Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appolinário, Daniele Lenharo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15502
Resumo: A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na contemporaneidade. O objetivo foi analisar em que medida a Provinha Brasil repercute nas práticas curriculares da educação infantil, em dois municípios do interior de São Paulo, segundo a percepção de professores e gestores. A investigação baseou-se em uma abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram utilizados, como procedimentos metodológicos: a análise documental das propostas curriculares dos municípios de Campinas (SP) e Valinhos (SP) e dos projetos pedagógicos das pré-escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e professoras da educação infantil, após levantamento bibliográfico e revisão da literatura. O aporte teórico que balizou esta pesquisa teve como principais autores que se destacam no campo da avaliação educacional em uma perspectiva crítica, Almerindo Afonso, José Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban e Dirce Nei Freitas. No campo da educação infantil o aporte teórico está ancorado em autores como Ana Lucia Goulart de Faria e Tizuko Kishimoto que consideram as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. A pesquisa permitiu constatar que o município de Valinhos apresenta repercussões tácitas de uma política de avaliação, no caso a Provinha Brasil, no contexto pedagógico da pré-escola baseado em uma concepção de criança como um vir a ser e em uma antecipação da escolarização do ensino fundamental com ênfase em atividades realizadas no papel centradas em letras e números com pouco tempo e espaço para o brincar. O município de Campinas apresenta uma concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de cultura, coerente com uma concepção de educação infantil que não visa a antecipação de práticas escolares presentes no ensino fundamental, como o treino de habilidades e conhecimentos escolares. Pretende-se, com esse estudo, contribuir para as reflexões sobre as atuais políticas públicas de avaliação e suas repercussões na educação infantil, primeira etapa da educação básica.
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A investigação baseou-se em uma abordagem qualitativa e para a produção do material empírico foram utilizados, como procedimentos metodológicos: a análise documental das propostas curriculares dos municípios de Campinas (SP) e Valinhos (SP) e dos projetos pedagógicos das pré-escolas pesquisadas; entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e professoras da educação infantil, após levantamento bibliográfico e revisão da literatura. O aporte teórico que balizou esta pesquisa teve como principais autores que se destacam no campo da avaliação educacional em uma perspectiva crítica, Almerindo Afonso, José Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban e Dirce Nei Freitas. No campo da educação infantil o aporte teórico está ancorado em autores como Ana Lucia Goulart de Faria e Tizuko Kishimoto que consideram as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. A pesquisa permitiu constatar que o município de Valinhos apresenta repercussões tácitas de uma política de avaliação, no caso a Provinha Brasil, no contexto pedagógico da pré-escola baseado em uma concepção de criança como um vir a ser e em uma antecipação da escolarização do ensino fundamental com ênfase em atividades realizadas no papel centradas em letras e números com pouco tempo e espaço para o brincar. O município de Campinas apresenta uma concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de cultura, coerente com uma concepção de educação infantil que não visa a antecipação de práticas escolares presentes no ensino fundamental, como o treino de habilidades e conhecimentos escolares. Pretende-se, com esse estudo, contribuir para as reflexões sobre as atuais políticas públicas de avaliação e suas repercussões na educação infantil, primeira etapa da educação básica.This research is based on the literature on public policies in evaluation,in particular,the Provinha Brasil,early childhood education concepts and curriculum practices of early childhood education nowadays . The objective was to analyze how Provinha Brasl reflectd in the perception of teachers and administrators . The research was based on a qualitative approach and for the production of the empirical data werw used as instruments: the documental analysis of the curriculum proposals of the cities Campinas (SP) and Valinhos (SP) and of the education projects of the researched schools; semi-structured interviews with management team and teachers of early childhood education from both schools, in addition to a bibliographical survey and literature review . The theoretical framework that guided this research had as main authors that stand out in the educational evaluation field from a critical perpesctive: Almerindo Afonso, José Dias Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas, Maria Teresa Esteban and Dirce Nei Freitas. In the field of early childhood education the theoretical framework is based on authors such as Ana Lucia Goulart de Faria and Tizuko Kishimoto that consider children as subjects of rights and producer of culture. The research allowed to establish the importance of child education as a space where the child as subject of rights and culture producer can live the childhood. It implies in curricular practices that value the play. From this perspective the impact of Provinha Brasil in the curricular practices of early childhood educations is a factor of literacy expediting. It reveals the schooling of the first stage of basic education. The research stablished tha the city of Valinhos presents unrealized implications of an evaluation policy, in this case, Provinha Brasil, in the pedagogical context of the pre-school based on conception of child as a becoming and an anticipation of schooling with activities focusing on letters and numbers with little time and space for play. Campinas shows a conception of child as a subject of rights and culture producer coherent with a conception of child education that does not aim anticipating school practices in the elementary school as skills training and school knowledges . This study contributes to the reflections on current evaluation public policy and its impact on children s education, the first stage of basic educationPUC-CampinasRios, Mônica Piccione GomesPontifícia Universidade Católica de CampinasAppolinário, Daniele Lenharo2022-02-16T18:15:58Z2022-02-16T18:15:58Z2015-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155027179028732717087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15502Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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