Kleiman and on the cultural and historical approach of Vygotsky, of the meetings of continued education, seeks to analyze the proposed conceptual instrumentalization and techniques of teachers' works in a public school of Minas Gerais. We use as procedures the documentary analysis and participative observation in these meetings, aiming to understand the problems investigated, which refers to the concepts of the teachers initial reading instruction and literacy of children and the ways that they discuss them and seek to put them into practice. With the analysis of empirical data, it was possible to identify the place intended to materials provided by the State Department of Education of Minas Gerais to support pedagogical practices (the Journals of the Center for initial reading instruction and Literacy at the Federal University of Minas Gerais - Ceale / UFMG - and the material produced for Educational Intervention Program-PIP), as well as the concepts of the participants of the meetings initial reading instruction and Literacy. The results of this survey indicate the need to structure and reflect on the possibility of collective work in school, contribute to the development of teachers and organize teaching practices more robust and consistent with theoretical reflections. This organization can encouraging the resolution of some trends in the context of teacher training meetings: as the timid approach of materials provided and the contradictions, evident in the conceptions initial reading instruction and Literacy explained by teachers, these issues deserve to be problematized. We intend with this work to contribute in the reflections on alphabetization and literacy of teachers in early years of elementary school and expand them to the processes of deployment and implementation of common policy.PUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasChiacchio, Andrea Maria Martins2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2012-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154601638578507112365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15460Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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