A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15307
Resumo: Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas salas de aula aliadas a um trabalho alicerçado com fundamentações teóricas, torna-se imprescindível para uma prática pedagógica significativa. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) priorizou, entre suas ações, a formação continuada de seus profissionais, a qual é objeto da nossa pesquisa que investiga o programa de formação continuada da SEE TEIA DO SABER UNIVERSIDADES da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (especificamente o curso Ler e Aprender). Nosso objetivo é o de conhecer a opinião dos professores da rede pública estadual da Diretoria de Ensino de José Bonifácio, sobre a contribuição efetiva do programa em relação à seu trabalho docente, como também, identificar se as finalidades propostas pela secretaria foram atingidas. A análise documental do Projeto Básico das Ações descentralizadas do PROGRAMA TEIA DO SABER e entrevistas semi-estruturadas junto aos professores são os recursos que elegemos para responder aos nossos objetivos. Este trabalho encontra-se na área de Ensino Superior e linha de pesquisa Ensino em Avaliação e as análises se apoiaram em duas categorias: a) Formação Continuada: concepções e o TEIA DO SABER; b) Articulações e desarticulações do TEIA DO SABER. Os resultados revelam que o PROGRAMA TEIA DO SABER, em nossa regional, parece reforçar uma perspectiva reprodutivista em que professores são considerados como meros executores de tarefas burocráticas para alimentar a nefasta lógica capitalista, alheios à própria realidade. Sem a preocupação de uma formação continuada que os levem a fazer uma leitura crítica da realidade pedagógica, com possibilidades de superação, o programa TEIA DO SABER parece alicerçar-se a uma política de formação que reforça a cultura da certificação de competências. Cultura, esta, que os professores, em seus discursos, transparecem a apropriação privada da mesma para estarem inseridos no ranking educacional.
id PUC_CAMP-5_6880ba6af6a37f860e1ffb495f05b075
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15307
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativoThe continuously education of teachers in programa teia do saber universidades: an evaluate lookformação continuadapolíticas educacionaisprática docenteavaliaçãocontinuously educationeducational policiesteaching practicesevaluationNeste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas salas de aula aliadas a um trabalho alicerçado com fundamentações teóricas, torna-se imprescindível para uma prática pedagógica significativa. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) priorizou, entre suas ações, a formação continuada de seus profissionais, a qual é objeto da nossa pesquisa que investiga o programa de formação continuada da SEE TEIA DO SABER UNIVERSIDADES da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (especificamente o curso Ler e Aprender). Nosso objetivo é o de conhecer a opinião dos professores da rede pública estadual da Diretoria de Ensino de José Bonifácio, sobre a contribuição efetiva do programa em relação à seu trabalho docente, como também, identificar se as finalidades propostas pela secretaria foram atingidas. A análise documental do Projeto Básico das Ações descentralizadas do PROGRAMA TEIA DO SABER e entrevistas semi-estruturadas junto aos professores são os recursos que elegemos para responder aos nossos objetivos. Este trabalho encontra-se na área de Ensino Superior e linha de pesquisa Ensino em Avaliação e as análises se apoiaram em duas categorias: a) Formação Continuada: concepções e o TEIA DO SABER; b) Articulações e desarticulações do TEIA DO SABER. Os resultados revelam que o PROGRAMA TEIA DO SABER, em nossa regional, parece reforçar uma perspectiva reprodutivista em que professores são considerados como meros executores de tarefas burocráticas para alimentar a nefasta lógica capitalista, alheios à própria realidade. Sem a preocupação de uma formação continuada que os levem a fazer uma leitura crítica da realidade pedagógica, com possibilidades de superação, o programa TEIA DO SABER parece alicerçar-se a uma política de formação que reforça a cultura da certificação de competências. Cultura, esta, que os professores, em seus discursos, transparecem a apropriação privada da mesma para estarem inseridos no ranking educacional.At the beginning of this century we lived a sparkle of social transformation, politics, educational and paragon transformation. In face to this scenery the needs of lecturers that knows how to brave the countless contradictions lived in classrooms harmonized with very well founded work with theoretically basis becomes indispensable for a meaningful pedagogic practice. Addressing this purpose, the Sao Paulo State Educational Office (SEE) gave priority, among their responsibilities, to the continuously development of their professionals, being such program the matter of our research which investigates the continuously formation program named TEIA DO SABER UNIVERSIDADES from José Bonifácio Teaching Directory (specifically the