Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16016 |
Resumo: | Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de adolescentes brasileiros. Para atingir esse objetivo, foram realizados três estudos: (1) Construção do instrumento, (2) Busca por evidências de validade baseadas na análise de conteúdo e (3) Grupos focais para verificação da adequação dos itens para a faixa etária selecionada. Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional, por meio da qual foi possível definir as primeiras dimensões nas quais os adolescentes mais comumente constroem seus projetos de vida. Após esta etapa, três estudos foram realizados. No primeiro estudo, foram construídas as sete dimensões do construto e a versão inicial do instrumento, composta por 116 itens. Para a construção dos itens, foram também utilizados dados de um estudo anterior no qual 113 adolescentes responderam à questão: “Pense na pessoa que você é hoje. Imagine você mesmo daqui a 10 anos. Descreva como você desejaria que estivesse sua vida”. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo por meio da análise de juízes. Participaram desse estudo cinco psicólogos interessados no construto projeto de vida e/ou peritos em construção de instrumento. Os resultados desse estudo apontaram para evidências positivas para a maioria dos itens criados, embora alguns itens tenham sido excluídos e outros tenham sido reformulados. A versão da escala nessa fase do estudo continha 91 itens. Por fim, o terceiro estudo teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso, 18 adolescentes com idades de 14 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, foram divididos em cinco grupos focais nos quais se solicitou que comentassem cada um dos itens da escala, informando à pesquisadora o que entendiam em cada item, indicando palavras difíceis ou mesmo dando sugestões sobre a exclusão ou redação dos mesmos. Os resultados mostraram que 22 itens foram reformulados e 4 itens foram excluídos, totalizando 87 itens espalhados nas sete dimensões. De maneira geral, concluiu-se que os itens da presente escala encontram-se adequados às faixas etárias estudadas, alcançando os objetivos dos estudos realizados. |
id |
PUC_CAMP-5_a6281f7ed2eb0d4aa482766c39602aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16016 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)Life Project: scale development for adolescents.projetos de vidaadolescênciaconstrução de testevalidade do testelife projectsadolescencescale developmenttest validityConsiderando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de adolescentes brasileiros. Para atingir esse objetivo, foram realizados três estudos: (1) Construção do instrumento, (2) Busca por evidências de validade baseadas na análise de conteúdo e (3) Grupos focais para verificação da adequação dos itens para a faixa etária selecionada. Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional, por meio da qual foi possível definir as primeiras dimensões nas quais os adolescentes mais comumente constroem seus projetos de vida. Após esta etapa, três estudos foram realizados. No primeiro estudo, foram construídas as sete dimensões do construto e a versão inicial do instrumento, composta por 116 itens. Para a construção dos itens, foram também utilizados dados de um estudo anterior no qual 113 adolescentes responderam à questão: “Pense na pessoa que você é hoje. Imagine você mesmo daqui a 10 anos. Descreva como você desejaria que estivesse sua vida”. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo por meio da análise de juízes. Participaram desse estudo cinco psicólogos interessados no construto projeto de vida e/ou peritos em construção de instrumento. Os resultados desse estudo apontaram para evidências positivas para a maioria dos itens criados, embora alguns itens tenham sido excluídos e outros tenham sido reformulados. A versão da escala nessa fase do estudo continha 91 itens. Por fim, o terceiro estudo teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso, 18 adolescentes com idades de 14 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, foram divididos em cinco grupos focais nos quais se solicitou que comentassem cada um dos itens da escala, informando à pesquisadora o que entendiam em cada item, indicando palavras difíceis ou mesmo dando sugestões sobre a exclusão ou redação dos mesmos. Os resultados mostraram que 22 itens foram reformulados e 4 itens foram excluídos, totalizando 87 itens espalhados nas sete dimensões. De maneira geral, concluiu-se que os itens da presente escala encontram-se adequados às faixas etárias estudadas, alcançando os objetivos dos estudos realizados.Considering the importance of life projects for adolescents and the lack of national instruments in the Brazilian scenario, the present research aimed to develop a scale to evaluate life projects in Brazilian adolescents. To achieve this goal, three studies were carried out: (1) scale development, (2) validity evidence based on content analysis, and (3) focus groups to verify the suitability of items for the selected age group. Initially, a national and international literature review was carried out, through which it was possible to define the first dimensions in which adolescents more commonly construct their life projects. After this step, three studies were performed. In the first study, seven dimensions including 116 items were