Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15970 |
Resumo: | Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, da American Psychological Association, foram selecionados 64 artigos referentes ao tema, no período 1997-2001, que geraram fichas com dados de caracterização dos artigos, das amostras e da pesquisa. Os instrumentos encontrados (N=31) foram analisados isoladamente ou agrupados por princípio de construção. Resultados apontaram a Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e Autism Behavior Checklist (ABC) como as escalas mais utilizadas. Predominaram finalidades de uso dos instrumentos em pesquisas sobre o aprimoramento do diagnóstico em autismo e validação de escalas; o índice de uso em intervenções foi baixo. Apenas os instrumentos Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) e Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) foram apontados como específicos para avaliação de crianças com idade inferior a 4 anos; as outras propõem maior abrangência em relação à idade. Houve confirmação da preponderância de sujeitos masculinos. A amplitude de idade e a diversidade de outros quadros clínicos sugeriram discussões sobre a estabilidade de traços autísticos e necessidade de aprimoramento na caracterização do quadro. Os resultados determinam mais pesquisas na área, sobretudo no Brasil, para qualificar o processo avaliativo, atrelando-o ao procedimento interventivo, pois somente assim o indivíduo autista poderá ser atendido plenamente, em suas carências educacionais e sociais. |
id |
PUC_CAMP-5_5f722644fb4c472a3b6535dceda374cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15970 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literaturaInstruments of evaluation of autistc children: literature reviewautismoinstrumentos de avaliaçãodiagnósticoautismevaluation instrumentsdiagnosisEste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, da American Psychological Association, foram selecionados 64 artigos referentes ao tema, no período 1997-2001, que geraram fichas com dados de caracterização dos artigos, das amostras e da pesquisa. Os instrumentos encontrados (N=31) foram analisados isoladamente ou agrupados por princípio de construção. Resultados apontaram a Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e Autism Behavior Checklist (ABC) como as escalas mais utilizadas. Predominaram finalidades de uso dos instrumentos em pesquisas sobre o aprimoramento do diagnóstico em autismo e validação de escalas; o índice de uso em intervenções foi baixo. Apenas os instrumentos Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) e Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) foram apontados como específicos para avaliação de crianças com idade inferior a 4 anos; as outras propõem maior abrangência em relação à idade. Houve confirmação da preponderância de sujeitos masculinos. A amplitude de idade e a diversidade de outros quadros clínicos sugeriram discussões sobre a estabilidade de traços autísticos e necessidade de aprimoramento na caracterização do quadro. Os resultados determinam mais pesquisas na área, sobretudo no Brasil, para qualificar o processo avaliativo, atrelando-o ao procedimento interventivo, pois somente assim o indivíduo autista poderá ser atendido plenamente, em suas carências educacionais e sociais.This academic work is characterized as a documental research, which aimed at mapping the evaluation instruments on autism, used in the diagnosis of this disorder and identify the purposes for their use. 64 articles referring to the topic have been selected in the data base PsycINFO, of the American Psychological Association (APA), from 1997 to 2001, which generated files with the data of the articles, samples and research characterization. The instruments found (N=31) have been analyzed in an isolated way or grouped by principles of construction. The results pointed out that Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview (ADI-R) and Autism Behavior Checklist (ABC) scales are the ones mostly used in the studies. The purposes of use were predominant over the improvement of the diagnosis in autism and the scales validation; the use rate of the instruments in interventions was low. Only the instruments Checklist of Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) and Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) showed to be specific for the evaluation of children who are below 4 years of age; the others propose a wider age gap. The preponderant number of male subjects over female subjects has been confirmed. The age amplitude contained in these samples, as well as the diversity of other clinical disorders suggested some discussion about the stability of autistic traces and the necessity of improvement in the characterization of the disorder. The results determinate the need for more researches to be carried out in this area, especially in Brazil, in order to qualify the evaluative process, linking it to the intervention procedure, since this is the only way for the autistic individual to have all his/her educational and social needs met.PUC-CampinasTonelotto, Josiane Maria de FreitasPontifícia Universidade Católica de CampinasJorge, Lília Maíse de2022-02-16T19:00:06Z2022-02-16T19:00:06Z2003-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159707209402494417261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:15Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15970Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:15Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura Instruments of evaluation of autistc children: literature review |
title |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
spellingShingle |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura Jorge, Lília Maíse de autismo instrumentos de avaliação diagnóstico autism evaluation instruments diagnosis |
title_short |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
title_full |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
title_fullStr |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
title_sort |
Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura |
author |
Jorge, Lília Maíse de |
author_facet |
Jorge, Lília Maíse de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tonelotto, Josiane Maria de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Lília Maíse de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo instrumentos de avaliação diagnóstico autism evaluation instruments diagnosis |
topic |
autismo instrumentos de avaliação diagnóstico autism evaluation instruments diagnosis |
description |
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, da American Psychological Association, foram selecionados 64 artigos referentes ao tema, no período 1997-2001, que geraram fichas com dados de caracterização dos artigos, das amostras e da pesquisa. Os instrumentos encontrados (N=31) foram analisados isoladamente ou agrupados por princípio de construção. Resultados apontaram a Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e Autism Behavior Checklist (ABC) como as escalas mais utilizadas. Predominaram finalidades de uso dos instrumentos em pesquisas sobre o aprimoramento do diagnóstico em autismo e validação de escalas; o índice de uso em intervenções foi baixo. Apenas os instrumentos Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) e Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) foram apontados como específicos para avaliação de crianças com idade inferior a 4 anos; as outras propõem maior abrangência em relação à idade. Houve confirmação da preponderância de sujeitos masculinos. A amplitude de idade e a diversidade de outros quadros clínicos sugeriram discussões sobre a estabilidade de traços autísticos e necessidade de aprimoramento na caracterização do quadro. Os resultados determinam mais pesquisas na área, sobretudo no Brasil, para qualificar o processo avaliativo, atrelando-o ao procedimento interventivo, pois somente assim o indivíduo autista poderá ser atendido plenamente, em suas carências educacionais e sociais. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-19 2022-02-16T19:00:06Z 2022-02-16T19:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15970 7209402494417261 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15970 |
identifier_str_mv |
7209402494417261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210255228076032 |