As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Camila Ferreira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.
id PCAM_8d6382685a305502e206e9d3717aa977
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Avila, Camila Ferreira dePontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2008-05-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156680964327675289257O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.The present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: his mother's boy , "(un) capacities , "where s Wally? and "the pain and the delicacy". In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.porPUC-Campinasinclusãoinclusão escolarprocedimento de desenhos- estórias com temaimagináriopsicanáliseconsultas terapêuticas coletivasinclusionschool inclusionthematic story-drawingimaginarypsychoanalysisgroup therapeutics consultationAs gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolarThe twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Souza, Vera Lúcia Trevisan deCaiado, Katia Regina MorenoSantos, Manoel Antonio dosBotelho, Andrea Pacetta de Arruda6876954243774464080377828088394916329219931693003181974175500908CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdfccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdfapplication/pdf3850075http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15668/1/ccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdf05d974425f6a8a0d045427a03e64ea9bMD51123456789/156682022-09-02 11:36:55.466oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusion
title As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
spellingShingle As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
Avila, Camila Ferreira de
inclusão
inclusão escolar
procedimento de desenhos- estórias com tema
imaginário
psicanálise
consultas terapêuticas coletivas
inclusion
school inclusion
thematic story-drawing
imaginary
psychoanalysis
group therapeutics consultation
title_short As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
title_full As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
title_fullStr As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
title_full_unstemmed As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
title_sort As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
author Avila, Camila Ferreira de
author_facet Avila, Camila Ferreira de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Camila Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
contributor_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
inclusão escolar
procedimento de desenhos- estórias com tema
imaginário
psicanálise
consultas terapêuticas coletivas
inclusion
school inclusion
thematic story-drawing
imaginary
psychoanalysis
group therapeutics consultation
topic inclusão
inclusão escolar
procedimento de desenhos- estórias com tema
imaginário
psicanálise
consultas terapêuticas coletivas
inclusion
school inclusion
thematic story-drawing
imaginary
psychoanalysis
group therapeutics consultation
description O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0964327675289257
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668
identifier_str_mv 0964327675289257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15668/1/ccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05d974425f6a8a0d045427a03e64ea9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720495878144