A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula,Giovana Romero
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mota,Helena Bolli, Keske-Soares,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200006
Resumo: TEMA: consciência fonológica e alfabetização. OBJETIVO: verificar a influência da terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. MÉTODO: 46 crianças foram submetidas à avaliação da leitura e escrita de palavras e pseudopalavras e da consciência fonológica; o grupo experimental foi submetido à intervenção. RESULTADOS: a terapia interferiu positivamente no desempenho das crianças do grupo experimental (76,47%) nas tarefas de consciência fonológica e em relação ao seu desempenho em leitura e escrita e somente as crianças alfabetizadas conseguiram realizar as tarefas de consciência fonêmica. CONCLUSÃO: a terapia de consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.
id PFPEF-1_960b1e924286815fa35a5f2cfe90ae66
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872005000200006
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetizaçãoLeituraEscritaConsciência FonológicaAprendizagemTEMA: consciência fonológica e alfabetização. OBJETIVO: verificar a influência da terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. MÉTODO: 46 crianças foram submetidas à avaliação da leitura e escrita de palavras e pseudopalavras e da consciência fonológica; o grupo experimental foi submetido à intervenção. RESULTADOS: a terapia interferiu positivamente no desempenho das crianças do grupo experimental (76,47%) nas tarefas de consciência fonológica e em relação ao seu desempenho em leitura e escrita e somente as crianças alfabetizadas conseguiram realizar as tarefas de consciência fonêmica. CONCLUSÃO: a terapia de consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200006Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.2 2005reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872005000200006info:eu-repo/semantics/openAccessPaula,Giovana RomeroMota,Helena BolliKeske-Soares,Márciapor2006-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872005000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2006-03-20T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
title A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
spellingShingle A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
Paula,Giovana Romero
Leitura
Escrita
Consciência Fonológica
Aprendizagem
title_short A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
title_full A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
title_fullStr A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
title_sort A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização
author Paula,Giovana Romero
author_facet Paula,Giovana Romero
Mota,Helena Bolli
Keske-Soares,Márcia
author_role author
author2 Mota,Helena Bolli
Keske-Soares,Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula,Giovana Romero
Mota,Helena Bolli
Keske-Soares,Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Consciência Fonológica
Aprendizagem
topic Leitura
Escrita
Consciência Fonológica
Aprendizagem
description TEMA: consciência fonológica e alfabetização. OBJETIVO: verificar a influência da terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. MÉTODO: 46 crianças foram submetidas à avaliação da leitura e escrita de palavras e pseudopalavras e da consciência fonológica; o grupo experimental foi submetido à intervenção. RESULTADOS: a terapia interferiu positivamente no desempenho das crianças do grupo experimental (76,47%) nas tarefas de consciência fonológica e em relação ao seu desempenho em leitura e escrita e somente as crianças alfabetizadas conseguiram realizar as tarefas de consciência fonêmica. CONCLUSÃO: a terapia de consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872005000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.2 2005
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821082659946496