Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422 |
Resumo: | A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário. |
id |
UFGD-2_80395eed7e2ef81547ef260777e9bd17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5422 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Altran, Daniele Araujo0000-0003-3452-7452http://lattes.cnpq.br/0224624939865158Barboza, Christian Souzahttp://lattes.cnpq.br/8152750102485813Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/1273120262341923Baracat, Lucas Alves2023-04-14T17:12:46Z2023-04-14T17:12:46Z2021-11-16BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.The bicycle is considered a sustainable means of transport, as it does not emit polluting gases during the journey and can also be an economical and facilitated alternative to the unbridled traffic of motor vehicles that increasingly occupy and congest city streets. As a way to seek and encourage nonmotorized means of transport, this work aims to analyze the cycling potential of the city of Dourados in the state of Mato Grosso do Sul, more specifically for two important avenues: Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres. The study was divided into two stages. In the first one, a study about the characteristics of the city was approached in a more comprehensive way, analyzing criteria such as relief, climate and size, obtaining a certain level of potential. In the second stage, data and information were collected for each of the two avenues in question, scoring according to the criteria of technical feasibility, road safety, ease of bicycles, adaptability and spatial and environmental quality, obtaining the results of partial potentials for each of these criteria in each avenue. Thus, the results obtained were satisfactory for the first stage, resulting in a very high cycling potential for the city, and also satisfactory for the second stage, more specifically for Marcelino Pires avenue which received high cycling potential, whereas Weimar Gonçalves Torres avenue obtained an average capability. In the end, this work can also help the city's public bodies in the planning and development of future cycle transport routes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-04-14T17:12:46Z No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-14T17:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5) Previous issue date: 2021-11-16porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTransporte cicloviárioMobilidade urbanaBicicletaBicycle transportationUrban mobilityBicyclePotencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, BrasilCycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTLucasAlvesBaracat.pdf.txtLucasAlvesBaracat.pdf.txtExtracted texttext/plain45944https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/3/LucasAlvesBaracat.pdf.txt4cc47e549cc501b9000c0ad0bffa5b3eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALLucasAlvesBaracat.pdfLucasAlvesBaracat.pdfapplication/pdf1288406https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/1/LucasAlvesBaracat.pdf2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417cMD51prefix/54222023-09-14 03:05:16.184oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:05:16Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil |
title |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
spellingShingle |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil Baracat, Lucas Alves CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Transporte cicloviário Mobilidade urbana Bicicleta Bicycle transportation Urban mobility Bicycle |
title_short |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
title_full |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
title_fullStr |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
title_full_unstemmed |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
title_sort |
Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil |
author |
Baracat, Lucas Alves |
author_facet |
Baracat, Lucas Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Altran, Daniele Araujo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
0000-0003-3452-7452 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0224624939865158 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barboza, Christian Souza |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8152750102485813 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1273120262341923 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baracat, Lucas Alves |
contributor_str_mv |
Altran, Daniele Araujo Barboza, Christian Souza Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Transporte cicloviário Mobilidade urbana Bicicleta Bicycle transportation Urban mobility Bicycle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte cicloviário Mobilidade urbana Bicicleta |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bicycle transportation Urban mobility Bicycle |
description |
A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T17:12:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-14T17:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422 |
identifier_str_mv |
BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/3/LucasAlvesBaracat.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/1/LucasAlvesBaracat.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cc47e549cc501b9000c0ad0bffa5b3e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823225192705425408 |