Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggi, Cristiane Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15366
Resumo: A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas e financeiras. O objetivo desta pesquisa é discutir a produção teórica constante da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que aborda os problemas da evasão e da avaliação no ensino superior, a partir do fim da década de 1990. A partir desse período, registrou-se, no Brasil, uma intensa expansão do ensino superior privado, no entanto pesquisas demonstram que as famílias têm tido grande dificuldade em financiar o estudo de seus filhos, além de outros fatores que redundam em evasão. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na pesquisa denominada estado da arte ou estado do conhecimento, definida como uma investigação de caráter bibliográfico, que auxilia na discussão e no mapeamento da produção acadêmica, combinando a análise qualitativa com a análise quantitativa. Resultados da pesquisa bibliográfica sobre a evasão indicam que, nas mais diferentes áreas da Ciência, há uma lacuna ou dispersão em termos de reflexão teórica e metodológica sobre o tema, bem como são poucas as instituições de ensino, públicas ou particulares, que têm programas específicos para enfrentar o problema da evasão.
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