O papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schette, Fatima Rosely
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15601
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) para o desenvolvimento de líderes organizacionais. Os dados foram obtidos através de depoimentos escritos, com perguntas abertas dirigidas a seis psicólogos organizacionais e do trabalho e a doze líderes organizacionais. Os psicólogos que participaram são representativos da área no Brasil, professores universitários e pós graduados na área da POT. Os doze líderes organizacionais foram indicados pelos psicólogos e contam com uma experiência profissional de mais de cinco anos em cargos de liderança. A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método de Análise de Conteúdo proposto por Minayo (1998), constando de passos que levam da descrição à interpretação objetiva e sistemática do conteúdo manifesto das comunicações. Os depoimentos escritos foram estimulados por duas perguntas disparadoras, comuns aos dois grupos de participantes, referindo-se às expectativas quanto à contribuição da POT ao desenvolvimento de líderes e sugestões quanto à contribuição da Psicologia para os programas de Treinamento e Desenvolvimento. Os resultados encontrados levaram a concluir que a Psicologia: 1) contribui para o desenvolvimento de líderes, para além das competências técnicas, permitindo que se desenvolvam competências de natureza psicológica - comportamentais e relacionais - e também empresariais; 2) fornece suporte psicológico para a adaptação do líder ao ambiente organizacional e contribui com programas de Treinamento & Desenvolvimento, que englobam temas como motivação, liderança, desenvolvimento de equipes, gestão de pessoas, utilizando-se de métodos e técnicas atuais, visando uma aprendizagem contínua nas organizações; 3) deve fortalecer-se como ciência e como classe profissional, desenvolver instrumentos e métodos de investigação e treinamento confiáveis e seguros, promover melhorias na formação acadêmica e profissional de psicólogos, ampliar o espaço da Psicologia nas diversas faculdades, no mercado, nas organizações, na mídia, na literatura e nos espaços científicos. As sugestões apontadas quanto à atuação da Psicologia foram: 1) devem contribuir através do aconselhamento e suporte psicológico ao líder; 2) deve promover a prática da liderança em contextos de aprendizagem; 3) deve promover programas de desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes alinhados às necessidades das organizações; 4) deve compreender o negócio da organização e sua relação com o panorama mundial; 5) desenvolver seu papel estratégico nas organizações; 6) implementar disciplinas de Psicologia em cursos como Administração, Engenharias, Medicina, Economia, etc; 7) aumentar sua representatividade como profissão e buscar maior união entre psicólogos para o fortalecimento da categoria; 8) desenvolver pesquisas e cursos de Pós Graduação na área da Psicologia organizacional e do Trabalho; 9) deve atuar além do setor de Recursos Humanos, junto à empresa como um todo.
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A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método de Análise de Conteúdo proposto por Minayo (1998), constando de passos que levam da descrição à interpretação objetiva e sistemática do conteúdo manifesto das comunicações. Os depoimentos escritos foram estimulados por duas perguntas disparadoras, comuns aos dois grupos de participantes, referindo-se às expectativas quanto à contribuição da POT ao desenvolvimento de líderes e sugestões quanto à contribuição da Psicologia para os programas de Treinamento e Desenvolvimento. Os resultados encontrados levaram a concluir que a Psicologia: 1) contribui para o desenvolvimento de líderes, para além das competências técnicas, permitindo que se desenvolvam competências de natureza psicológica - comportamentais e relacionais - e também empresariais; 2) fornece suporte psicológico para a adaptação do líder ao ambiente organizacional e contribui com programas de Treinamento & Desenvolvimento, que englobam temas como motivação, liderança, desenvolvimento de equipes, gestão de pessoas, utilizando-se de métodos e técnicas atuais, visando uma aprendizagem contínua nas organizações; 3) deve fortalecer-se como ciência e como classe profissional, desenvolver instrumentos e métodos de investigação e treinamento confiáveis e seguros, promover melhorias na formação acadêmica e profissional de psicólogos, ampliar o espaço da Psicologia nas diversas faculdades, no mercado, nas organizações, na mídia, na literatura e nos espaços científicos. As sugestões apontadas quanto à atuação da Psicologia foram: 1) devem contribuir através do aconselhamento