Narrativas subalternas de mulheres negras na construção da interseccionalidade como metodologia do comitê da ONU contra a discriminação racial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16897 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo estudar os impactos de narrativas subalternas de mulheres negras na construção da teoria interseccional adotada pelo Comitê das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. Pretendeu-se responder, com a presente pesquisa, se narrativas de mulheres negras subalternas e não acadêmicas influenciaram na sistematização da interseccionalidade como conceito acadêmico que, depois da Conferência de Durban, tornou-se metodologia do Comitê em questão para análise da discriminação racial. Para isso, foram analisadas trinta e seis recomendações gerais publicadas pelo Comitê no site oficial das Nações Unidas que foram emitidas de 1972 a maio de 2022, foi analisado quando o Comitê começou a considerar a interseccionalidade como metodologia de análise de casos de discriminação racial. Também foi estudado o conceito de interseccionalidade pelos estudos de Carla Akotirena, Kimberlé Crenshaw, e Patricia Hill Colins. Foram analisadas narrativas subalternas de mulheres negras não acadêmicas como Carolina Maria de Jesus, Laudelina de Campos Melo e Elza Soares, mulheres negras brasileiras que nasceram e tiveram suas vivencias e contribuições no século XX antes do Comitê começar a trabalhar com a interseccionalidade nos anos 2000. Nossa hipótese, foi que narrativas subalternas influenciaram na conceituação da interseccionalidade como categoria acadêmica, mas que não tiveram, nos trabalhos do Comitê, referência direta e acolhida expressa. |
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Narrativas subalternas de mulheres negras na construção da interseccionalidade como metodologia do comitê da ONU contra a discriminação racialSubaltern narratives of black women in the construction of intersectionality as a methodology of the UN committee against racial discriminationDireitos HumanosCooperação InternacionalInterseccionalidadeMulheres negrasRacismoONUHuman RightsInternational CooperationIntersectionalityRacismBlack WomenUnited NationsA presente dissertação tem por objetivo estudar os impactos de narrativas subalternas de mulheres negras na construção da teoria interseccional adotada pelo Comitê das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. Pretendeu-se responder, com a presente pesquisa, se narrativas de mulheres negras subalternas e não acadêmicas influenciaram na sistematização da interseccionalidade como conceito acadêmico que, depois da Conferência de Durban, tornou-se metodologia do Comitê em questão para análise da discriminação racial. Para isso, foram analisadas trinta e seis recomendações gerais publicadas pelo Comitê no site oficial das Nações Unidas que foram emitidas de 1972 a maio de 2022, foi analisado quando o Comitê começou a considerar a interseccionalidade como metodologia de análise de casos de discriminação racial. Também foi estudado o conceito de interseccionalidade pelos estudos de Carla Akotirena, Kimberlé Crenshaw, e Patricia Hill Colins. Foram analisadas narrativas subalternas de mulheres negras não acadêmicas como Carolina Maria de Jesus, Laudelina de Campos Melo e Elza Soares, mulheres negras brasileiras que nasceram e tiveram suas vivencias e contribuições no século XX antes do Comitê começar a trabalhar com a interseccionalidade nos anos 2000. Nossa hipótese, foi que narrativas subalternas influenciaram na conceituação da interseccionalidade como categoria acadêmica, mas que não tiveram, nos trabalhos do Comitê, referência direta e acolhida expressa.This dissertation aims to study the impacts of subaltern narratives of black women on the construction of intersectional theory adopted by the United Nations Committee on the Elimination of All Forms of Racial Discrimination. This research aimed to answer whether subaltern and non-academic black women's narratives influenced the systematization of intersectionality as an academic concept that, after the Durban Conference, became the Committee's methodology for analyzing racial discrimination. For this purpose, thirty-six general recommendations published by the Committee on the official website of the United Nations that were issued from 1972 to May 2022 were analyzed, it was analyzed when the Committee began to consider intersectionality as a methodology for analyzing racial discrimination cases. The concept of intersectionality was also studied by the studies of Carla Akotirena, Kimberlé Crenshaw, and Patricia Hill Collins. We analyzed subaltern narratives of non-academic black women such as Carolina Maria de Jesus, Laudelina de Campos Melo, and Elza Soares, black Brazilian women who were born and had their experiences and contributions in the 20th century before the Committee started working with intersectionality in the 2000s. Our hypothesis was that subaltern narratives influenced the conceptualization of intersectionality as an academic category, but that they did not have, in the Committee's work, direct reference and express acceptance.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Peruzzo, Pedro PulzattoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Garcia, Isabella2023-05-05T11:42:32Z2023-05-05T11:42:32Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/168973832963285851014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-06-02T13:49:31Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16897Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-06-02T13:49:31Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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