A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paderes, Adriana Marques
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15380
Resumo: Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à análise da avaliação e das diferenciadas metodologias utilizadas no momento de sua prática, apontando a relação professor-aluno nessa etapa do processo ensino-aprendizagem. Pretendeu-se identificar as dificuldades presentes na prática da avaliação e verificar se a formação do docente interfere nas escolhas de suas práticas avaliativas. A pesquisa realizou-se em uma instituição de ensino superior privada, no interior do Estado de São Paulo e envolveu dois cursos: Ciências Contábeis e Pedagogia. Por se tratar da avaliação, tanto docentes quanto discentes foram sujeitos. Participaram de uma entrevista semi-estruturada e apontaram seus pareceres acerca da avaliação. Constatou-se que professores e alunos apresentam reflexões que divergem em alguns aspectos e se aproximam em outros no que diz respeito ao objeto deste estudo. Apontam as práticas avaliativas inovadoras como parte do processo do qual participam, mas atribuem à avaliação aspectos pontuais e negativos, como um reflexo de toda uma vida acadêmica. Os docentes reconheceram que suas escolhas quanto às práticas avaliativas pouco se vinculam à sua formação, mas sim à sua concepção de vida e de mundo. Os resultados obtidos sugerem que a instituição favoreça as práticas avaliativas diferenciadas, visto que professores e estudantes as concebem como propostas ideais para a efetiva aprendizagem.
id PUC_CAMP-5_5c7fb43d63c7923f956f810e0716941f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15380
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superiorThe evaluation process as a pedagogical practice at the universityavaliaçãoformação de professoresmetodologiaevaluationteacher s developmentmethodologyEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à análise da avaliação e das diferenciadas metodologias utilizadas no momento de sua prática, apontando a relação professor-aluno nessa etapa do processo ensino-aprendizagem. Pretendeu-se identificar as dificuldades presentes na prática da avaliação e verificar se a formação do docente interfere nas escolhas de suas práticas avaliativas. A pesquisa realizou-se em uma instituição de ensino superior privada, no interior do Estado de São Paulo e envolveu dois cursos: Ciências Contábeis e Pedagogia. Por se tratar da avaliação, tanto docentes quanto discentes foram sujeitos. Participaram de uma entrevista semi-estruturada e apontaram seus pareceres acerca da avaliação. Constatou-se que professores e alunos apresentam reflexões que divergem em alguns aspectos e se aproximam em outros no que diz respeito ao objeto deste estudo. Apontam as práticas avaliativas inovadoras como parte do processo do qual participam, mas atribuem à avaliação aspectos pontuais e negativos, como um reflexo de toda uma vida acadêmica. Os docentes reconheceram que suas escolhas quanto às práticas avaliativas pouco se vinculam à sua formação, mas sim à sua concepção de vida e de mundo. Os resultados obtidos sugerem que a instituição favoreça as práticas avaliativas diferenciadas, visto que professores e estudantes as concebem como propostas ideais para a efetiva aprendizagem.This study is related to a research theme called: University, Teaching and Teacher s Development and concerns the evaluation of the learning process. The goals that lead this research are linked to Teacher s Development, to the analysis of evaluation and to the different methodologies applied while evaluating; pointing out the relationship between teacher-student at this stage of the teaching-learning process. It was intended to identify the difficulties during the evaluation practice and to verify if the Professor s academic background interferes in the choices of his/her evaluation practice. The research took place at a private university in the state of São Paulo and two courses were involved - Accountancy and Pedagogy and both Professors and students roles were focused in this study. They participated in a semi-structured interview and pointed out their opinions about the evaluation process at a university level. It was seen that Professors and students presented considerations that diverge in some aspects and converge in others, in what refers to the object of this study. They also presented some innovative practices of evaluation as a part of the process in which they participate, but they attribute to the evaluation, in a broader perspective, aspects that are very precise and negative as a reflex of a whole academic life. The Professors, specifically, recognized that their choices for the evaluation practices are linked to their academic background in a very subtle way but very strongly when comparing to their conception of life and world. The results found suggest that the university sponsor different evaluation practices for Professors and students conceive them as ideal proposals for an effective learning process.PUC-CampinasMachado, Vera Lúcia de CarvalhoPontifícia Universidade Católica de CampinasPaderes, Adriana Marques2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2007-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153808046538534775784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15380Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
The evaluation process as a pedagogical practice at the university
title A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
spellingShingle A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
Paderes, Adriana Marques
avaliação
formação de professores
metodologia
evaluation
teacher s development
methodology
title_short A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
title_full A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
title_fullStr A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
title_sort A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
author Paderes, Adriana Marques
author_facet Paderes, Adriana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Paderes, Adriana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
formação de professores
metodologia
evaluation
teacher s development
methodology
topic avaliação
formação de professores
metodologia
evaluation
teacher s development
methodology
description Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à análise da avaliação e das diferenciadas metodologias utilizadas no momento de sua prática, apontando a relação professor-aluno nessa etapa do processo ensino-aprendizagem. Pretendeu-se identificar as dificuldades presentes na prática da avaliação e verificar se a formação do docente interfere nas escolhas de suas práticas avaliativas. A pesquisa realizou-se em uma instituição de ensino superior privada, no interior do Estado de São Paulo e envolveu dois cursos: Ciências Contábeis e Pedagogia. Por se tratar da avaliação, tanto docentes quanto discentes foram sujeitos. Participaram de uma entrevista semi-estruturada e apontaram seus pareceres acerca da avaliação. Constatou-se que professores e alunos apresentam reflexões que divergem em alguns aspectos e se aproximam em outros no que diz respeito ao objeto deste estudo. Apontam as práticas avaliativas inovadoras como parte do processo do qual participam, mas atribuem à avaliação aspectos pontuais e negativos, como um reflexo de toda uma vida acadêmica. Os docentes reconheceram que suas escolhas quanto às práticas avaliativas pouco se vinculam à sua formação, mas sim à sua concepção de vida e de mundo. Os resultados obtidos sugerem que a instituição favoreça as práticas avaliativas diferenciadas, visto que professores e estudantes as concebem como propostas ideais para a efetiva aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-27
2022-02-16T18:13:14Z
2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15380
8046538534775784
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15380
identifier_str_mv 8046538534775784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210238380605440