Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15274 |
Resumo: | Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir do tensionamento presente no desenvolvimento da função docente impactada por concepções externas que interferem no sentimento de pertencimento dos professores nesta etapa educativa. Nesse viés nosso problema foi de identificar em que medida as concepções externas acerca do papel da Educação Infantil e da função de seus professores têm impactado esses profissionais em seu sentimento de pertença à categoria profissional docente? Nosso objetivo geral foi o de identificar as concepções que os professores da Educação Infantil têm sobre a sua função e se estas influenciam o reconhecimento de seu pertencimento à categoria docente. Como objetivos específicos estabelecemos: (i) identificar qual a natureza dessas concepções; (ii) identificar quais são as tensões presentes no desenvolvimento da função docente que interferem no sentimento de pertencimento dos professores da Educação Infantil enquanto categoria profissional docente; (iii) identificar qual a concepção que os pais, diretoras e secretária de educação tem sobre a função da escola e dos professores da Educação Infantil. O fundamento teórico de análise foi a Teoria histórico-cultural e utilizamos como procedimentos para a construção do material empírico entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram professoras da Educação Infantil, secretária de Educação e pais de alunos de EMEIs e de creches de um município da Região Metropolitana de Campinas. As análises apontam que a busca por reconhecimento está em consonância com o significado que os docentes atribuem à sua função e que passa pela significação que o outro atribui a ela. As tensões do contexto relacionadas às significações promovem uma crise que pode ser superada quando for compreendido pelos professores que, para ser legitimado, o sentimento de pertença à categoria deverá ser o resultado de um reconhecimento em reciprocidade – “em si”, “para si” e “para o outro”. Desse processo investigativo, compreendemos que, para o contexto da (re)construção da identidade docente na Educação Infantil, a superação das imposições externas a respeito da função, as quais ainda são realidade na sociedade, se dará em um movimento de cobrança de políticas públicas de formação continuada e direcionada aos docentes dessa etapa educativa visando à legitimação do papel e da função da escola, que ainda se faz necessária. |
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Nosso objetivo geral foi o de identificar as concepções que os professores da Educação Infantil têm sobre a sua função e se estas influenciam o reconhecimento de seu pertencimento à categoria docente. Como objetivos específicos estabelecemos: (i) identificar qual a natureza dessas concepções; (ii) identificar quais são as tensões presentes no desenvolvimento da função docente que interferem no sentimento de pertencimento dos professores da Educação Infantil enquanto categoria profissional docente; (iii) identificar qual a concepção que os pais, diretoras e secretária de educação tem sobre a função da escola e dos professores da Educação Infantil. O fundamento teórico de análise foi a Teoria histórico-cultural e utilizamos como procedimentos para a construção do material empírico entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram professoras da Educação Infantil, secretária de Educação e pais de alunos de EMEIs e de creches de um município da Região Metropolitana de Campinas. As análises apontam que a busca por reconhecimento está em consonância com o significado que os docentes atribuem à sua função e que passa pela significação que o outro atribui a ela. As tensões do contexto relacionadas às significações promovem uma crise que pode ser superada quando for compreendido pelos professores que, para ser legitimado, o sentimento de pertença à categoria deverá ser o resultado de um reconhecimento em reciprocidade – “em si”, “para si” e “para o outro”. Desse processo investigativo, compreendemos que, para o contexto da (re)construção da identidade docente na Educação Infantil, a superação das imposições externas a respeito da função, as quais ainda são realidade na sociedade, se dará em um movimento de cobrança de políticas públicas de formação continuada e direcionada aos docentes dessa etapa educativa visando à legitimação do papel e da função da escola, que ainda se faz necessária.This research, was developed in the line of Research Formation of Teachers and Pedagogical Practices, focusing on understanding conceptions about the teaching function in Early Childhood Education. The investigation was established from the tension present in the development of the teaching function impacted by external conceptions that interfere in the feeling of belonging of the teachers in this educational stage. In this way, our problem was to identify to what extent the external conceptions about the role of Early Childhood Education and the role of their teachers have impacted these professionals in their feeling of belonging to the professional teaching category? Our general objective was to identify the conceptions that Early Childhood Education teachers have about their role and whether they influence the recognition of their belonging to the teaching category. As specific objectives we establish: (i) to identify the nature of these conceptions; (ii) to identify which are the tensions present in the development of the teaching function that interfere in the feeling of belonging of the teachers of Early Childhood Education as a teaching professional category; (iii) identify the conception that parents, principals and education secretary have about the role of the school and teachers of Early Childhood Education. The theoretical basis of analysis was the historical-cultural theory and we used semi-structured interviews and questionnaires as procedures for the construction of the empirical material. Participants were teachers of Early Childhood Education, Secretary of Education and parents of EMEI students and daycare centers in a municipality in the Metropolitan Region of Campinas. The analyzes point out that the search for recognition is in line with the meaning that teachers attribute to their function and that it passes through the meaning that the other attributes to it. Tensions in the context related to meanings promote a crisis that can be overcome when it is understood by teachers that, to be legitimized, the feeling of belonging to the category must be the result of a recognition in reciprocity - "in itself", "for itself" and “for the other”. From this investigative process, we understand that, in the context of the (re) construction of the teaching identity in Early Childhood Education, the overcoming of external impositions regarding the function, which are still a reality in society, will take place in a movement for the collection of public policies of continuous and targeted training for teachers in this educational stage, aiming at legitimizing the role and function of the school, which is still necessary.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasBarros, Adelir Aparecida Marinho de2022-02-16T17:55:03Z2022-02-16T17:55:03Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152746105422199093483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:37:02Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15274Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:37:02Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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