Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schette, Fatima Rosely
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15860
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever as vivências emocionais de pessoas que exercem cargo de liderança em uma organização. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, com perguntas abertas, dirigidas a três diretores de uma empresa pública de pesquisa tecnológica, dotados de perfil profissional com potencial intelectual e acadêmico superiores. A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985), constando de passos que levam a uma estruturação do vivido em relação ao exercício da liderança. Os depoimentos foram estimulados por três perguntas disparadoras quanto ao desenvolvimento profissional desses líderes, dificuldades e facilidades nas suas trajetórias até os postos ocupados, e como eles se sentem atualmente frente às exigências do cargo. Os resultados encontrados, quando comparados com a literatura pesquisada, permitem concluir que o exercício da liderança é a vivência de uma experiência complexa, onde surgem satisfações quando se atingem metas propostas e cooperação da equipe, e frustrações quando ocorre o contrário. Daí a necessidade dos líderes compreenderem a importância, e procurarem lidar adequadamente, com as emoções presentes nas relações interpessoais. Ser líder exige do profissional dedicação, contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, além de atitudes proativas frente às oportunidades de crescimento. Propicia visão e controle do todo da organização e exige incentivo constante à sua equipe de trabalho. A organização, por sua vez, deve estar apta a contribuir para o suporte operacional ao líder em suas atribuições, principalmente através de programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Esse estudo visa prestar uma contribuição à atuação dos profissionais de psicologia e de administração de recursos humanos, na medida em que evidencia a importância de se olhar o líder através de seu próprio referencial, e a partir deste, definir as formas mais adequadas para promover seu desenvolvimento, consideradas as dimensões pessoal e profissional.
id PUC_CAMP-5_a893f56d2618da7b710305e0cc7efa7d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15860
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentosBeing a leader: a phenomenological study of verbal reportsliderançadesenvolvimento gerencialdesenvolvimento organizacionalEste estudo tem por objetivo descrever as vivências emocionais de pessoas que exercem cargo de liderança em uma organização. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, com perguntas abertas, dirigidas a três diretores de uma empresa pública de pesquisa tecnológica, dotados de perfil profissional com potencial intelectual e acadêmico superiores. A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985), constando de passos que levam a uma estruturação do vivido em relação ao exercício da liderança. Os depoimentos foram estimulados por três perguntas disparadoras quanto ao desenvolvimento profissional desses líderes, dificuldades e facilidades nas suas trajetórias até os postos ocupados, e como eles se sentem atualmente frente às exigências do cargo. Os resultados encontrados, quando comparados com a literatura pesquisada, permitem concluir que o exercício da liderança é a vivência de uma experiência complexa, onde surgem satisfações quando se atingem metas propostas e cooperação da equipe, e frustrações quando ocorre o contrário. Daí a necessidade dos líderes compreenderem a importância, e procurarem lidar adequadamente, com as emoções presentes nas relações interpessoais. Ser líder exige do profissional dedicação, contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, além de atitudes proativas frente às oportunidades de crescimento. Propicia visão e controle do todo da organização e exige incentivo constante à sua equipe de trabalho. A organização, por sua vez, deve estar apta a contribuir para o suporte operacional ao líder em suas atribuições, principalmente através de programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Esse estudo visa prestar uma contribuição à atuação dos profissionais de psicologia e de administração de recursos humanos, na medida em que evidencia a importância de se olhar o líder através de seu próprio referencial, e a partir deste, definir as formas mais adequadas para promover seu desenvolvimento, consideradas as dimensões pessoal e profissional.The objective of this study is to describe the emotional experiences of persons who hold leadership roles in an organization. The data were obtained from private, individual interviews, during which some requests were made to three managers of a public institution of technological research, endowed with professional profiles of superior intelectual and academic potential. The research is qualitative, adapting the phenomenological method proposed by Giorgi (1985), that consists of steps conducting to a structure of the experience in relation to being a leader. The statements were estimulated by three questions, concerning their professional growth, difficulties and facilities in their trajectory and how they have been living through the demands derived from their functions. The results when compared to the available literature on other researches, permit to conclude that being a leader is a complex lived experience; satisfactory when the proposed goals are achieved and there is actual team cooperation, but when the opposite occurs it can turn into a very deep frustration. Therefore, the leaders should be able to understand the importance of the emotions present in their interpersonal relationships and find more adequate ways of dealing with them. Being a leader demands dedication continuous personal and professional development, and also efficient attitudes toward the opportunities for growth. It makes possible an overall perspective and some control over the whole organization and requires constant positive feedback being given to his work team. The organization should be able to contribute with operational support to the leaders concerning their functions, mainly by providing training programs toward professional development. This research intends to bring a contribution to psychologists and other human resources administrators since it emphasizes the importance of considering leadership from the standpoint of the concrete experience of a person who is functioning as a leader and based on it, define more adequate forms to promote his growth, considering professional and personal dimensions.PUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasSchette, Fatima Rosely2022-02-16T18:57:50Z2022-02-16T18:57:50Z1999-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158603496194530450344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:14Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15860Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:14Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
Being a leader: a phenomenological study of verbal reports
title Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
spellingShingle Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
Schette, Fatima Rosely
liderança
desenvolvimento gerencial
desenvolvimento organizacional
title_short Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
title_full Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
title_fullStr Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
title_full_unstemmed Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
title_sort Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
author Schette, Fatima Rosely
author_facet Schette, Fatima Rosely
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Vera Engler
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Schette, Fatima Rosely
dc.subject.por.fl_str_mv liderança
desenvolvimento gerencial
desenvolvimento organizacional
topic liderança
desenvolvimento gerencial
desenvolvimento organizacional
description Este estudo tem por objetivo descrever as vivências emocionais de pessoas que exercem cargo de liderança em uma organização. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, com perguntas abertas, dirigidas a três diretores de uma empresa pública de pesquisa tecnológica, dotados de perfil profissional com potencial intelectual e acadêmico superiores. A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985), constando de passos que levam a uma estruturação do vivido em relação ao exercício da liderança. Os depoimentos foram estimulados por três perguntas disparadoras quanto ao desenvolvimento profissional desses líderes, dificuldades e facilidades nas suas trajetórias até os postos ocupados, e como eles se sentem atualmente frente às exigências do cargo. Os resultados encontrados, quando comparados com a literatura pesquisada, permitem concluir que o exercício da liderança é a vivência de uma experiência complexa, onde surgem satisfações quando se atingem metas propostas e cooperação da equipe, e frustrações quando ocorre o contrário. Daí a necessidade dos líderes compreenderem a importância, e procurarem lidar adequadamente, com as emoções presentes nas relações interpessoais. Ser líder exige do profissional dedicação, contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, além de atitudes proativas frente às oportunidades de crescimento. Propicia visão e controle do todo da organização e exige incentivo constante à sua equipe de trabalho. A organização, por sua vez, deve estar apta a contribuir para o suporte operacional ao líder em suas atribuições, principalmente através de programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Esse estudo visa prestar uma contribuição à atuação dos profissionais de psicologia e de administração de recursos humanos, na medida em que evidencia a importância de se olhar o líder através de seu próprio referencial, e a partir deste, definir as formas mais adequadas para promover seu desenvolvimento, consideradas as dimensões pessoal e profissional.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-02-12
2022-02-16T18:57:50Z
2022-02-16T18:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15860
3496194530450344
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15860
identifier_str_mv 3496194530450344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415794294489088