Relação entre vocação, escolha profissional e nível de stress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Luiz Ricardo Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15904
Resumo: A escolha profissional se constitui como um processo contínuo composto de decisões tomadas ao longo da vida no qual o indivíduo irá encontrar-se em um dado momento. Deve-se considerar que a escolha é multifatorial, confirmando que o processo de escolha é algo bastante complexo. Esses fatores dominam as preocupações de adolescentes antes da tomada de decisão sendo que o processo decisional com a proximidade da escolha da profissão pode acarretar nos sintomas de stress. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a escolha, a vocação e o stress em estudantes em fase de escolha profissional. Para isso foram selecionados 37 adolescentes, 14 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, na faixa etária entre 15 e 18 anos, para responderem ao Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS), o Inventário de Sintomas de Stress (ISSL) e o questionário de Auto- Avaliação Profissional. Os resultados indicaram que 72,97%% dos adolescentes da amostra tinham stress e que o número de mulheres com stress ( 70,37%) era significadamente maior do que o de homens com 29,63%. Com relação aos sintomas de stress foi apontado um predomínio de sintomas psicológicos (42,24%). Com relação aos dados referentes à tipologia profissional dos estudantes, houve uma prevalência do tipo Artístico com 46% e a prevalência mais baixa foi do tipo Realista com 34%. Na análise, referente à congruência entre a tipologia profissional avaliada pelo Self- Directed Seach e a escolha profissional do candidato, foi apontada uma percentagem de 56,76% para congruência e 43,24% para incongruência. Foram encontradas diferenças significativas ao se comparar a congruência entre a escolha e vocação com o gênero dos participantes sendo que as mulheres apresentaram menor congruência entre a escolha e perfil vocacional quando analisado pelo Teste Qui-Quadrado (X²= 4, GL=1, P=0.037). Pode-se concluir que as inúmeras variáveis que influenciam o desenvolvimento sócio-cognitivo do jovem podem vir a se tornar agentes estressores para a escolha profissional. Novos estudos com amostras maiores e mais heterogêneas geograficamente são sugeridos a fim de obter mais evidências de validade quanto às variáveis estudadas.
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Para isso foram selecionados 37 adolescentes, 14 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, na faixa etária entre 15 e 18 anos, para responderem ao Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS), o Inventário de Sintomas de Stress (ISSL) e o questionário de Auto- Avaliação Profissional. Os resultados indicaram que 72,97%% dos adolescentes da amostra tinham stress e que o número de mulheres com stress ( 70,37%) era significadamente maior do que o de homens com 29,63%. Com relação aos sintomas de stress foi apontado um predomínio de sintomas psicológicos (42,24%). Com relação aos dados referentes à tipologia profissional dos estudantes, houve uma prevalência do tipo Artístico com 46% e a prevalência mais baixa foi do tipo Realista com 34%. Na análise, referente à congruência entre a tipologia profissional avaliada pelo Self- Directed Seach e a escolha profissional do candidato, foi apontada uma percentagem de 56,76% para congruência e 43,24% para incongruência. Foram encontradas diferenças significativas ao se comparar a congruência entre a escolha e vocação com o gênero dos participantes sendo que as mulheres apresentaram menor congruência entre a escolha e perfil vocacional quando analisado pelo Teste Qui-Quadrado (X²= 4, GL=1, P=0.037). Pode-se concluir que as inúmeras variáveis que influenciam o desenvolvimento sócio-cognitivo do jovem podem vir a se tornar agentes estressores para a escolha profissional. Novos estudos com amostras maiores e mais heterogêneas geograficamente são sugeridos a fim de obter mais evidências de validade quanto às variáveis estudadas.The career choice is a continuous decision making process that happens over many years of individuals lives in which they are supposed to find themselves in a given time. It may be taken into account that the choice is multifactorial, which confirms that the selection process is quite complex. Those factors take over adolescents concerns prior to decision making and it may result in stress symptoms. This research aimed at investigating the relationship between choice, vocation and stress in students who undergo career choice. In order to do that, it was recruited 37 adolescents, 14 males and 23 females, aged 15 to 18 years old. They answered the Self-Directed Search Questionnaire (SDS), Inventory of Stress Syndrom of Lipp (ISSL) and the career self-evaluation questionnaire. The results indicated that 72.97% of adolescents in the sample were stressed and the number of stressed females 70.37% was significantly higher than the one of stressed males 29.63%. Regarding the stress symptoms, it was pointed out a prevalence of psychological symptoms 42.24%. Concerning data related to students career type, there was prevalence of 46% of the artistic type whereas a lower prevalence was detected in the realistic one with 34%. In the analysis concerning the congruence between the professional type assessed by the Self-Directed Search and the students career choice, it was observed a percentage of 56.76% for congruence and 43.24% of incongruence. Relevant differences were found when comparing the congruence between the choice and vocation to the gender of the participants. Female students presented less congruence between the choice and vocational profiling when analyzed by chi-squared test (X ² = 4, df = 1, P = 0037). It was concluded that the uncounted variables that influence the socio-cognitive development of adolescents may become stressor agents for career choice. Further studies with larger samples and more geographically heterogeneous are suggested in order to obtain more evidence as to the validity variables.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasLipp, Marilda Emmanuel NovaesPontifícia Universidade Católica de CampinasGonzaga, Luiz Ricardo Vieira2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2011-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159041219729761097427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15904Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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