A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Lidia Silva Vaz e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15467
Resumo: A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Utilizando o procedimento da autoscopia, que consiste em filmar a aula da professora e depois apresentar a ela as cenas videogravadas para que comente sobre sua prática, o trabalho analisou a relação entre alfabetização e letramento em tais práticas pedagógicas. Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.
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Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.This present research discusses the pedagogic practices used by a certain teacher from the 2nd year in the process of the development of the written language in a particular school in Hortolandia, a city pertaining to the large Campinas in the State of Sao Paulo. Using the autoscopic procedure, consisting in shooting the teacher s presentation and then showing her the recorded video scenes so that she could comment about her practices, this paper analyzed a relationship between alphabetizing and the lettering in those pedagogic practices. The data collected were organized in seven clusters of meaning, exploring the meaning and the senses produced by the teacher in relation to the classroom setting. They were: Interaction among the students, Interaction among the teacher and the students, Affection, Resources and Didactic Strategies, The use of a text in the classroom, The teacher s concerns in relation to the students and Remembrances of the teacher. Results point that in order to the teachers work in a perspective of articulation between alphabetizing and lettering they must valorize the interactions in the schoolrooms. These interactions take place between the teacher and the students and among the students themselves, and the mediation is supposed to take a fundamental aspect of learning. The question of affectivity, out of the mediation, is revealed as an important component in the articulation between alphabetizing and lettering. In this context, the importance of interventions, motivation, the usage of commendation, encouragement of affective motivations, which cooperate in promoting learning and the development of the being, must be considered. Adding to that, the articulation between alphabetizing and lettering is revealed to the teacher in the selection and usage of resources and didactic strategy used by her for turning the context of the class more dynamic and the learning of the language more livid in an alphabetizing environment. From these resources, there is a prominence for the use of the text. This, as a starting point in the work with the language, brings greater meaning to the learning. So the teacher chooses to use texts that make part of the student s context. She still works with the text so that the student understand the process of deciphering, and so valorizing both the specific aspects of the alphabetizing and the lettering, which are fundamental for learning a written language and not just one or another. Data also reveal that the remembrances of the teacher in her process of alphabetizing as student herself and even experiences lived along her way have strong influences in her/his pedagogic practice nowadays. These are experiences that give meaning to their pedagogic making.PUC-CampinasTassoni, Elvira Cristina MartinsPontifícia Universidade Católica de CampinasVaz, Lidia Silva Vaz e2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2012-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154672314043804767896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T13:34:38Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15467Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T13:34:38Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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