As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jamires Monteiro da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829
Resumo: O presente estudo tern por tema as praticas pedagogicas do professor de geografia no ensino medio. Diante da real id ad e questionada sobre os instrumentos didaticos utilizados no ensino de geografia optamos por estudar as experiencias e praticas vivenciadas pelos educadores na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Medio Professor Crispim Coelho da cidade de Cajazeiras- PB. O objetivo de estudo e identificar as praticas dos educadores de geografia no ensino medio. Caracterizar as metodologias utilizadas pelos professores, correlacionar a metodologia com o conteudo especifico e verificar o uso dos recursos tecnologicos nas aulas de geografia. A pesquisa investigou educadores e educandos do ensino medio em tres turnos (manha, tarde e noite), no que diz respeito as praticas pedagogicas do educador do ensino de geografia. Dessa forma o primeiro capitulo faz uma analise sobre o ensino de geografia desde os jesuitas ate os dias atuais. Assim procuramos apresentar de forma clara e contextualizada o conteudo da discipline de geografia "sob" diferentes pontos. No segundo capitulo apresentamos o percurso metodologico na busca de uma melhor explicagao e compreensao dos objetos em estudo. A metodologia do estudo do caso, os sujeitos da pesquisa, e por fim os instrumentos da coleta de dados. O terceiro capitulo apresenta os relatos dos educadores e educandos, seguido das conclusoes. Sendo assim concluimos que o professor e de fundamental importancia no processo de ensino e aprendizagem, e deve procurar maneiras de ampliar as metodologias para lecionar os conteudos de geografia. Dependendo da metodologia de ensino que ele utilizara podera proporcionar aula criativa e dinamica que possa despertar nos alunos momentos de prazer ao estudar. O professor deve estar repensando a sua pratica, pois estara contribuindo na formacao dos cidadaos mais conscientes e criticos.
id UFCG_16059e12019af4ec3cde19fe4ca805f8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12829
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.The pedagogical practices of the geography teacher in high school.Geografia- metodologiaMetodologia - ensino de geografiaProfessor de Geografia- metodologia de ensinoGeography - methodologyMethodology - geography teachingGeography teacher - teaching methodologyLicenciatura em Geografia.O presente estudo tern por tema as praticas pedagogicas do professor de geografia no ensino medio. Diante da real id ad e questionada sobre os instrumentos didaticos utilizados no ensino de geografia optamos por estudar as experiencias e praticas vivenciadas pelos educadores na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Medio Professor Crispim Coelho da cidade de Cajazeiras- PB. O objetivo de estudo e identificar as praticas dos educadores de geografia no ensino medio. Caracterizar as metodologias utilizadas pelos professores, correlacionar a metodologia com o conteudo especifico e verificar o uso dos recursos tecnologicos nas aulas de geografia. A pesquisa investigou educadores e educandos do ensino medio em tres turnos (manha, tarde e noite), no que diz respeito as praticas pedagogicas do educador do ensino de geografia. Dessa forma o primeiro capitulo faz uma analise sobre o ensino de geografia desde os jesuitas ate os dias atuais. Assim procuramos apresentar de forma clara e contextualizada o conteudo da discipline de geografia "sob" diferentes pontos. No segundo capitulo apresentamos o percurso metodologico na busca de uma melhor explicagao e compreensao dos objetos em estudo. A metodologia do estudo do caso, os sujeitos da pesquisa, e por fim os instrumentos da coleta de dados. O terceiro capitulo apresenta os relatos dos educadores e educandos, seguido das conclusoes. Sendo assim concluimos que o professor e de fundamental importancia no processo de ensino e aprendizagem, e deve procurar maneiras de ampliar as metodologias para lecionar os conteudos de geografia. Dependendo da metodologia de ensino que ele utilizara podera proporcionar aula criativa e dinamica que possa despertar nos alunos momentos de prazer ao estudar. O professor deve estar repensando a sua pratica, pois estara contribuindo na formacao dos cidadaos mais conscientes e criticos.The present study is subject Pedagogical practices of the teacher of geography in high school. Faced with the reality questioned about the instruments used in teaching geography education have opted to study the experiences and practices experienced by educators in the State School of Elementary and Secondary Education Teacher Crispim Rabbit City Cajazeiras-PB. The aim of the study is to identify practices of educators geography in high school. Characterize the methodologies used by teachers, the methodology correlate with specific content and check the use of technological resources in geography lessons. The research investigated teachers and students of high school in three shifts (morning, afternoon and evening), with regard to the pedagogical practices of the teacher's teaching geography. Thus the first chapter provides an analysis on the teaching of geography from the Jesuits to the present day. So try to present in