Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Rodrigo Hipólito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15754
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por exemplo, as tecnologias são empregadas não somente devido ao seu potencial de apoiar à aprendizagem, mas também porque farão parte do cotidiano do futuro profissional. Contudo, para que as tecnologias cumpram seu papel de aliadas do processo de aprendizagem, é importante considerar as diferenças individuais dos estudantes ao aprender, ou seja, seus estilos de aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os estilos de aprendizagem em situações de uso das tecnologias da informação e comunicação, em especial de estudantes universitários de administração. Para tanto, foram desenvolvidos quatro estudos. O primeiro estudo compreendeu a construção de uma escala de estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias e sua validação por juízes, dois doutores e dois doutorandos em psicologia, tendo em vista a busca por evidências de validade baseadas no conteúdo. O segundo estudo tratou da informatização da escala, com o uso de ferramentas de software gratuitas, e do teste de funcionamento da escala informatizada em uma amostra de 120 estudantes universitários de administração. O terceiro estudo buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna da escala, em uma amostra de 378 estudantes universitários. Por fim, o quarto estudo comparou os estilos de aprendizagem de 322 estudantes universitários de administração, distribuídos em administração “pura”, administração com linha de formação em comércio exterior e administração com linha de formação em logística e serviços, considerando as variáveis gênero e linha de formação. De um modo geral, os estudos resultaram na proposição de um novo modelo teórico, denominado Modelo de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, composto pelos estilos teórico, pragmático, de interação com o meio e de interação através do meio, bem como em um instrumento informatizado, denominado Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias. A aplicação do instrumento em estudantes universitários de administração mostrou haver influência significativa da interação entre as variáveis gênero e linha de formação no estilo teórico, a favor dos estudantes de logística e serviços do gênero feminino e dos estudantes de comércio exterior do gênero masculino.
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Contudo, para que as tecnologias cumpram seu papel de aliadas do processo de aprendizagem, é importante considerar as diferenças individuais dos estudantes ao aprender, ou seja, seus estilos de aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os estilos de aprendizagem em situações de uso das tecnologias da informação e comunicação, em especial de estudantes universitários de administração. Para tanto, foram desenvolvidos quatro estudos. O primeiro estudo compreendeu a construção de uma escala de estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias e sua validação por juízes, dois doutores e dois doutorandos em psicologia, tendo em vista a busca por evidências de validade baseadas no conteúdo. O segundo estudo tratou da informatização da escala, com o uso de ferramentas de software gratuitas, e do teste de funcionamento da escala informatizada em uma amostra de 120 estudantes universitários de administração. O terceiro estudo buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna da escala, em uma amostra de 378 estudantes universitários. Por fim, o quarto estudo comparou os estilos de aprendizagem de 322 estudantes universitários de administração, distribuídos em administração “pura”, administração com linha de formação em comércio exterior e administração com linha de formação em logística e serviços, considerando as variáveis gênero e linha de formação. De um modo geral, os estudos resultaram na proposição de um novo modelo teórico, denominado Modelo de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, composto pelos estilos teórico, pragmático, de interação com o meio e de interação através do meio, bem como em um instrumento informatizado, denominado Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias. A aplicação do instrumento em estudantes universitários de administração mostrou haver influência significativa da interação entre as variáveis gênero e linha de formação no estilo teórico, a favor dos estudantes de logística e serviços do gênero feminino e dos estudantes de comércio exterior do gênero masculino.Information and communication technologies have been increasingly used to support the learning of university students both inside and outside universities. In undergraduate courses of business administration, for example, Technologies are used not only because of their potential to support learning, but also because they will be part of the everyday life of the future professional. However, in order for technologies to fulfill their role as allies in the learning process, it is important to consider the individual differences of learners, that is, their learning styles. The main objective of this research was to investigate the learning styles in situations of information and communication technologies use, especially by undergraduate students of administration. For that, four studies were developed. The first study comprised the construction of a scale of learning styles in technology use situations and its validation by judges, two doctors and two doctoral students in psychology, in order to search for evidence of validity based on content. The second study dealt with the computerization of the scale, using free software tools, and the computerized scale test in a sample of 120 college students. The third study sought evidence of validity based on the internal structure of the scale, in a sample of 378 university students. Finally, the fourth study compared the learning styles of 322 undergraduate students of administration, distributed in "pure" administration, foreign trade and logistics and services, considering the variables gender and specificity of course formation. In general, the studies resulted in the proposition of a new theoretical model, called Learning Styles in Technologies Use Situations Model, composed by the theoretical, pragmatic, interaction with the medium and interaction through the medium styles, as well as in a computerized instrument, called the Learning Styles in Technologies Use Situations Scale. The instrument application in undergraduate students of administration showed that there is a significant influence of the interaction between the variables gender and specific formation only in the theoretical style, in favor of the logistics and services students of the feminine gender and the foreign trade students of the male gender.Las tecnologías de la información y comunicación se han utilizado cada vez más para apoyar el aprendizaje de los estudiantes universitarios, tanto dentro como fuera de las universidades. En los cursos de administración, por ejemplo, las tecnologías se utilizan no sólo debido a su potencial para apoyar el aprendizaje, sino también porque serán parte del trabajo diario del futuro profesional. Sin embargo, de manera que las tecnologías pueden cumplir su papel de aliados del proceso de aprendizaje, es importante tener en cuenta las diferencias individuales de los estudiantes para aprender, es decir, sus estilos de aprendizaje. El objetivo principal de este estudio fue investigar los estilos de aprendizaje en situaciones de uso de tecnologías de la información y comunicación, especialmente de estudiantes universitarios de administración. Para ello, se desarrollaron cuatro estudios. El primer estudio incluyó la construcción de una gama de estilos de aprendizaje en situaciones de uso de las tecnologías y su validación por jueces, dos doctores y dos estudiantes de doctorado en psicología, con el fin de buscar pruebas de validez en función del contenido. El segundo estudio trató de la informatización de la escala, con el uso de herramientas de software libre, y la prueba de ejecución de la escala computarizada sobre una muestra de 120 estudiantes universitarios de administración. El tercer estudio buscó pruebas de validez en base a la estructura interna de la escala en una muestra de 378 estudiantes universitarios. Por último, el cuarto estudio comparó los estilos de aprendizaje de 322 estudiantes universitarios de administración, distribuidos em administración "pura", comercio exterior, bien como logística y servicios, teniendo en cuenta las variables género y formación específica. En general, los estudios resultaron en proponer un nuevo modelo teórico, llamado Modelo de Estilos de Aprendizaje en Situaciones de Uso de Technologías, compuesto por los estilos teórico, pragmático, de interacción con el medio y de interacción a través del medio, y en un instrumento computarizado llamado Escala de Estilos de Aprendizaje en Situaciones de Uso de Technologías. La aplicación del instrumentos en estudiantes de administración mostró que existe una influencia significativa de la interacción entre las variables género y formación específica en el estilo teórico, a favor de los estudiantes de logística y servicios del género femenino y los estudiantes de comercio exterior del género masculino.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasRoza, Rodrigo Hipólito2022-02-16T18:43:53Z2022-02-16T18:43:53Z2017-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157544927093770088541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:58Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15754Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:58Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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