Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL,TELMA FERRAZ
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MORAIS,ARTUR GOMES DE, PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES, NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187
Resumo: RESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.
id EAA-1_2876a9335dbb228f372027866a2dae5a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000100187
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasilleituraavaliaçãoensinoprovinha brasilRESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187Revista Brasileira de Educação v.22 n.68 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017226810info:eu-repo/semantics/openAccessLEAL,TELMA FERRAZMORAIS,ARTUR GOMES DEPESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVESNASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DOpor2017-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000100187Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
title Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
spellingShingle Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
LEAL,TELMA FERRAZ
leitura
avaliação
ensino
provinha brasil
title_short Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
title_full Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
title_fullStr Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
title_full_unstemmed Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
title_sort Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil
author LEAL,TELMA FERRAZ
author_facet LEAL,TELMA FERRAZ
MORAIS,ARTUR GOMES DE
PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES
NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO
author_role author
author2 MORAIS,ARTUR GOMES DE
PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES
NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAL,TELMA FERRAZ
MORAIS,ARTUR GOMES DE
PESSOA,ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES
NASCIMENTO,JULLIANE CAMPELO DO
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
avaliação
ensino
provinha brasil
topic leitura
avaliação
ensino
provinha brasil
description RESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017226810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.68 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492019998720