Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iára Bittante de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15739
Resumo: O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade de campinas e subdividida em dois grupos, foi selecionada a partir de um grupo de 112 docentes, tendo-se como critério principal, a queixa de três ou mais sintomas vocais. O primeiro grupo foi composto por 22 docentes de escolas particulares e o segundo, por 20 sujeitos de escolas públicas. O estudo constou de três etapas, com utilização de quatro instrumentos. Na primeira, utilizou-se um questionário sobre sintomas vocais a fim ed selecionarmos os sujeitos para compor a amostra final. Para a segunda etapa foi apresentado um questionário de auto-avaliação do desempenho vocal, composto de três partes e, finalmente, para a terceira parte, foram elaborados dois protocolos: um para avaliação da qualidade vocal dos sujeitos e o outro para avaliação das imagens laringoscópicas. Para as análises estatísticas foram utilizados Correlação de Pearson, Teste t independente, Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Fisher.Não foram encontradas diferenças significativas entre professores de escolares particulares e públicas, no que se refere à prevalência de sintomas vocais, alterações de qualidade vocal e desordens laríngeas, as quais se mostraram bastante elevadas em ambos os grupos.Não foram também encontradas diferenças estatisticamente significantes, entre os dois grupos com relação às auto-avaliações de desempenho vocal, com exceção das diferenças significativas encontradas, entre docentes de escola pública, que apresentaram pior avaliação de suas condições físicas de trabalho e melhores avaliações quanto a hábitos de alimentação e hidratação, em relação aos da escola particular. Ressalta-se a relação de significância encontrada, entre a análise perceptivo-auditiva das vozes do sujeitos e as alterações encontradas nas imagens laringoscópicas. Conclui-se da importância de uma visão multidimensional para avaliação vocal do professor.
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