Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Nabor Alves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14709
Resumo: O ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para a implantação dessas mudanças que as organizações precisam dos projetos. Estes empreendimentos com início e fim definidos e com objetivo de obter um produto ou serviço, apresenta algumas características diferenciadas da gestão funcional. Por este motivo a gestão de projetos despontou na década de 1950 para vir num crescendo, até atingir o estágio evolutivo atual. Outro fator de competitividade nas organizações é a informação. Este insumo quando bem gerido pode se constituir num diferencial. Aí é que surge o papel da gestão da informação na obtenção de informações de qualidade, no seu tratamento (interpretação, contextualização e agregação de valor), no seu armazenamento adequado para fácil recuperação e na sua disponibilização no momento necessário. Outro aspecto importante na gestão da informação é a formação de uma base de conhecimentos organizacional, constituída pela aprendizagem organizacional. Esta base, composta por conhecimentos registrados, deve ficar disponível para uso. O objetivo deste estudo é o de propor um modelo de gestão da informação de modo a se obter a aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.
id PUC_CAMP-5_6b33937677d1c234c4b73e8cc73a2f5f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14709
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitualgestão da informaçãogestão de projetossistemas de informaçãoaprendizagem organizacionalinformation managementproject managementinformation systemorganizational learningO ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para a implantação dessas mudanças que as organizações precisam dos projetos. Estes empreendimentos com início e fim definidos e com objetivo de obter um produto ou serviço, apresenta algumas características diferenciadas da gestão funcional. Por este motivo a gestão de projetos despontou na década de 1950 para vir num crescendo, até atingir o estágio evolutivo atual. Outro fator de competitividade nas organizações é a informação. Este insumo quando bem gerido pode se constituir num diferencial. Aí é que surge o papel da gestão da informação na obtenção de informações de qualidade, no seu tratamento (interpretação, contextualização e agregação de valor), no seu armazenamento adequado para fácil recuperação e na sua disponibilização no momento necessário. Outro aspecto importante na gestão da informação é a formação de uma base de conhecimentos organizacional, constituída pela aprendizagem organizacional. Esta base, composta por conhecimentos registrados, deve ficar disponível para uso. O objetivo deste estudo é o de propor um modelo de gestão da informação de modo a se obter a aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.Due to great instability and high competition in the current business environment, organizations are faced with the need to constantly implement changes in order to either be on the top or keep competitiveness. Thus, projects are needed. These projects, which have a clear and well-defined beginning and end, and aim to obtain either a product or a service, end up featuring distinctive characteristics from the functional management. This explains why project management, which appeared in the 50 s, has grown so much and reached such a degree of importance nowadays. Another factor of competitiveness is information that can really make a difference if well managed. This is when the role of the Information Management arises: it shows how to obtain quality information, how to treat it (interpreting, contextualizing and adding value to it), and how to store it properly so that it can be easily retrieved whenever needed. Also, when talking about information management, the development of an organizational knowledge base is relevant. This base consists of recorded knowledge that should be made available for use. The objective of this study is to propose a model of information management in such a way that it leads to an organizational learning in project management. This research is a theoretical study that emphasizes the interface between the Information Science and the Administration field that deals with projects. It has reached the conclusion that an adequate information management applied to project management may favor the organizational learning and, consequently, form a substantial knowledge base.PUC-CampinasFalsarella, Orandi MinaPontifícia Universidade Católica de CampinasMonteiro, Nabor Alves2022-02-16T13:27:28Z2022-02-16T13:27:28Z2006-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/147093325060762805661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:31Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14709Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:31Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
title Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
spellingShingle Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
Monteiro, Nabor Alves
gestão da informação
gestão de projetos
sistemas de informação
aprendizagem organizacional
information management
project management
information system
organizational learning
title_short Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
title_full Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
title_fullStr Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
title_full_unstemmed Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
title_sort Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
author Monteiro, Nabor Alves
author_facet Monteiro, Nabor Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falsarella, Orandi Mina
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Nabor Alves
dc.subject.por.fl_str_mv gestão da informação
gestão de projetos
sistemas de informação
aprendizagem organizacional
information management
project management
information system
organizational learning
topic gestão da informação
gestão de projetos
sistemas de informação
aprendizagem organizacional
information management
project management
information system
organizational learning
description O ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para a implantação dessas mudanças que as organizações precisam dos projetos. Estes empreendimentos com início e fim definidos e com objetivo de obter um produto ou serviço, apresenta algumas características diferenciadas da gestão funcional. Por este motivo a gestão de projetos despontou na década de 1950 para vir num crescendo, até atingir o estágio evolutivo atual. Outro fator de competitividade nas organizações é a informação. Este insumo quando bem gerido pode se constituir num diferencial. Aí é que surge o papel da gestão da informação na obtenção de informações de qualidade, no seu tratamento (interpretação, contextualização e agregação de valor), no seu armazenamento adequado para fácil recuperação e na sua disponibilização no momento necessário. Outro aspecto importante na gestão da informação é a formação de uma base de conhecimentos organizacional, constituída pela aprendizagem organizacional. Esta base, composta por conhecimentos registrados, deve ficar disponível para uso. O objetivo deste estudo é o de propor um modelo de gestão da informação de modo a se obter a aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-16
2022-02-16T13:27:28Z
2022-02-16T13:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14709
3325060762805661
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14709
identifier_str_mv 3325060762805661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210248098807808