Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15767 |
Resumo: | O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não há instrumentos disponíveis especificamente para essa população. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi aprimorar a construção da Escala de Identificação de Características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (EICAH/S), a qual compõe-se por 38 afirmações, com quatro opções de respostas do tipo Likert. Para isso, quatro estudos foram propostos: o primeiro, buscou evidências de validade da estrutura interna, envolvendo 485 crianças, provenientes de três diferentes Estados brasileiros, com idades entre 09 e 12 anos. Os resultados obtidos através da análise fatorial confirmatória, mostraram que a estrutura bi fatorial da escala é adequada. No segundo estudo o objetivo foi investigar evidências de validade baseadas nas relações com medidas externas – validade de critério concorrente. A amostra foi composta pelas mesmas crianças do Estudo 1, porém foi dividida em grupo critério (constituída pelas crianças identificadas com AH/S) e grupo controle (crianças não identificadas). Os resultados apontaram para a capacidade de discriminação da escala entre os dois grupos, atingindo o objetivo principal do instrumento. O Estudo 3 almejou encontrar evidências de validade com base nas relações com medidas externas– validade convergente para a EICAH/S, a partir dos resultados das 485 crianças, com idades entre 09 e 12 anos. Porém, nessa etapa foi solicitado que respondessem a EICAH/S e a Bateria de avaliação das altas habilidades/superdotação (BAAH/S). Além disso, esse estudo também contou com a avaliação dos professores de alguns alunos da pesquisa através da Escala de Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S). Os dados entre os instrumentos foram comparados e os resultados indicaram correlações moderadas para a EICAH/S e a BAAH/S e fortes para a EICAH/S e a TIAH/S. E, por fim, o último estudo investigou a fidedignidade da escala, através de sua aplicação em dois momentos diferentes (teste e reteste) em 134 crianças, sendo 66 do sexo feminino e 68 do sexo masculino. Os resultados apontaram para correlações aceitáveis, sugerindo a estabilidade temporal da EICAH/S. Pode-se concluir que os resultados esperados foram atingidos, sugerindo evidências de validade e precisão para o instrumento, de modo que estudos futuros devem ser conduzidos para sua disponibilização para uso profissional. |
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Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricosGiftedness identification scale: new psychometrics studiesSuperdotadosEscalasAvaliação PsicológicaValidade do testePrecisão do testeGiftedScales (testing)Psychological AssessmentTest ValidityTest ReliabilitySuperdotadosEscalasEvaluación PsicológicaValidación de TestPrecisión de TestO reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não há instrumentos disponíveis especificamente para essa população. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi aprimorar a construção da Escala de Identificação de Características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (EICAH/S), a qual compõe-se por 38 afirmações, com quatro opções de respostas do tipo Likert. Para isso, quatro estudos foram propostos: o primeiro, buscou evidências de validade da estrutura interna, envolvendo 485 crianças, provenientes de três diferentes Estados brasileiros, com idades entre 09 e 12 anos. Os resultados obtidos através da análise fatorial confirmatória, mostraram que a estrutura bi fatorial da escala é adequada. No segundo estudo o objetivo foi investigar evidências de validade baseadas nas relações com medidas externas – validade de critério concorrente. A amostra foi composta pelas mesmas crianças do Estudo 1, porém foi dividida em grupo critério (constituída pelas crianças identificadas com AH/S) e grupo controle (crianças não identificadas). Os resultados apontaram para a capacidade de discriminação da escala entre os dois grupos, atingindo o objetivo principal do instrumento. O Estudo 3 almejou encontrar evidências de validade com base nas relações com medidas externas– validade convergente para a EICAH/S, a partir dos resultados das 485 crianças, com idades entre 09 e 12 anos. Porém, nessa etapa foi solicitado que respondessem a EICAH/S e a Bateria de avaliação das altas habilidades/superdotação (BAAH/S). Além disso, esse estudo também contou com a avaliação dos professores de alguns alunos da pesquisa através da Escala de Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S). Os dados entre os instrumentos foram comparados e os resultados indicaram correlações moderadas para a EICAH/S e a BAAH/S e fortes para a EICAH/S e a TIAH/S. E, por fim, o último estudo investigou a fidedignidade da escala, através de sua aplicação em dois momentos diferentes (teste e reteste) em 134 crianças, sendo 66 do sexo feminino e 68 do sexo masculino. Os resultados apontaram para correlações aceitáveis, sugerindo a estabilidade temporal da EICAH/S. Pode-se concluir que os resultados esperados foram atingidos, sugerindo evidências de validade e precisão para o instrumento, de modo que estudos futuros devem ser conduzidos para sua disponibilização para uso profissional.Giftedness has been recognized as a multidimensional construct and it has