constructed. Data from a previous study in which 113 adolescents completed the following: "Think about who you are today. Imagine yourself in 10 years. Describe how you wish your life was", was also used for item development. In the second study, five psychologists, interested in life projects construct and / or experts in scale development, participated as evaluators for content validity. The results of this study pointed to positive evidence for most of the items created, although some items were excluded and others were reworded. The scale version in this phase of the study contained 91 items. Finally, the third study aimed to verify the suitability of the scale items to the target age group. For that, 18 male and female adolescents between the ages of 14 and 17, were divided into five focal groups in which they were asked to comment on each of the items of the scale, informing the researcher what they understood in each item, indicating difficult words or even suggesting they be excluded or rewritten. Results showed that 22 items were reworded and 4 items were excluded, totaling 87 items distributed in seven dimensions. In conclusion, items of the present scale are adequate for the studied age groups.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasZanon, Letícia Lovato DellazzanaPontifícia Universidade Católica de CampinasGobbo, Jessica Particelli2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160162792591435677243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:14:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16016Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:14:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) Life Project: scale development for adolescents. |
title |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
spellingShingle |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) Gobbo, Jessica Particelli projetos de vida adolescência construção de teste validade do teste life projects adolescence scale development test validity |
title_short |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
title_full |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
title_fullStr |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
title_full_unstemmed |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
title_sort |
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) |
author |
Gobbo, Jessica Particelli |
author_facet |
Gobbo, Jessica Particelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanon, Letícia Lovato Dellazzana Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbo, Jessica Particelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projetos de vida adolescência construção de teste validade do teste life projects adolescence scale development test validity |
topic |
projetos de vida adolescência construção de teste validade do teste life projects adolescence scale development test validity |
description |
Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de adolescentes brasileiros. Para atingir esse objetivo, foram realizados três estudos: (1) Construção do instrumento, (2) Busca por evidências de validade baseadas na análise de conteúdo e (3) Grupos focais para verificação da adequação dos itens para a faixa etária selecionada. Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional, por meio da qual foi possível definir as primeiras dimensões nas quais os adolescentes mais comumente constroem seus projetos de vida. Após esta etapa, três estudos foram realizados. No primeiro estudo, foram construídas as sete dimensões do construto e a versão inicial do instrumento, composta por 116 itens. Para a construção dos itens, foram também utilizados dados de um estudo anterior no qual 113 adolescentes responderam à questão: “Pense na pessoa que você é hoje. Imagine você mesmo daqui a 10 anos. Descreva como você desejaria que estivesse sua vida”. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo por meio da análise de juízes. Participaram desse estudo cinco psicólogos interessados no construto projeto de vida e/ou peritos em construção de instrumento. Os resultados desse estudo apontaram para evidências positivas para a maioria dos itens criados, embora alguns itens tenham sido excluídos e outros tenham sido reformulados. A versão da escala nessa fase do estudo continha 91 itens. Por fim, o terceiro estudo teve como objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo. Para isso, 18 adolescentes com idades de 14 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, foram divididos em cinco grupos focais nos quais se solicitou que comentassem cada um dos itens da escala, informando à pesquisadora o que entendiam em cada item, indicando palavras difíceis ou mesmo dando sugestões sobre a exclusão ou redação dos mesmos. Os resultados mostraram que 22 itens foram reformulados e 4 itens foram excluídos, totalizando 87 itens espalhados nas sete dimensões. De maneira geral, concluiu-se que os itens da presente escala encontram-se adequados às faixas etárias estudadas, alcançando os objetivos dos estudos realizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2022-02-16T19:01:10Z 2022-02-16T19:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16016 2792591435677243 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16016 |
identifier_str_mv |
2792591435677243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210253372096512 |