Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor.
id PUC_CAMP-5_9a1ea7cdfd3627907983d7c8503610db
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15314
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiênciasLearning evaluation and teacher formation: experiences and conceptionsavaliaçãoformação de professoresensino fundamentalevaluationteacher formationelementary schoolO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor.The aim of the present study, inserted in the University research line, Teaching and Teacher Formation is to verify how the school experiences on evaluation and the history of the teachers lives either as a students or as a teacher influence their views and practice concerning assessment. It s also intended to reflect how the evaluation process has been modified along the educational history, as well as the role of the evaluation according to the several facets it can assume. Since the man modifies the world in which he lives through his actions and consequently he is modified by this world, we carried out a qualitative research with a critical-participative approach having as its source the explanatory study where the interviews were made with elementary school teachers from a private school in Sorocaba- S.P. Data from different views concerning the assessment were collected, the way the person understands the assessment, the tools used for evaluation, when and how he evaluates. Such views result from experiences mentioned beforehand. The study showed that either positive or negative evaluative experiences of the school life of the interviewee pointed the way these experiences affect the teacher.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasBiazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153147680060520825117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
Learning evaluation and teacher formation: experiences and conceptions
title Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
spellingShingle Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
avaliação
formação de professores
ensino fundamental
evaluation
teacher formation
elementary school
title_short Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
title_full Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
title_fullStr Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
title_sort Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
author Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
author_facet Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
formação de professores
ensino fundamental
evaluation
teacher formation
elementary school
topic avaliação
formação de professores
ensino fundamental
evaluation
teacher formation
elementary school
description O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-29
2022-02-16T18:12:03Z
2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314
7680060520825117
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314
identifier_str_mv 7680060520825117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241168769024