Elaboração de jogos que auxiliam terapia de consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreolli, Carolina Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanco, Vitória Henrique
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16569
Resumo: A consciência fonológica (CF) é um conjunto de habilidades, desde a simples concepção global do tamanho da palavra, semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. O período de alfabetização é excelente para auxiliar no desenvolvimento da CF, visto que a primeira infância é marcada pela entrada da criança na escola. Nesta fase, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a gerar descobertas e se prepararem para iniciar o processo de alfabetização. Pensando na escassez de recursos digitais para treino de consciência fonológica, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo lúdico de treino das habilidades de rima, aliteração, consciência silábica e fonêmica para o público infantil. Método: Utilizou-se a ferramenta “power point” para a montagem do jogo, inserindo se imagens, animações e áudios representando a voz dos personagens. As imagens dos personagens foram utilizadas do aplicativo “Canva” e as demais imagens do jogo retiradas do site “Pixabay”, o qual não necessita de direitos autorais. Todo o jogo foi pensado no público infantil, sendo interativo e lúdico e dividido em quatros partes principais, as quais cada uma representa um componente da consciência fonológica. Resultados: O jogo foi desenvolvido seguindo um tema/cenário diferente para cada habilidade da consciência fonológica. Para a rima, o tema escolhido foi “shopping”, o qual contém, nas páginas principais e nas demais, 10 figuras as quais as crianças devem identificar a rima com a imagem principal. Para a aliteração o tema é “supermercado”, o qual apresenta 10 figuras principais e a criança deve identificar quais começam com o mesmo segmento sonoro. Na consciência silábica foi desenvolvido um “parque”, o qual contém várias figuras e a criança deve separá-las em sílabas. Para a consciência fonêmica, o tema foi “sorveteria” e, ao clique no carrinho de sorvete, emitirá um som que deve ser relacionado pela criança com a figura que comece com o relativo ruído. Conclusão: O jogo “As aventuras dos irmãos atura” foi desenvolvido com o intuito de auxiliar na terapia fonoaudiológica de forma lúdica, trabalhando as habilidades da consciência fonológica através de quatro jogos com temas de interesse infantil.
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