Reading and Learning course). Our objective is to perceive the judgment of teachers from the Public System from José Bonifácio Teaching Directory about the real contribution of the continuously formation program TEIA DO SABER with related its instructive work, as well as identifying if the proposed ends by the Educational Office were accomplished. The documental analysis of Decentralized Actions Basic Project from TEIA DO SABER Program and semi-structured interviews with the teachers establishes the resources we picked up to answer our research objectives. Our work meet in Superior Teaching area and research line, teaching of evaluation and meeting two category of analysis: a) Continuously Development: conceptions in construction and the TEIA DO SABER and b) Articulations and disarticulations of TEIA DO SABER. In our regiounal, seem to reinforce a reprodutivist perspective that theachers are considerat as mere executors of bureau oractics task feeding the hateful capitalisa logic, inattentive from their reality. Without preoccupation with a continuously develop- ment that leads teachers to get a critical understanding of the pedagogical reality with over coming possibilities, the program TEIA DO SABER appears consolidadte with a continuously politicies that teachers, in yours speeches, appears private appropriation itself to be insert in educational ranking .PUC-CampinasSordi, Mara Regina Lemes dePontifícia Universidade Católica de CampinasAbrahão, Raquel de Carvalho Ruiz2022-02-16T18:11:39Z2022-02-16T18:11:39Z2006-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153072211584054280475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15307Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
The continuously education of teachers in programa teia do saber universidades: an evaluate look
title A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
spellingShingle A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
formação continuada
políticas educacionais
prática docente
avaliação
continuously education
educational policies
teaching practices
evaluation
title_short A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
title_full A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
title_fullStr A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
title_full_unstemmed A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
title_sort A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
author Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
author_facet Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
políticas educacionais
prática docente
avaliação
continuously education
educational policies
teaching practices
evaluation
topic formação continuada
políticas educacionais
prática docente
avaliação
continuously education
educational policies
teaching practices
evaluation
description Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas salas de aula aliadas a um trabalho alicerçado com fundamentações teóricas, torna-se imprescindível para uma prática pedagógica significativa. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) priorizou, entre suas ações, a formação continuada de seus profissionais, a qual é objeto da nossa pesquisa que investiga o programa de formação continuada da SEE TEIA DO SABER UNIVERSIDADES da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (especificamente o curso Ler e Aprender). Nosso objetivo é o de conhecer a opinião dos professores da rede pública estadual da Diretoria de Ensino de José Bonifácio, sobre a contribuição efetiva do programa em relação à seu trabalho docente, como também, identificar se as finalidades propostas pela secretaria foram atingidas. A análise documental do Projeto Básico das Ações descentralizadas do PROGRAMA TEIA DO SABER e entrevistas semi-estruturadas junto aos professores são os recursos que elegemos para responder aos nossos objetivos. Este trabalho encontra-se na área de Ensino Superior e linha de pesquisa Ensino em Avaliação e as análises se apoiaram em duas categorias: a) Formação Continuada: concepções e o TEIA DO SABER; b) Articulações e desarticulações do TEIA DO SABER. Os resultados revelam que o PROGRAMA TEIA DO SABER, em nossa regional, parece reforçar uma perspectiva reprodutivista em que professores são considerados como meros executores de tarefas burocráticas para alimentar a nefasta lógica capitalista, alheios à própria realidade. Sem a preocupação de uma formação continuada que os levem a fazer uma leitura crítica da realidade pedagógica, com possibilidades de superação, o programa TEIA DO SABER parece alicerçar-se a uma política de formação que reforça a cultura da certificação de competências. Cultura, esta, que os professores, em seus discursos, transparecem a apropriação privada da mesma para estarem inseridos no ranking educacional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-19
2022-02-16T18:11:39Z
2022-02-16T18:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15307
2211584054280475
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15307
identifier_str_mv 2211584054280475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210245244583936