Representações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15439
Resumo: Este é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm de si e da profissão. A necessidade deste estudo é justificada por meio de evidências identificadas na área que se referem à construção de conceitos e concepções pautados na abordagem do .professor reflexivo., enfatizando o cotidiano próximo no âmbito formativo inicial. As evidências são reforçadas por meio da análise de artigos sobre formação de professores de Educação Infantil, apresentados na ANPED (2000-2009) no grupo de trabalho Educação de Criança de 0 à 6 anos (GT 7), onde pudemos descortinar a base teórica predominante na área da educação infantil, cuja influência advém da chamada .abordagem Reggio Emilia.. A partir de seus pressupostos, pesquisadores da área têm preconizado a necessidade de consolidação de uma .Pedagogia da Educação Infantil., a qual advoga a negação da .educação escolar. e também do .ensino. nesta etapa da educação. Desta forma, a problemática investigada situa-se em: conhecer quais as representações sociais de professores de educação infantil, segundo formadores da área? Optamos pela entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados, direcionada a formadores do curso de pedagogia. A análise dos dados coletados foi realizada com base na teoria das representações sociais. Este estudo nos permitiu identificar a necessidade de revisão de conceitos e concepções fundantes nas pesquisas em educação infantil e que têm enfatizado o repensar de um .novo. valor para o professor desta etapa educativa, estimulando uma consensualidade que, a nosso ver tem legitimado tal visão predominante na área como aquela que .deve. ser assumida como a mais adequada.
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