Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baracat, Lucas Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
Resumo: A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.
id UFGD-2_80395eed7e2ef81547ef260777e9bd17
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5422
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Altran, Daniele Araujo0000-0003-3452-7452http://lattes.cnpq.br/0224624939865158Barboza, Christian Souzahttp://lattes.cnpq.br/8152750102485813Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/1273120262341923Baracat, Lucas Alves2023-04-14T17:12:46Z2023-04-14T17:12:46Z2021-11-16BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.The bicycle is considered a sustainable means of transport, as it does not emit polluting gases during the journey and can also be an economical and facilitated alternative to the unbridled traffic of motor vehicles that increasingly occupy and congest city streets. As a way to seek and encourage nonmotorized means of transport, this work aims to analyze the cycling potential of the city of Dourados in the state of Mato Grosso do Sul, more specifically for two important avenues: Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres. The study was divided into two stages. In the first one, a study about the characteristics of the city was approached in a more comprehensive way, analyzing criteria such as relief, climate and size, obtaining a certain level of potential. In the second stage, data and information were collected for each of the two avenues in question, scoring according to the criteria of technical feasibility, road safety, ease of bicycles, adaptability and spatial and environmental quality, obtaining the results of partial potentials for each of these criteria in each avenue. Thus, the results obtained were satisfactory for the first stage, resulting in a very high cycling potential for the city, and also satisfactory for the second stage, more specifically for Marcelino Pires avenue which received high cycling potential, whereas Weimar Gonçalves Torres avenue obtained an average capability. In the end, this work can also help the city's public bodies in the planning and development of future cycle transport routes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-04-14T17:12:46Z No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-14T17:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5) Previous issue date: 2021-11-16porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTransporte cicloviárioMobilidade urbanaBicicletaBicycle transportationUrban mobilityBicyclePotencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, BrasilCycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTLucasAlvesBaracat.pdf.txtLucasAlvesBaracat.pdf.txtExtracted texttext/plain45944https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/3/LucasAlvesBaracat.pdf.txt4cc47e549cc501b9000c0ad0bffa5b3eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALLucasAlvesBaracat.pdfLucasAlvesBaracat.pdfapplication/pdf1288406https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/1/LucasAlvesBaracat.pdf2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417cMD51prefix/54222023-09-14 03:05:16.184oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:05:16Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil
title Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
spellingShingle Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
Baracat, Lucas Alves
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transporte cicloviário
Mobilidade urbana
Bicicleta
Bicycle transportation
Urban mobility
Bicycle
title_short Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
title_full Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
title_fullStr Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
title_full_unstemmed Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
title_sort Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
author Baracat, Lucas Alves
author_facet Baracat, Lucas Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Altran, Daniele Araujo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0000-0003-3452-7452
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0224624939865158
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barboza, Christian Souza
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8152750102485813
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1273120262341923
dc.contributor.author.fl_str_mv Baracat, Lucas Alves
contributor_str_mv Altran, Daniele Araujo
Barboza, Christian Souza
Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transporte cicloviário
Mobilidade urbana
Bicicleta
Bicycle transportation
Urban mobility
Bicycle
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte cicloviário
Mobilidade urbana
Bicicleta
dc.subject.eng.fl_str_mv Bicycle transportation
Urban mobility
Bicycle
description A bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T17:12:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T17:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
identifier_str_mv BARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/3/LucasAlvesBaracat.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5422/1/LucasAlvesBaracat.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cc47e549cc501b9000c0ad0bffa5b3e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823225192705425408