Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314 |
Resumo: | O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor. |
id |
PUC_CAMP-5_9a1ea7cdfd3627907983d7c8503610db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15314 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiênciasLearning evaluation and teacher formation: experiences and conceptionsavaliaçãoformação de professoresensino fundamentalevaluationteacher formationelementary schoolO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor.The aim of the present study, inserted in the University research line, Teaching and Teacher Formation is to verify how the school experiences on evaluation and the history of the teachers lives either as a students or as a teacher influence their views and practice concerning assessment. It s also intended to reflect how the evaluation process has been modified along the educational history, as well as the role of the evaluation according to the several facets it can assume. Since the man modifies the world in which he lives through his actions and consequently he is modified by this world, we carried out a qualitative research with a critical-participative approach having as its source the explanatory study where the interviews were made with elementary school teachers from a private school in Sorocaba- S.P. Data from different views concerning the assessment were collected, the way the person understands the assessment, the tools used for evaluation, when and how he evaluates. Such views result from experiences mentioned beforehand. The study showed that either positive or negative evaluative experiences of the school life of the interviewee pointed the way these experiences affect the teacher.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasBiazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153147680060520825117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências Learning evaluation and teacher formation: experiences and conceptions |
title |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow avaliação formação de professores ensino fundamental evaluation teacher formation elementary school |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências |
author |
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow |
author_facet |
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação formação de professores ensino fundamental evaluation teacher formation elementary school |
topic |
avaliação formação de professores ensino fundamental evaluation teacher formation elementary school |
description |
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-29 2022-02-16T18:12:03Z 2022-02-16T18:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314 7680060520825117 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314 |
identifier_str_mv |
7680060520825117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210241168769024 |