Sentimento de inadequação: estudo fenomenológico-existencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15784 |
Resumo: | É possível identificar fenômenos importantes a serem abordados no que diz respeito ao Sentimento de Inadequação (SI), caracterizado pelo sentimento de desigualdade ou diferença em relação a outras pessoas ou situações diversas. Para isso, o presente trabalho mantém sua atenção voltada para a relação entre sujeito e contexto sociocultural, com o objetivo de compreender o fenômeno de sentir-se inadequado e de como se configuram os possíveis desdobramentos psicológicos dessa situação. A pesquisa, de caráter qualitativo, se embasa no método fenomenológico segundo o estilo de Merleau-Ponty. O trabalho se iniciou de forma teórica, através da análise de literatura popular, manuais diagnósticos e bibliografia científica indexada. A segunda etapa ocorreu a partir da análise descritivo-especulativa de entrevistas participativas abertas realizadas com três adultos. Todos descreveram ao seu modo a presença do SI em suas vidas. Além de detalhes sobre o fenômeno, foram identificados três desdobramentos psicológicos básicos: 1) o Aplainamento da Subjetividade (AS), caracterizado pelo autoquestionamento, isolamento, solidão e, principalmente, pela tentativa de o sujeito de se modificar em função do contexto sociocultural; 2) o Aplainamento da Objetividade (AO), no qual se identificam níveis de agressividade, questionamento do contexto sociocultural e a possível tentativa de modificá-lo, dificultando, por outro lado, o contato com aspectos subjetivos; 3) o Senso de Inadequação (SsI), postura na qual o sujeito assimila o SI de forma reflexiva e criativa, evidenciando a importância do caráter lúdico da existência. Percebeu-se a possibilidade de trânsito entre o AS e o AO, invertendo o foco do aplainamento sem que necessariamente se desenvolvam reflexões significativas. |
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