Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544 |
Resumo: | Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana. |
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Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da curaXamanismoPluralidade religiosaReligião como técnicaCura alternativaIntituto Cristão Filhos da LuzShamanismReligious pluralityReligion as techniqueAlternative cureNovas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Ana Rosa Cloclet daPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Alves, Jessica Martins2022-04-07T18:47:50Z2022-04-07T18:47:50Z2002-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165448405298354751571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16544Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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