As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir. |
id |
PUC_CAMP-5_8d6382685a305502e206e9d3717aa977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolarThe twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusioninclusãoinclusão escolarprocedimento de desenhos- estórias com temaimagináriopsicanáliseconsultas terapêuticas coletivasinclusionschool inclusionthematic story-drawingimaginarypsychoanalysisgroup therapeutics consultationO presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.The present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: his mother's boy , "(un) capacities , "where s Wally? and "the pain and the delicacy". In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.PUC-CampinasVaisberg, Tania Maria Jose AielloPontifícia Universidade Católica de CampinasAvila, Camila Ferreira de2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2008-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156680964327675289257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:55Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:55Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar The twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusion |
title |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
spellingShingle |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar Avila, Camila Ferreira de inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
title_short |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_full |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_fullStr |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_sort |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
author |
Avila, Camila Ferreira de |
author_facet |
Avila, Camila Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Camila Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
topic |
inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
description |
O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-15 2022-02-16T18:40:18Z 2022-02-16T18:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 0964327675289257 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 |
identifier_str_mv |
0964327675289257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1798415784894005248 |