Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15171
Resumo: Esta dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas. Trata-se da análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, buscando reflexões a respeito da formação das identidades das personagens da narrativa e de como essas identidades podem estar relacionadas à formação dos sujeitos contemporâneos. Seguindo um modelo ensaístico e rizomático, a construção entrelaçada dos capítulos do texto e a análise do corpus derivam de colagens de enunciados capazes de – alicerçados nos diálogos entre/com autores de diversas áreas do conhecimento, como Albuquerque, Deleuze e Guattari, Xavier, Zurian, entre outros – entender como o discurso do filme expressa, (des)constrói e (re)organiza as identidades múltiplas de suas personagens, a partir de descrições de cenas, leituras de imagens e interpretações de trilhas sonoras. Foram selecionadas cenas com potencial para a discussão e a análise da formação identitária das personagens, tentando compreender as relações, os laços e as práticas sociais que implicam a constituição do sujeito contemporâneo no discurso cinematográfico, bem como a maneira com que o filme rompe e reitera valores sociais presentes no imaginário coletivo – sobretudo o que marca o sertanejo nordestino brasileiro –, brincando com a expectativa do público.
id PUC_CAMP-5_a53c9800f7e42c44ce329263202d98c2
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15171
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel MascaroBoi NeonCinema BrasileiroIdentidadesGênero.Boi NeonBrazilian FilmIdentitiesGender.Esta dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas. Trata-se da análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, buscando reflexões a respeito da formação das identidades das personagens da narrativa e de como essas identidades podem estar relacionadas à formação dos sujeitos contemporâneos. Seguindo um modelo ensaístico e rizomático, a construção entrelaçada dos capítulos do texto e a análise do corpus derivam de colagens de enunciados capazes de – alicerçados nos diálogos entre/com autores de diversas áreas do conhecimento, como Albuquerque, Deleuze e Guattari, Xavier, Zurian, entre outros – entender como o discurso do filme expressa, (des)constrói e (re)organiza as identidades múltiplas de suas personagens, a partir de descrições de cenas, leituras de imagens e interpretações de trilhas sonoras. Foram selecionadas cenas com potencial para a discussão e a análise da formação identitária das personagens, tentando compreender as relações, os laços e as práticas sociais que implicam a constituição do sujeito contemporâneo no discurso cinematográfico, bem como a maneira com que o filme rompe e reitera valores sociais presentes no imaginário coletivo – sobretudo o que marca o sertanejo nordestino brasileiro –, brincando com a expectativa do público.This dissertation is the result of an interdisciplinary research in Languages, Media and Art. It is an interpretive analysis of the discourse of the Brazilian film Boi Neon (2016), by Gabriel Mascaro, and aims to develop reflections on the identities of the narrative characters and how their identities may be related to the formations of the contemporary subjects. Following an essayistic and rhizomatic model, the interlaced construction of the chapters from this text and the analysis of the corpus derive from statements collages – based on the dialogues between authors of several areas of knowledge, such as Albuquerque, Deleuze and Guattari, Xavier, Zurian, and others – to understand how the discourse of the film is able to (de)construct and (re)organize the multiple identities of its characters, by using descriptions of scenes, readings of images and interpretations of soundtracks. Scenes with potential for discussion and analysis of the identity formation of the characters were selected, trying to comprehend the relationships and social practices that implicate the constitution of the contemporary subject in the cinematographic discourse, as well as the way in which the film disrupts and reiterates social values from the collective imaginary – especially those which define the Brazilian backlands –, playing with the expectation of the public.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasMoraes, Ricardo Gaiotto dePontifícia Universidade Católica de CampinasCarvalho, Rodrigo Souza Fontanini de2022-02-16T14:39:30Z2022-02-16T14:39:30Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151712870867890083996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-28T16:38:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15171Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-28T16:38:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
title Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
spellingShingle Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
Boi Neon
Cinema Brasileiro
Identidades
Gênero.
Boi Neon
Brazilian Film
Identities
Gender.
title_short Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
title_full Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
title_fullStr Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
title_full_unstemmed Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
title_sort Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
author Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
author_facet Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Ricardo Gaiotto de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
dc.subject.por.fl_str_mv Boi Neon
Cinema Brasileiro
Identidades
Gênero.
Boi Neon
Brazilian Film
Identities
Gender.
topic Boi Neon
Cinema Brasileiro
Identidades
Gênero.
Boi Neon
Brazilian Film
Identities
Gender.
description Esta dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas. Trata-se da análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, buscando reflexões a respeito da formação das identidades das personagens da narrativa e de como essas identidades podem estar relacionadas à formação dos sujeitos contemporâneos. Seguindo um modelo ensaístico e rizomático, a construção entrelaçada dos capítulos do texto e a análise do corpus derivam de colagens de enunciados capazes de – alicerçados nos diálogos entre/com autores de diversas áreas do conhecimento, como Albuquerque, Deleuze e Guattari, Xavier, Zurian, entre outros – entender como o discurso do filme expressa, (des)constrói e (re)organiza as identidades múltiplas de suas personagens, a partir de descrições de cenas, leituras de imagens e interpretações de trilhas sonoras. Foram selecionadas cenas com potencial para a discussão e a análise da formação identitária das personagens, tentando compreender as relações, os laços e as práticas sociais que implicam a constituição do sujeito contemporâneo no discurso cinematográfico, bem como a maneira com que o filme rompe e reitera valores sociais presentes no imaginário coletivo – sobretudo o que marca o sertanejo nordestino brasileiro –, brincando com a expectativa do público.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-27
2022-02-16T14:39:30Z
2022-02-16T14:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15171
2870867890083996
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15171
identifier_str_mv 2870867890083996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210237577396224