Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezarini, Agnaldo Ronie
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16425
Resumo: Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito à consideração das percepções de docentes e discentes de escolas públicas sobre o ensino de Filosofia à luz de Aristóteles, que a rigor estabelece que o agir ético, o da reta razão se faz por meio das virtudes e, assim o recorte para esta pesquisa diz respeito à base teórica da investigação, ou seja, sobre o conceito de amizade, justiça e liberdade em Aristóteles. Estes conceitos são desenvolvidos na obra Ética a Nicômaco. O problema desta pesquisa consiste na pergunta: Qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? No que se refere ao referencial teórico, o olhar utilizado para a análise das informações levará em consideração virtudes e o pensamento de Aristóteles. Os objetivos consistem em compreender se o ensino de filosofia das Escolas Estaduais da Diretoria Campinas Leste está pautado sobre a Ética de Aristóteles no que se refere às questões relativas à liberdade, à amizade e à justiça. Quanto aos procedimentos metodológicos serão utilizados a revisão bibliográfica de modo a caracterizar o ensino de filosofia, seu contexto histórico e sua configuração no Ensino Médio para além das questões Legais que o ampara e, em seguida, a ética aristotélica na ação de conceituar a ética nos quesitos da concepção do estagirita, da ética em relação à eudaimonia e da relação entre a ética e a educação e, além disso, uma pesquisa empírica pautada em um questionário fechado aplicado em cinco escolas da Diretoria de Ensino Campinas Leste, sendo duas de periferia, duas de Tempo Integral e uma da região central, especificamente uma turma da 3ª série do ensino médio e o docente de filosofia de cada uma dessas escolas. A amostra desta pesquisa foi de cento e sessenta e oito discentes e cinco docentes para o instrumento questionário, dois docentes para o instrumento entrevista e dois grupos de seis alunos para o grupo focal. A hipótese para esta pesquisa era de que os discentes desconhecem a concepção da ética aristotélica, cabendo quiçá uma concepção parcial da ética do filósofo Aristóteles. Com a análise dos resultados obtidos com os instrumentos citados, não houve confirmação da hipótese , que se classificou, portanto, como rechaçada, uma vez que, o ensino de filosofia no que se refere à ética Aristotélica, está fundamentado tendo os docentes e discentes a percepção do agir virtuoso e para com a reta razão pautados na concepção Aristotélica, cabendo apenas para os discentes o antagonismo na ação.
id PUC_CAMP-5_598fcf7925cae000022aefa3fca79984
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16425
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SPEthics Aristotelian school: philosophy of teaching analysis from perceptions of teachers and students and public schools in Campinas SP.Ensino de filosofiaÉtica aristotélicaVirtudesFormação ética.Philosophy teachingAristotelian ethicsVirtuesEthical training.Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito à consideração das percepções de docentes e discentes de escolas públicas sobre o ensino de Filosofia à luz de Aristóteles, que a rigor estabelece que o agir ético, o da reta razão se faz por meio das virtudes e, assim o recorte para esta pesquisa diz respeito à base teórica da investigação, ou seja, sobre o conceito de amizade, justiça e liberdade em Aristóteles. Estes conceitos são desenvolvidos na obra Ética a Nicômaco. O problema desta pesquisa consiste na pergunta: Qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? No que se refere ao referencial teórico, o olhar utilizado para a análise das informações levará em consideração virtudes e o pensamento de Aristóteles. Os objetivos consistem em compreender se o ensino de filosofia das Escolas Estaduais da Diretoria Campinas Leste está pautado sobre a Ética de Aristóteles no que se refere às questões relativas à liberdade, à amizade e à justiça. Quanto aos procedimentos metodológicos serão utilizados a revisão bibliográfica de modo a caracterizar o ensino de filosofia, seu contexto histórico e sua configuração no Ensino Médio para além das questões Legais que o ampara e, em seguida, a ética aristotélica na ação de conceituar a ética nos quesitos da concepção do estagirita, da ética em relação à eudaimonia e da relação entre a ética e a educação e, além disso, uma pesquisa empírica pautada em um questionário fechado aplicado em cinco escolas da Diretoria de Ensino Campinas Leste, sendo duas de periferia, duas de Tempo Integral e uma da região central, especificamente uma turma da 3ª série do ensino médio e o docente de filosofia de cada uma dessas escolas. A amostra desta pesquisa foi de cento e sessenta e oito discentes e cinco docentes para o instrumento questionário, dois docentes para o instrumento entrevista e dois grupos de seis alunos para o grupo focal. A hipótese para esta pesquisa era de que os discentes desconhecem a concepção da ética aristotélica, cabendo quiçá uma concepção parcial da ética do filósofo Aristóteles. Com a análise dos resultados obtidos com os instrumentos citados, não houve confirmação da hipótese , que se classificou, portanto, como rechaçada, uma vez que, o ensino de filosofia no que se refere à ética Aristotélica, está fundamentado tendo os docentes e discentes a percepção do agir virtuoso e para com a reta razão pautados na concepção Aristotélica, cabendo apenas para os discentes o antagonismo na ação.This dissertation deals with the teaching of Philosophy, which, based on Law 11684 of 2008, determined its compulsory education in the whole country. In spite of the fact that the research concerns the consideration of the perceptions of teachers and students of public schools about the teaching of Philosophy in the light of Aristotle, which strictly states that ethical action, that of right reason is done by means of Virtues, and thus the cut for this research concerns the theoretical basis of research, that is, about the concept of friendship, justice and freedom in Aristotle. These concepts are developed in the Nicomachean Ethics work. The problem of this research is the question: What is the perception of teachers and students of the Board of Education of Campinas Leste