Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Rafael Gabriel de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15463
Resumo: O presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, com foco especial nos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas. A questão que norteia o presente estudo é a seguinte: partindo da existência de um alinhamento governativo em torno dos sistemas de avaliação em larga escala no âmbito da educação básica, qual é o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, principalmente em relação aos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas, com base no estudo das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1996 a 2011? A fim de encontrar uma solução para esse problema, foram escolhidos procedimentos metodológicos próprios dos estudos bibliográficos, do tipo estado da arte, assim como técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostram 12 tipos de impacto que permeiam as unidades escolares, diagnosticados, em sua grande maioria, como negativos, frente às demandas prementes do ensino paulista e pressupostos dessa importante ferramenta avaliativa chamada SARESP. Tais impactos vinculam-se a uma gestão demasiadamente frágil, principalmente por parte do comando do governo paulista, ao longo da vigência desse sistema de avaliação, notadamente no que diz respeito às formas comunicacionais concernentes aos públicos do contexto escolar.
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spelling Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)System of school performance evaluation of the state of São Paulo: A study of Brazilian scientific production (1996-2011)SARESPavaliação educacionalavaliação em larga escalaEstado da ArteSARESPeducational evaluationlarge-scale evaluationstate of the ArtO presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, com foco especial nos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas. A questão que norteia o presente estudo é a seguinte: partindo da existência de um alinhamento governativo em torno dos sistemas de avaliação em larga escala no âmbito da educação básica, qual é o estado da arte da produção científica brasileira sobre o SARESP, principalmente em relação aos impactos dessa avaliação nas unidades escolares paulistas, com base no estudo das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1996 a 2011? A fim de encontrar uma solução para esse problema, foram escolhidos procedimentos metodológicos próprios dos estudos bibliográficos, do tipo estado da arte, assim como técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostram 12 tipos de impacto que permeiam as unidades escolares, diagnosticados, em sua grande maioria, como negativos, frente às demandas prementes do ensino paulista e pressupostos dessa importante ferramenta avaliativa chamada SARESP. Tais impactos vinculam-se a uma gestão demasiadamente frágil, principalmente por parte do comando do governo paulista, ao longo da vigência desse sistema de avaliação, notadamente no que diz respeito às formas comunicacionais concernentes aos públicos do contexto escolar.This project is part of the field of studies about evaluation of basic education, specifically addressing the SYSTEM OF SCHOOL PERFORMANCE EVALUATION OF THE STATE OF SÃO PAULO (SARESP), an educational policy supported by governmental alignment, with the objective of systematize the state of the art of Brazilian scientific production over the SARESP, with special focus on the impacts of this evaluation on paulista school units. The question that leads this study is: beginning with governmental of an alignment existence around the Large-Scale Evaluation systems of the basic education scope, what is the state of the art of Brazilian scientific production over the SARESP, especially in relation to the impacts of this evaluation on paulista school units, based on the study of dissertations and theses produced in Brazil from 1996 to 2011? In order to find a solution for this problem, methodological procedures of bibliographic studies were chosen as the state of the art, as well as techniques of content analysis. The results show 12 types of impact that permeate school units, the majority was identified as negative, in the face of the urgent paulista teaching demands of this important tool of evaluation called SARESP. These impacts are connected to a very fragile management, especially because of the paulista government command, with the duration of this evaluation system, notably regarding the communicational forms relating to the public of the context of school.PUC-CampinasCalderón, Adolfo IgnacioPontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira Junior, Rafael Gabriel de2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154631136511138719173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15463Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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