Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89328
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de uma intervenção psicológica em orientação profissional, relacionada à presença de stress e ao comportamento de decisão profissional de adolescentes. Participaram 41 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma cidade do interior de São Paulo, divididos em três grupos: Grupo Controle (15), Grupo Comparativo (15) e Grupo Experimental (11). Os grupos Comparativo e Experimental foram submetidos ao Programa de Orientação Profissional, em épocas distintas, com 10 encontros, com cerca de uma hora e quarenta minutos de duração. O grupo Controle não sofreu qualquer intervenção. Todos os participantes responderam a ficha de identificação do participante, ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e ficha de informação sobre escolha. Os resultados obtidos nos grupos submetidos à intervenção apontam que o stress se manteve nos participantes, apresentando maior preocupação com a escolha correta e com o vestibular, além de maior oscilação na seleção de carreiras do que os resultados oferecidos pelo Grupo Controle. Houve ainda relaão entre a insegurança para escolher e dificuldade para decidir com stress, eventos que demonstraram associação estatística em todos os grupos. Existem poucas pesquisas científicas sobre o comportamento de escolha profissional e o stress, acarretando em uma falta de subsídios para o trabalho psicológico com os jovens. Provavelmente, se novos estudos fossem realizados, a chance de prevenção do stress e de suas consequências aumentaria.
id UNSP_bcce4e651f09094d1668772885bcccd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89328
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissionalStress (Psicologia)Orientação profissionalAdolescentesComportamento de escolhaStressBehavior choiceProfessional orientationAdolescentO objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de uma intervenção psicológica em orientação profissional, relacionada à presença de stress e ao comportamento de decisão profissional de adolescentes. Participaram 41 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma cidade do interior de São Paulo, divididos em três grupos: Grupo Controle (15), Grupo Comparativo (15) e Grupo Experimental (11). Os grupos Comparativo e Experimental foram submetidos ao Programa de Orientação Profissional, em épocas distintas, com 10 encontros, com cerca de uma hora e quarenta minutos de duração. O grupo Controle não sofreu qualquer intervenção. Todos os participantes responderam a ficha de identificação do participante, ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e ficha de informação sobre escolha. Os resultados obtidos nos grupos submetidos à intervenção apontam que o stress se manteve nos participantes, apresentando maior preocupação com a escolha correta e com o vestibular, além de maior oscilação na seleção de carreiras do que os resultados oferecidos pelo Grupo Controle. Houve ainda relaão entre a insegurança para escolher e dificuldade para decidir com stress, eventos que demonstraram associação estatística em todos os grupos. Existem poucas pesquisas científicas sobre o comportamento de escolha profissional e o stress, acarretando em uma falta de subsídios para o trabalho psicológico com os jovens. Provavelmente, se novos estudos fossem realizados, a chance de prevenção do stress e de suas consequências aumentaria.This study aims to measure the effective of a psychological intervention in professional orientation related with the stress and the professional behavior choice in adolescents. Forty-one students of third year high school from São Paulo's interior had been divided in three groups: Control Group (15), Comparative Group (15) and Experimental Group (11). The groups Comparative and Experimental had been submitted to the Program of Professional Orientation, at two different times, with 10 meeting, about one hour and forty minutes duration. The Control Group didn't suffer any intervention. All the participants had been urged to answer participant's Identify, the Lipp's Stress Symptoms Inventory (ISSL) and Choice's Information Questionary. In the intervention's groups, the results showed the maintenance of participant's stress. Furthermore, in this groups there was a major doubt about the career's choice, with a greater concern with the correct choice and the vestibular, comparing with Control Group. There was a relation of choice's insecurity and the difficulty to decide with stress, with statistics significance in all the groups. There are few scientific researches about professional behavior's choice and stress, so the psychological work with teenagers becomes much more difficult. Probably, if we had new studies about this topic, maybe it would be possible to prevent the stress and its consequences.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calais, Sandra Leal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]2014-06-11T19:24:00Z2014-06-11T19:24:00Z2007-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f. : il.application/pdfPAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares. Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional. 2007. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/89328000500039paggiaro_pbs_me_bauru.pdf33004056085P023126852548136590000-0001-5704-4643Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:19:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:19:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
title Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
spellingShingle Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]
Stress (Psicologia)
Orientação profissional
Adolescentes
Comportamento de escolha
Stress
Behavior choice
Professional orientation
Adolescent
title_short Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
title_full Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
title_fullStr Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
title_full_unstemmed Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
title_sort Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional
author Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]
author_facet Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calais, Sandra Leal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paggiaro, Patrícia Bergantin Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Stress (Psicologia)
Orientação profissional
Adolescentes
Comportamento de escolha
Stress
Behavior choice
Professional orientation
Adolescent
topic Stress (Psicologia)
Orientação profissional
Adolescentes
Comportamento de escolha
Stress
Behavior choice
Professional orientation
Adolescent
description O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de uma intervenção psicológica em orientação profissional, relacionada à presença de stress e ao comportamento de decisão profissional de adolescentes. Participaram 41 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma cidade do interior de São Paulo, divididos em três grupos: Grupo Controle (15), Grupo Comparativo (15) e Grupo Experimental (11). Os grupos Comparativo e Experimental foram submetidos ao Programa de Orientação Profissional, em épocas distintas, com 10 encontros, com cerca de uma hora e quarenta minutos de duração. O grupo Controle não sofreu qualquer intervenção. Todos os participantes responderam a ficha de identificação do participante, ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e ficha de informação sobre escolha. Os resultados obtidos nos grupos submetidos à intervenção apontam que o stress se manteve nos participantes, apresentando maior preocupação com a escolha correta e com o vestibular, além de maior oscilação na seleção de carreiras do que os resultados oferecidos pelo Grupo Controle. Houve ainda relaão entre a insegurança para escolher e dificuldade para decidir com stress, eventos que demonstraram associação estatística em todos os grupos. Existem poucas pesquisas científicas sobre o comportamento de escolha profissional e o stress, acarretando em uma falta de subsídios para o trabalho psicológico com os jovens. Provavelmente, se novos estudos fossem realizados, a chance de prevenção do stress e de suas consequências aumentaria.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
2014-06-11T19:24:00Z
2014-06-11T19:24:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares. Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional. 2007. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/89328
000500039
paggiaro_pbs_me_bauru.pdf
33004056085P0
2312685254813659
0000-0001-5704-4643
identifier_str_mv PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares. Stress no comportamento de escolha do adolescente: intervenção em orientação profissional. 2007. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000500039
paggiaro_pbs_me_bauru.pdf
33004056085P0
2312685254813659
0000-0001-5704-4643
url http://hdl.handle.net/11449/89328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790179902095360