a clear and contextualized content of the discipline of geography "under " different points. In the second chapter we present the methodological approach in the search for a better explanation and understanding of the objects under study. The methodology of the case study, the research subjects, and finally the instruments of data collection. The third chapter presents the stories of educators and students, followed by the conclusions. Thus we conclude that the teacher is crucial in the process of teaching and learning, and should look for ways to extend the methodologies to teach the contents of geography. Depending on the teaching methodology that it uses can provide creative and dynamic class that can awaken in students studying the moments of pleasure. The professor must be rethinking their practice, as will be contributing in the formation of citizens more aware and critical.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SCHWARZ, Maria Luiza.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.SILVA, Jamires Monteiro da.20132020-05-14T21:48:23Z2020-05-142020-05-14T21:48:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829SILVA, Jamires Monteiro do. As práticas pedagógicas do professor de Geografia no ensino médio. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T17:30:41Zoai:localhost:riufcg/12829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T17:30:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
The pedagogical practices of the geography teacher in high school.
title As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
spellingShingle As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
SILVA, Jamires Monteiro da.
Geografia- metodologia
Metodologia - ensino de geografia
Professor de Geografia- metodologia de ensino
Geography - methodology
Methodology - geography teaching
Geography teacher - teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
title_short As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
title_full As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
title_fullStr As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
title_sort As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
author SILVA, Jamires Monteiro da.
author_facet SILVA, Jamires Monteiro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
SCHWARZ, Maria Luiza.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jamires Monteiro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia- metodologia
Metodologia - ensino de geografia
Professor de Geografia- metodologia de ensino
Geography - methodology
Methodology - geography teaching
Geography teacher - teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
topic Geografia- metodologia
Metodologia - ensino de geografia
Professor de Geografia- metodologia de ensino
Geography - methodology
Methodology - geography teaching
Geography teacher - teaching methodology
Licenciatura em Geografia.
description O presente estudo tern por tema as praticas pedagogicas do professor de geografia no ensino medio. Diante da real id ad e questionada sobre os instrumentos didaticos utilizados no ensino de geografia optamos por estudar as experiencias e praticas vivenciadas pelos educadores na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Medio Professor Crispim Coelho da cidade de Cajazeiras- PB. O objetivo de estudo e identificar as praticas dos educadores de geografia no ensino medio. Caracterizar as metodologias utilizadas pelos professores, correlacionar a metodologia com o conteudo especifico e verificar o uso dos recursos tecnologicos nas aulas de geografia. A pesquisa investigou educadores e educandos do ensino medio em tres turnos (manha, tarde e noite), no que diz respeito as praticas pedagogicas do educador do ensino de geografia. Dessa forma o primeiro capitulo faz uma analise sobre o ensino de geografia desde os jesuitas ate os dias atuais. Assim procuramos apresentar de forma clara e contextualizada o conteudo da discipline de geografia "sob" diferentes pontos. No segundo capitulo apresentamos o percurso metodologico na busca de uma melhor explicagao e compreensao dos objetos em estudo. A metodologia do estudo do caso, os sujeitos da pesquisa, e por fim os instrumentos da coleta de dados. O terceiro capitulo apresenta os relatos dos educadores e educandos, seguido das conclusoes. Sendo assim concluimos que o professor e de fundamental importancia no processo de ensino e aprendizagem, e deve procurar maneiras de ampliar as metodologias para lecionar os conteudos de geografia. Dependendo da metodologia de ensino que ele utilizara podera proporcionar aula criativa e dinamica que possa despertar nos alunos momentos de prazer ao estudar. O professor deve estar repensando a sua pratica, pois estara contribuindo na formacao dos cidadaos mais conscientes e criticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-05-14T21:48:23Z
2020-05-14
2020-05-14T21:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829
SILVA, Jamires Monteiro do. As práticas pedagógicas do professor de Geografia no ensino médio. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829
identifier_str_mv SILVA, Jamires Monteiro do. As práticas pedagógicas do professor de Geografia no ensino médio. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443672100864