Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Magda Machado Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15728
Resumo: A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência.
id PUC_CAMP-5_ac49c8490b34c83d80b2ad8cedb7369e
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15728
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professoresHumanization and critical teaching: the art as a mediation in the teacher s initial educationformação inicial de professorespsicologia histórico-culturalhumanizaçãodocência críticapsicologia escolarinitial teacher's educationhistorical-cultural psychologyhumanizationcritical teachingeducational psychologyA presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência.The following research was derived from a participative study and with the theoretical and methodological contribution from the historical-cultural psychology had as its goal to investigate the influence of activities which have ethics and aesthetics as its base. The goal was to change the student s vision about the humanizing dimension of one s profession in a teacher s initial education s course. Thirty fifth semester pedagogy students from a night course in a private College in São Paulo state took part in this research. Mediator artistic materials, especially music, were used as a psychological instrument to promote critical reflexion. The data was collected in four interventional situations in which the participants produced drawings and critical texts. The observations of the situations which involved the use of the materials have been registered in the Field Journal. The reading from the produced material including the Field Journal s content resulted in information that was gathered within a significant nucleus. This promoted knowledgeable understanding in regards to teaching and work which is related to teaching. All of which were configured by the participants. The research has revealed that affectionateness assumes prevalence in the way the future teachers will conceive their teaching skills adopting the view that teaching is still seen as a mission, that welcomes the pain and attenuates the social exclusion besides evincing the appropriation of the education s official speech in order to justify the importance of the school education.PUC-CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasVenancio, Magda Machado Ribeiro2022-02-16T18:41:48Z2022-02-16T18:41:48Z2016-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157285992875922591434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:52Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15728Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:52Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
Humanization and critical teaching: the art as a mediation in the teacher s initial education
title Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
spellingShingle Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
Venancio, Magda Machado Ribeiro
formação inicial de professores
psicologia histórico-cultural
humanização
docência crítica
psicologia escolar
initial teacher's education
historical-cultural psychology
humanization
critical teaching
educational psychology
title_short Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
title_full Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
title_fullStr Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
title_sort Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
author Venancio, Magda Machado Ribeiro
author_facet Venancio, Magda Machado Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Magda Machado Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
psicologia histórico-cultural
humanização
docência crítica
psicologia escolar
initial teacher's education
historical-cultural psychology
humanization
critical teaching
educational psychology
topic formação inicial de professores
psicologia histórico-cultural
humanização
docência crítica
psicologia escolar
initial teacher's education
historical-cultural psychology
humanization
critical teaching
educational psychology
description A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-15
2022-02-16T18:41:48Z
2022-02-16T18:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15728
5992875922591434
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15728
identifier_str_mv 5992875922591434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241249509376