Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forner, Régis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15341
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da Educação Matemática, na formação do professor de Matemática. Tem por objetivo apresentar aos docentes da educação básica e ensino superior as possíveis relações entre a Educação Matemática e a teoria de Paulo Freire, e obter subsídios para discutir sua formação, seja inicial ou continuada. Apresentou-se um breve relato bibliográfico de Paulo Freire, e idéias sobre sua teoria e sobre a Educação Matemática, buscando levantar pontos comuns entre elas. Utilizou-se a História Oral como abordagem metodológica por considerar propícia à busca de novos elementos para a análise pretendida. A entrevista temática possibilitou o levantamento de algumas categorias que mostram o quanto a teoria de Paulo Freire pode contribuir para a formação do professor de Matemática. A pesquisa aponta convergências entre o referencial teórico, relacionado à teoria de Paulo Freire e à Educação Matemática, e a História Oral, visto que, de forma geral, ambos têm como foco o oprimido, e instiga outros caminhos a serem explorados na obra de Paulo Freire que podem contribuir para a Educação Matemática e para a formação do professor de Matemática.
id PUC_CAMP-5_3fcdcd9d8fe15f296d6e2a25b645cb00
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15341
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professorPaulo Freire and teaching mathematics: reflections about teacher formationeducação matemáticaformação de professoresPaulo Freireteaching mathematicsformation of teachersPaulo FreireO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da Educação Matemática, na formação do professor de Matemática. Tem por objetivo apresentar aos docentes da educação básica e ensino superior as possíveis relações entre a Educação Matemática e a teoria de Paulo Freire, e obter subsídios para discutir sua formação, seja inicial ou continuada. Apresentou-se um breve relato bibliográfico de Paulo Freire, e idéias sobre sua teoria e sobre a Educação Matemática, buscando levantar pontos comuns entre elas. Utilizou-se a História Oral como abordagem metodológica por considerar propícia à busca de novos elementos para a análise pretendida. A entrevista temática possibilitou o levantamento de algumas categorias que mostram o quanto a teoria de Paulo Freire pode contribuir para a formação do professor de Matemática. A pesquisa aponta convergências entre o referencial teórico, relacionado à teoria de Paulo Freire e à Educação Matemática, e a História Oral, visto que, de forma geral, ambos têm como foco o oprimido, e instiga outros caminhos a serem explorados na obra de Paulo Freire que podem contribuir para a Educação Matemática e para a formação do professor de Matemática.This work is part of the line of research University, Teaching and Teacher Formation . It investigates the influences of Paulo Freire s theory upon the formation of mathematics teachers from the point of view of eight renowned researchers of the Mathematical Education area. Its objective is to present possible relationships between Mathematical Education and the theory of Paulo Freire to teachers of basic and higher education and to obtain useful material for the discussion of their formation, both initial and continued. A brief bibliography of Paulo Freire, ideas about his theory and teaching Mathematics were presented with the intention of raising points they have in common. The methodological approach of Oral History was used in order to find new elements for the intended analysis. Theme type interviews made it possible to survey some categories that show how much Paulo Freire s theory can contribute to the formation of Mathematics teachers. The study points out convergences between the referred theory related to Paulo Freire s theory and teaching Mathematics and Oral History since in general both focus on the oppressed. The study instigates the exploration of other paths in Paulo Freire s work that could contribute to teaching Mathematics and helping the formation of the Mathematics teacher.PUC-CampinasLopes, Jairo de AraujoPontifícia Universidade Católica de CampinasForner, Régis2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2005-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153419743829885304161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15341Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
Paulo Freire and teaching mathematics: reflections about teacher formation
title Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
spellingShingle Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
Forner, Régis
educação matemática
formação de professores
Paulo Freire
teaching mathematics
formation of teachers
Paulo Freire
title_short Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
title_full Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
title_fullStr Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
title_full_unstemmed Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
title_sort Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
author Forner, Régis
author_facet Forner, Régis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Forner, Régis
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
formação de professores
Paulo Freire
teaching mathematics
formation of teachers
Paulo Freire
topic educação matemática
formação de professores
Paulo Freire
teaching mathematics
formation of teachers
Paulo Freire
description O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da Educação Matemática, na formação do professor de Matemática. Tem por objetivo apresentar aos docentes da educação básica e ensino superior as possíveis relações entre a Educação Matemática e a teoria de Paulo Freire, e obter subsídios para discutir sua formação, seja inicial ou continuada. Apresentou-se um breve relato bibliográfico de Paulo Freire, e idéias sobre sua teoria e sobre a Educação Matemática, buscando levantar pontos comuns entre elas. Utilizou-se a História Oral como abordagem metodológica por considerar propícia à busca de novos elementos para a análise pretendida. A entrevista temática possibilitou o levantamento de algumas categorias que mostram o quanto a teoria de Paulo Freire pode contribuir para a formação do professor de Matemática. A pesquisa aponta convergências entre o referencial teórico, relacionado à teoria de Paulo Freire e à Educação Matemática, e a História Oral, visto que, de forma geral, ambos têm como foco o oprimido, e instiga outros caminhos a serem explorados na obra de Paulo Freire que podem contribuir para a Educação Matemática e para a formação do professor de Matemática.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-07
2022-02-16T18:12:27Z
2022-02-16T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15341
9743829885304161
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15341
identifier_str_mv 9743829885304161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210245366218752