Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Roseli de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15351
Resumo: A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O Brasil vem se esforçando para adequar os programas de educação a distância aos novos paradigmas, mas a realidade é que a evolução da tecnologia e as mudanças paradigmáticas são muito mais rápidas. Nesse sentido, o presente trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: analisar as implicações da tecnologia nos paradigmas que permeiam o desenvolvimento da Educação a Distância na formação continuada de professores; traçar um panorama dos atuais programas governamentais de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância no país e, especificamente, analisar o Projeto Ler e Viver , na tentativa de melhor compreender essa delicada relação entre necessidades contemporâneas reais da Educação a distância e o exercício dessa modalidade de ensino. Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a professores participantes do citado projeto foi possível articular os aspectos da implementação de programas de Educação a Distância na formação de professores e sua relação com o paradigma pós-industrial de educação a distância.
id PUC_CAMP-5_43217c3655ae48d84f4d62295de993da
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15351
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viverformação de professorespolíticas educacionaiseducação a distânciatecnologiateachers trainingeducational policieson-line educationtechnologyA rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O Brasil vem se esforçando para adequar os programas de educação a distância aos novos paradigmas, mas a realidade é que a evolução da tecnologia e as mudanças paradigmáticas são muito mais rápidas. Nesse sentido, o presente trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: analisar as implicações da tecnologia nos paradigmas que permeiam o desenvolvimento da Educação a Distância na formação continuada de professores; traçar um panorama dos atuais programas governamentais de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância no país e, especificamente, analisar o Projeto Ler e Viver , na tentativa de melhor compreender essa delicada relação entre necessidades contemporâneas reais da Educação a distância e o exercício dessa modalidade de ensino. Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a professores participantes do citado projeto foi possível articular os aspectos da implementação de programas de Educação a Distância na formação de professores e sua relação com o paradigma pós-industrial de educação a distância.The high speed of the technology in recent years leaves, for the government and the civil society, the challenge of creating strategies of education in accordance with the modern paradigms to process information. Brazil has been working hard to adapt the programs of on-line education to the new paradigms, but the evolution of technology and the paradigmatic changes are much faster. Thus, the present work bearing the line of research: University, Teaching and Training of Teachers aims to reflect on the implications of the technology in the paradigms that permeate the development of the on-line education in the continuing training of teachers; give an overview of the current government programs of the continuing training for teachers in the form of OLE in Brazil and specifically to analyze the "Read and Living Project", in an attempt to better understand this delicate relationship between real, contemporary needs of the OLE and the practice of this form of teaching. Through a bibliographic research and the application of questionnaires to the teachers of the mentioned project, it was possible to articulate the aspects of the implementation of the OLE programs in the training of teachers and their relation to the post-industrial paradigm of the on-line education.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasCastro, Roseli de2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153515653977654602182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T14:40:45Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15351Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T14:40:45Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
title Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
spellingShingle Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
Castro, Roseli de
formação de professores
políticas educacionais
educação a distância
tecnologia
teachers training
educational policies
on-line education
technology
title_short Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
title_full Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
title_fullStr Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
title_full_unstemmed Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
title_sort Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
author Castro, Roseli de
author_facet Castro, Roseli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Roseli de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
políticas educacionais
educação a distância
tecnologia
teachers training
educational policies
on-line education
technology
topic formação de professores
políticas educacionais
educação a distância
tecnologia
teachers training
educational policies
on-line education
technology
description A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O Brasil vem se esforçando para adequar os programas de educação a distância aos novos paradigmas, mas a realidade é que a evolução da tecnologia e as mudanças paradigmáticas são muito mais rápidas. Nesse sentido, o presente trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: analisar as implicações da tecnologia nos paradigmas que permeiam o desenvolvimento da Educação a Distância na formação continuada de professores; traçar um panorama dos atuais programas governamentais de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância no país e, especificamente, analisar o Projeto Ler e Viver , na tentativa de melhor compreender essa delicada relação entre necessidades contemporâneas reais da Educação a distância e o exercício dessa modalidade de ensino. Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a professores participantes do citado projeto foi possível articular os aspectos da implementação de programas de Educação a Distância na formação de professores e sua relação com o paradigma pós-industrial de educação a distância.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
2022-02-16T18:12:50Z
2022-02-16T18:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15351
5653977654602182
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15351
identifier_str_mv 5653977654602182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415785488547840