A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16180 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e relações diárias estabelecidas, de cidades próximas, em torno de um centro urbano mais consolidado. Toma-se como estudo de caso a cidade de Ribeirão Preto, em uma análise de suas Políticas voltadas ao Transporte Público e Planejamento Cicloviário, a partir da década de 1980, seus reflexos no quadro geral de mobilidade urbana, com foco a um uso específico da bicicleta, por uma população mais pobre, avaliando quais são os impactos destas políticas e da atual condição da cidade, estabelecida como um importante centro urbano, estabelecendo relações diárias crescentes de trocas e fluxos com as cidades vizinhas. |
id |
PUC_CAMP-5_508182be72cebafa7bcb17242d2f819f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16180 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão PretoThe bike and its means in the contemporary city: the case of Ribeirão Preto cityplanejamento cicloviáriobicicletamobilidade Urbanadinâmicas metropolitanasbicycle planningbicycleUrban Mobilitymetropolitan dynamicsO presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e relações diárias estabelecidas, de cidades próximas, em torno de um centro urbano mais consolidado. Toma-se como estudo de caso a cidade de Ribeirão Preto, em uma análise de suas Políticas voltadas ao Transporte Público e Planejamento Cicloviário, a partir da década de 1980, seus reflexos no quadro geral de mobilidade urbana, com foco a um uso específico da bicicleta, por uma população mais pobre, avaliando quais são os impactos destas políticas e da atual condição da cidade, estabelecida como um importante centro urbano, estabelecendo relações diárias crescentes de trocas e fluxos com as cidades vizinhas.This paper proposes a contribution to the understanding of the role of the bicycle in the context of urban mobility, considering features contemporary urbanization, especially dynamic metropolitan travel and everyday relationships established in nearby towns around an urban center consolidation. Take as a case study the city of Ribeirão Preto, in an analysis of its policies aiming to Public Transport and bicycle planning, from the 1980s, its impact in the overall urban mobility, with a focus on a specific use of bicycle, a poorer population, assessing what the impacts of these policies and the current condition of the city, established as a major urban center, establishing relationships and daily increasing trade flows with neighboring cities.PUC-CampinasBenfatti, Denio MuniaPontifícia Universidade Católica de CampinasTiago, Jadiel Wylliam2022-02-17T16:04:46Z2022-02-17T16:04:46Z2013-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/161800866870441845625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:27:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16180Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:27:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto The bike and its means in the contemporary city: the case of Ribeirão Preto city |
title |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
spellingShingle |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto Tiago, Jadiel Wylliam planejamento cicloviário bicicleta mobilidade Urbana dinâmicas metropolitanas bicycle planning bicycle Urban Mobility metropolitan dynamics |
title_short |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
title_full |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
title_fullStr |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
title_full_unstemmed |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
title_sort |
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto |
author |
Tiago, Jadiel Wylliam |
author_facet |
Tiago, Jadiel Wylliam |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Benfatti, Denio Munia Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiago, Jadiel Wylliam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento cicloviário bicicleta mobilidade Urbana dinâmicas metropolitanas bicycle planning bicycle Urban Mobility metropolitan dynamics |
topic |
planejamento cicloviário bicicleta mobilidade Urbana dinâmicas metropolitanas bicycle planning bicycle Urban Mobility metropolitan dynamics |
description |
O presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e relações diárias estabelecidas, de cidades próximas, em torno de um centro urbano mais consolidado. Toma-se como estudo de caso a cidade de Ribeirão Preto, em uma análise de suas Políticas voltadas ao Transporte Público e Planejamento Cicloviário, a partir da década de 1980, seus reflexos no quadro geral de mobilidade urbana, com foco a um uso específico da bicicleta, por uma população mais pobre, avaliando quais são os impactos destas políticas e da atual condição da cidade, estabelecida como um importante centro urbano, estabelecendo relações diárias crescentes de trocas e fluxos com as cidades vizinhas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-24 2022-02-17T16:04:46Z 2022-02-17T16:04:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16180 0866870441845625 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16180 |
identifier_str_mv |
0866870441845625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210254401798144 |