about Aristotelian ethics? Regarding the theoretical reference, the look used for the analysis of information will take into account virtues and the thinking of Aristotle. The objectives are to understand if the teaching of philosophy of the State Schools of the Campinas Leste Board is based on the Ethics of Aristotle with regard to issues related to freedom, friendship and justice. As for the methodological procedures, the bibliographic review will be used in order to characterize the teaching of philosophy, its historical context and its configuration in High School beyond the legal issues that support it, and then the Aristotelian ethics in the action of conceptualizing ethics in Stagirita conceptions, ethics in relation to eudaimonia and the relationship between ethics and education and, moreover, an empirical research based on a closed questionnaire applied in five schools of the Board of Education Campinas Leste, two of the periphery, Two of Tempo Integral and one of the central region, specifically a 3rd grade high school class and the philosophy teacher from each of these schools. The sample of this research was one hundred and sixty-eight students and five teachers for the instrument questionnaire, two teachers for the interview instrument and two groups of six students for the focus group. The hypothesis for this research was that the students are unaware of the conception of Aristotelian ethics, perhaps a partial conception of the ethics of the philosopher Aristotle. With the analysis of the results obtained with the cited instruments, there was no confirmation of the hypothesis, which was therefore classified as rejection, since the teaching of philosophy regarding Aristotelian ethics is based on teachers and students Perception of the virtuous act and to the straight reason based on the Aristotelian conception, being only fit for the students the antagonism in the action.PUC-CampinasMendonça, SamuelPontifícia Universidade Católica de CampinasPezarini, Agnaldo Ronie2022-02-22T11:34:23Z2022-02-22T11:34:23Z2017-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164252576816920407278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16425Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
Ethics Aristotelian school: philosophy of teaching analysis from perceptions of teachers and students and public schools in Campinas SP.
title Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
spellingShingle Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
Pezarini, Agnaldo Ronie
Ensino de filosofia
Ética aristotélica
Virtudes
Formação ética.
Philosophy teaching
Aristotelian ethics
Virtues
Ethical training.
title_short Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
title_full Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
title_fullStr Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
title_full_unstemmed Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
title_sort Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
author Pezarini, Agnaldo Ronie
author_facet Pezarini, Agnaldo Ronie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Samuel
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezarini, Agnaldo Ronie
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Ética aristotélica
Virtudes
Formação ética.
Philosophy teaching
Aristotelian ethics
Virtues
Ethical training.
topic Ensino de filosofia
Ética aristotélica
Virtudes
Formação ética.
Philosophy teaching
Aristotelian ethics
Virtues
Ethical training.
description Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito à consideração das percepções de docentes e discentes de escolas públicas sobre o ensino de Filosofia à luz de Aristóteles, que a rigor estabelece que o agir ético, o da reta razão se faz por meio das virtudes e, assim o recorte para esta pesquisa diz respeito à base teórica da investigação, ou seja, sobre o conceito de amizade, justiça e liberdade em Aristóteles. Estes conceitos são desenvolvidos na obra Ética a Nicômaco. O problema desta pesquisa consiste na pergunta: Qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? No que se refere ao referencial teórico, o olhar utilizado para a análise das informações levará em consideração virtudes e o pensamento de Aristóteles. Os objetivos consistem em compreender se o ensino de filosofia das Escolas Estaduais da Diretoria Campinas Leste está pautado sobre a Ética de Aristóteles no que se refere às questões relativas à liberdade, à amizade e à justiça. Quanto aos procedimentos metodológicos serão utilizados a revisão bibliográfica de modo a caracterizar o ensino de filosofia, seu contexto histórico e sua configuração no Ensino Médio para além das questões Legais que o ampara e, em seguida, a ética aristotélica na ação de conceituar a ética nos quesitos da concepção do estagirita, da ética em relação à eudaimonia e da relação entre a ética e a educação e, além disso, uma pesquisa empírica pautada em um questionário fechado aplicado em cinco escolas da Diretoria de Ensino Campinas Leste, sendo duas de periferia, duas de Tempo Integral e uma da região central, especificamente uma turma da 3ª série do ensino médio e o docente de filosofia de cada uma dessas escolas. A amostra desta pesquisa foi de cento e sessenta e oito discentes e cinco docentes para o instrumento questionário, dois docentes para o instrumento entrevista e dois grupos de seis alunos para o grupo focal. A hipótese para esta pesquisa era de que os discentes desconhecem a concepção da ética aristotélica, cabendo quiçá uma concepção parcial da ética do filósofo Aristóteles. Com a análise dos resultados obtidos com os instrumentos citados, não houve confirmação da hipótese , que se classificou, portanto, como rechaçada, uma vez que, o ensino de filosofia no que se refere à ética Aristotélica, está fundamentado tendo os docentes e discentes a percepção do agir virtuoso e para com a reta razão pautados na concepção Aristotélica, cabendo apenas para os discentes o antagonismo na ação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20
2022-02-22T11:34:23Z
2022-02-22T11:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16425
2576816920407278
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16425
identifier_str_mv 2576816920407278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210243497656320