been amplified its assessment embracing different types of methods. However, contrary to this movement, there are no still available specific instruments to this population. Thus, the goal of this study is to improve the construction of the Scale to Identify Giftedness Characteristics (SIGC), that has 38 affirmations, with four Likert answer options. For this, we performed four studies: in the first, we search for validity evidence based on the internal structure, considering 485 children, from three different Brazilian states, between 09 and 12 years old. The results obtained through confirmatory factorial analysis showed that the bifactorial structure is adequate. In the second study, the aim was to investigate validity evidence based on the relationship with external variables – concurrent criterion type. The same children from Study 1 participated in this study, but they were divided in criterion group (constituted by gifted children) and the control group (children no identified). The results showed the scale’s discrimination capacity between the two groups, reaching the main goal of the instrument. The Study 3 found convergent validity to SIGC, through the result from 485 children, with ages between 09 and 12 years old. In this stage children took SIGC and the Battery for assessment of high abilities/giftedness. Also, teachers evaluated some students from the research with the High Abilities / Gifted Indicators Screening Scale. The data between the instruments were compared and their results indicated moderate correlations to the SIGC and the Battery and strong to the SIGC and the teacher scale. Finally, the last study investigated reliability to the scale, through two different moments (test and retest) in 134 children, being 66 girls and 68 boys. Its results pointed to acceptable correlations, suggesting temporal stability to the SIGC. We concluded that the expected results were reached, providing validity evidences and reliability to the instrument, therefore further studies should be conducted so the instrument can be available to the professional use in the future.El reconocimiento de las altas habilidades / superdotación (AH / S) como un constructo multidimensional ha ampliado sus formas de evaluación y abarcando diferentes tipos de métodos. Sin embargo, contrario a ese movimiento, todavía no hay instrumentos disponibles específicamente para esa población. Por lo tanto, el objetivo del presente trabajo fue mejorar la construcción de la Escala de Identificación de características asociadas a las Altas Habilidades / Superdotación (EICAH / S), la cual se compone de 38 afirmaciones, con cuatro opciones de respuestas del tipo Likert. Para ello, cuatro estudios fueron propuestos: el primero, buscó por evidencias de validez de la estructura interna, involucrando a 485 niños, provenientes de tres diferentes Estados brasileños, con edades entre 09 y 12 años. Los resultados obtenidos a través del análisis factorial confirmatorio, mostraron que la estructura bifactorial de la escala es adecuada. En el segundo estudio el objetivo fue investigar evidencias de validez basadas en las relaciones con medidas externas - validez de criterio concurrente. La muestra fue compuesta por los mismos niños del Estudio 1, pero fue dividida en grupo criterio (constituida por los niños identificados con AH / S) y grupo control (niños no identificados). Los resultados apuntaron a la capacidad de discriminación de la escala entre los dos grupos, alcanzando el objetivo principal del instrumento. El Estudio 3 anheló encontrar evidencia de validez basada en las relaciones con medidas externas-validez convergente para la EICAH / S, a partir de los resultados de los 485 niños, con edades entre los 9 y 12 años. Sin embargo, en esta etapa se le pidió que respondieran a la EICAH / S y la Batería de evaluación de las altas habilidades / superdotación (BAAH / S). Además, este estudio también contó con la evaluación de los profesores de algunos alumnos de la investigación a través de la Escala de Selección de Indicadores de Altas Habilidades / Superdotación (TIAH / S). Los datos entre los instrumentos se compararon y los resultados indicaron correlaciones moderadas para EICAH / S y BAAH / S y fuertes para EICAH / S y TIAH / S. Y, por último, el último estudio investigó la precisión de la escala, a través de su aplicación en dos momentos diferentes (prueba y reteste) en 134 niños, siendo 66 del sexo femenino y 68 del sexo masculino. Los resultados apuntaron a correlaciones aceptables, sugiriendo la estabilidad temporal de la EICAH / S. Se puede concluir que los resultados esperados se alcanzaron, sugiriendo evidencias de validez y precisión para el instrumento, de modo que nuevos estudios futuros deben ser conducidos para su puesta a disposición para uso profesional.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasNakano, Tatiana de CássiaPontifícia Universidade Católica de CampinasBassinello, Priscila Zaia2022-02-16T18:43:54Z2022-02-16T18:43:54Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157673474864113717437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:52Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15767Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:52Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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