Evasão no ensino superior : um estudo no curso de psicologia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55077
Resumo: A evasão no ensino superior é um fenômeno que tem ganhado atenção nas últimas décadas, pois pode trazer consequências negativas tanto para as instituições quanto para os estudantes. Assim, compreender os motivos que fazem as pessoas permanecerem ou largarem seus cursos pode auxiliar no desenvolvimento de intervenções que visem minimizar esse problema. Esta dissertação teve como objetivo principal descrever qualitativamente e quantitativamente este fenômeno no curso diurno de Psicologia da UFGRS. Para tanto, foram realizados dois estudos empíricos e um artigo teórico. O primeiro estudo consistiu-se em um levantamento, realizado de forma online, com 74 estudantes matriculados no curso de psicologia (26% do total de matriculados), onde se utilizou um questionário de dados gerais e acadêmicos, além de instrumentos que dão subsídios à investigação da evasão. O segundo estudo consistiu-se num estudo de caso coletivo, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 6 ex-alunos do referido curso, posteriormente submetidas à análise temática de conteúdo. Como resultados pode-se observar que estão associadas à evasão ou à intenção de evasão questões como o baixo comportamento exploratório, o compromisso com a meta de graduar-se, a dificuldade de relacionamento com colegas, questões relativas à organização estrutural/curricular do curso, entre outras. Para além da simples descrição, buscou-se ao longo da dissertação o diálogo com os modelos internacionais de evasão. Salienta-se a necessidade de elaboração de um modelo de evasão aplicável ao contexto nacional e espera-se que este trabalho contribua de alguma forma para a construção futura deste.
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