A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marley Eloisa Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/788
Resumo: Esta investigação propõe analisar quais as ações elaboradas pelo coordenador pedagógico que subsidiam o professor alfabetizador e o fazem refletir sobre sua concepção de ensino e aprendizagem, que embasam a sua prática ao iniciar as crianças no mundo da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo-interpretativo, que envolve a prática dos coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal das escolas do Ciclo I (1ª à 4ª séries) de seis municípios (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio SP, em um total de sete participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, relatos de vida, e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas sobre alfabetização, letramento e coordenação pedagógica. Com esta investigação, verificou-se que os coordenadores pedagógicos não possuem formação adequada para a função, possuem um conhecimento fragmentado em relação ao trabalho reflexivo em que a prática está associada à teoria, demonstram carência de conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à alfabetização e letramento, apresentam dificuldades em relações interpessoais e pouca experiência na função.
id UOES_4000717a3ec7ff34d16894e153ccfa0a
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/788
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadoresThe teaching coordination and the contributions to the literacy teachers trainingCoordenação PedagógicaAlfabetizaçãoLetramentoTeaching coordinationAlphabetizingLiteracyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta investigação propõe analisar quais as ações elaboradas pelo coordenador pedagógico que subsidiam o professor alfabetizador e o fazem refletir sobre sua concepção de ensino e aprendizagem, que embasam a sua prática ao iniciar as crianças no mundo da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo-interpretativo, que envolve a prática dos coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal das escolas do Ciclo I (1ª à 4ª séries) de seis municípios (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio SP, em um total de sete participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, relatos de vida, e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas sobre alfabetização, letramento e coordenação pedagógica. Com esta investigação, verificou-se que os coordenadores pedagógicos não possuem formação adequada para a função, possuem um conhecimento fragmentado em relação ao trabalho reflexivo em que a prática está associada à teoria, demonstram carência de conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à alfabetização e letramento, apresentam dificuldades em relações interpessoais e pouca experiência na função.This research aims at studying and verifying which interventions, performed by the teaching coordinator, enable the teachers a solid reflection about their practice of literacy. Another purpose of the investigation is analyzing which actions, elaborated by the teaching coordinator, subsidize the alphabetizing teachers and make them reflect about their conception of the teaching and learning process, which underlies their practice initializing the children to the writing world. From the methodological point of view, this is a descriptive and qualitative research, which involves the teaching coordinators practice in the state and county schools of Ciclo I (1° to 4° series) of six counties (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), which belong to Teaching Directorship of the José Bonifácio region, a total of seven participants. The data were collected through questionnaires with open and focused questions, live narratives and reflective sections. The data analysis and discussion were done based on the literacy and teaching coordination theories. By this investigation, it is possible to conclude that the teaching coordinators have a non adequate training to their function, a fragmented knowledge about actions which associate practice and theory, lack of theoretical and methodological knowledge related to alphabetizing and literacy, difficulties with interpersonal relationship and low experience in their function.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Mendonça, Onaide SchwartzCPF:11075425883http://lattes.cnpq.br/3162359252965286Antunes, Marley Eloisa Gonçalves2016-07-18T17:54:09Z2010-11-082010-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTUNES, Marley Eloisa Gonçalves. The teaching coordination and the contributions to the literacy teachers training. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:35Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
The teaching coordination and the contributions to the literacy teachers training
title A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
spellingShingle A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
Antunes, Marley Eloisa Gonçalves
Coordenação Pedagógica
Alfabetização
Letramento
Teaching coordination
Alphabetizing
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
title_full A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
title_fullStr A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
title_sort A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores
author Antunes, Marley Eloisa Gonçalves
author_facet Antunes, Marley Eloisa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Mendonça, Onaide Schwartz
CPF:11075425883
http://lattes.cnpq.br/3162359252965286
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marley Eloisa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação Pedagógica
Alfabetização
Letramento
Teaching coordination
Alphabetizing
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Coordenação Pedagógica
Alfabetização
Letramento
Teaching coordination
Alphabetizing
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta investigação propõe analisar quais as ações elaboradas pelo coordenador pedagógico que subsidiam o professor alfabetizador e o fazem refletir sobre sua concepção de ensino e aprendizagem, que embasam a sua prática ao iniciar as crianças no mundo da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo-interpretativo, que envolve a prática dos coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal das escolas do Ciclo I (1ª à 4ª séries) de seis municípios (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio SP, em um total de sete participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, relatos de vida, e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas sobre alfabetização, letramento e coordenação pedagógica. Com esta investigação, verificou-se que os coordenadores pedagógicos não possuem formação adequada para a função, possuem um conhecimento fragmentado em relação ao trabalho reflexivo em que a prática está associada à teoria, demonstram carência de conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à alfabetização e letramento, apresentam dificuldades em relações interpessoais e pouca experiência na função.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-08
2010-05-06
2016-07-18T17:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Marley Eloisa Gonçalves. The teaching coordination and the contributions to the literacy teachers training. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/788
identifier_str_mv ANTUNES, Marley Eloisa Gonçalves. The teaching coordination and the contributions to the literacy teachers training. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038322233344