e suporte psicológico ao líder; 2) deve promover a prática da liderança em contextos de aprendizagem; 3) deve promover programas de desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes alinhados às necessidades das organizações; 4) deve compreender o negócio da organização e sua relação com o panorama mundial; 5) desenvolver seu papel estratégico nas organizações; 6) implementar disciplinas de Psicologia em cursos como Administração, Engenharias, Medicina, Economia, etc; 7) aumentar sua representatividade como profissão e buscar maior união entre psicólogos para o fortalecimento da categoria; 8) desenvolver pesquisas e cursos de Pós Graduação na área da Psicologia organizacional e do Trabalho; 9) deve atuar além do setor de Recursos Humanos, junto à empresa como um todo.This study aims to analyze the Work Organizational Psychology (WOP) contribution for the development of organizational leaders. The data were obtained through written depositions, with driven opened questions to six work organizational psychologists and twelve organizational leaders. The psychologists who took part are representative of the area in Brazil, academic professors and post graduated in the WOP s area. The twelve organizational leaders were nominated by the psychologists and rely on a professional experience of more than five years in leadership positions. The research is qualitative, having been adopted the method of Content Analysis proposed by Minayo (1998), consisting of steps that go from the objective description to a systematic interpretation of the communications manifest content. The written depositions were stimulated by two questions, common to both groups of participants, referring to the expectations regarding WOP s contribution to the leaders development and suggestions regarding Psychology contribution for the T Programs. The data carried to conclude that Psychology: 1) contributes for leader s development, beyond technical competences, allowing them to develop competences of psychological nature behavioral and relational - and managerial also; 2) supplies psychological support for leader s adaptation to the organizational environment and contributes with Training and Development programs, that embody themes as motivation, leadership, teams development, administration of people, using its currient methods and techniques, aiming a continuous learning inside the organizations; 3) should strengthens itself as science and as professional carrers, developing investigation instruments and scientific methods, reliable and safe, promote improvements in the academic and professional formation of psychologists; 4) should enlarge itself presence in the several faculties, in the market, in the organizations, in the media, in literature and in scientific endeavors. The pointed suggestions regarding Psychology contribution were: 1) should contribute through couselling and psychological support to the leader; 2) should promote the leadership practice in learning contexts; 3) promote competences development programs, behaviors and attitudes aligned to the organizational needs; 4) should comprehend organizations business and its relation with the world panorama;5) develop its own strategic role in the organizations; 6) implement Psychology disciplines in varied courses as Administration, Engineerings, Medicine, Economy, etc; 7) increase its representativity as a profession and seek larger union among psychologists for the category invigoration; 8) develop researches and Post Graduation Courses focused on Organizational and Work Psychology field; 9) should act beyond the Human Resources Sector, close to the company as a whole.porPUC-Campinasatenção psicológica nas organizaçõesliderançapsicologia organizacional e do trabalhotreinamento & desenvolvimentocomportamento organizacionalpsychological attention in organizationsleadershiporganizational and work psychologytraining and developmentorganizational behaviorO papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderesThe psychology role in the organizational leaders development according to psychologists and leadersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3414308343809480Yoshida, Elisa Medici PizaoBorges, Dayse Maria MottaSouza, Elizabete Abib Pedroso deAreias, Maria Elenice Quelho767311002948706136896597861830120979136655401457CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Fatima_S.pdfccv_ppgpsico_dr_Fatima_S.pdfapplication/pdf499484http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15601/1/ccv_ppgpsico_dr_Fatima_S.pdf2b64164a4159e41380fe6dbb56527f37MD51123456789/156012022-09-02 11:36:52.563oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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